Seul deteta preparativos para novo lançamento de míssil norte-coreano

KCNA / EPA

Coreia do Norte testou com “sucesso absoluto” bomba de hidrogénio

A Coreia do Sul detetou sinais de que Pyongyang prepara um novo lançamento de um míssil balístico que poderá ser intercontinental (ICBM), anunciou o Ministério da Defesa.

Os sinais de que a Coreia do Norte “prepara um novo lançamento de míssil balístico têm sido constantemente detetados desde o teste de domingo“, declarou o ministério, em referência ao sexto ensaio nuclear norte-coreano.

Citado pelo The Guardian, o ministro da Defesa norte coreano, Chang Kyung-soo, disse ter detetado “sinais de que podem vir a existir mais lançamentos balísticos. Também prevemos que a Coreia do Norte possa lançar um míssil balístico intercontinental”-

O Governo sul-coreano não avançou com mais informação sobre quando o míssil poderá ser lançado ou para onde.

Esta segunda-feira, o Ministério da Defesa, que foi chamado ao Parlamento para responder a perguntas sobre o teste nuclear norte-coreano de domingo, estimou também que o sexto teste nuclear realizado pela Coreia do Norte teve uma potência de 50 mil toneladas.

A quilotonelada é uma unidade que serve para avaliar a potência de uma arma nuclear, comparando a energia produzida à energia de uma explosão de mil toneladas de trinitrotolueno.

A confirmar-se, esta quantidade de energia significa que o teste foi cinco vezes mais potente do que o quinto ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte, em setembro de 2016, e mais de três vezes superior ao da bomba que destruiu Hiroshima em 1945.

A Coreia do Norte testou no domingo a sua bomba nuclear mais potente até à data, um artefacto termonuclear que segundo o regime de Pyongyang pode ser instalado num míssil intercontinental.

A comunidade internacional condenou unanimemente o novo desenvolvimento de armamento norte-coreano. Seul e Tóquio pediram mais sanções ao regime de Kim Jong-un.

O Conselho de Segurança da ONU prevê reunir-se esta segunda-feira com o objetivo de analisar o novo teste nuclear norte-coreano.

Coreia do Sul simula ataque com mísseis balísticos a instalações nucleares do Norte

O simulacro surge em resposta ao mais recente teste de mísseis de Pyongyang. As forças armadas da Coreia do Sul conduziram, na madrugada desta segunda-feira, um exercício com mísseis balísticos simulando um ataque a uma instalação nuclear norte-coreana.

O simulacro envolveu mísseis balísticos reais terra-ar e ar-ar e aconteceu horas depois de os EUA terem avisado a Coreia do Norte de que qualquer ameaça aos norte-americanos ou aos seus aliados conduzirá a uma “resposta militar massiva“.

Esta segunda-feira, contudo, a Coreia do Sul declarou que o seu simulacro foi levado a cabo “tendo em consideração” as instalações nucleares de Punggye-ri, a partir de onde Pyongyang executou o seu último teste militar, sugerindo que está a preparar-se para um eventual conflito armado.

“O treino demonstra a determinação do Exército da Coreia do Sul em destruir não só a origem da provocação mas também as forças de liderança e de apoio do inimigo caso ameacem a segurança do nosso povo”, declarou o coronel Roh Jae-cheon, o porta-voz do Exército, citado pela agência Yonhap.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma forma de reduzir erros na computação quântica (e já sabemos qual é)

Na computação quântica, assim como no trabalho em equipa, um pouco de diversidade pode ajudar a melhorar o resultado. Esta pode mesmo ser a chave para pôr fim aos erros na computação quântica. Ao contrário dos …

Coimbrões 0-5 FC Porto | Dragões goleiam e seguem em frente na Taça

O FC Porto venceu hoje o Coimbrões, por 5-0, em jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal que os «dragões» resolveram com três golos nos 12 minutos iniciais. Aproveitando a inexperiência e nervosismo da formação …

Produção de filmes em Hollywood é um inimigo silencioso do ambiente

Hollywood é casa para a maioria dos grandes filmes produzidos que estreiam nas salas de cinema espalhadas por todo o mundo. Contudo, consegue ser bastante prejudicial para o meio ambiente e, mais do que nunca, …

O escorbuto era uma doença comum entre piratas, mas pode estar de regresso

O número de casos de escorbuto no Reino Unido mais do que duplicou nos últimos anos. A desnutrição é um dos principais responsáveis pelo regresso desta doença. O escorbuto está em ascensão no Reino Unido e …

Dois veleiros robotizados vão medir alterações climáticas no Atlântico

Dois veleiros de navegação robotizada vão medir, durante os próximos quatro meses, a pegada das mudanças climáticas no oceano Atlântico e irão passar pela Madeira e Cabo Verde. A Plataforma Oceânica das Canárias (PLOCAN) libertou esta …

A educação científica está sob ataque legislativo nos Estados Unidos

São inúmeros os professores de ciências que trabalham diariamente nas escolas públicas dos Estados Unidos para garantir que os alunos estão equipados com o conhecimento teórico e prático necessário para enfrentar o futuro. No entanto, …

João Félix saiu lesionado com gravidade no jogo contra o Valência

João Félix, avançado português do Atlético de Madrid, saiu este sábado lesionado com "forte torção no tornozelo direito", ao minuto 78 do jogo contra o Valência, da nona jornada da Liga espanhola de futebol, disputado …

As traças ficaram mais escuras por causa da Revolução Industrial? Cientistas já sabem a resposta

No virar do século XIX, na Grã-Bretanha, traças de todo o país começaram a ficar gradualmente mais escuras em resposta à forte poluição provocada pela Revolução Industrial. A Revolução Industrial foi um período de grandes transformações …

Mais de mil médicos foram alvo de processos disciplinares. 45 foram condenados, nenhum foi expulso

Mais de 1.070 processos disciplinares a médicos foram abertos no ano passado pelos conselhos disciplinares da Ordem, tendo sido condenados 45, segundo dados este sábado divulgados. Segundo os dados da Ordem dos Médicos, os conselhos disciplinares …

Publicar no Instagram rende mais a Ronaldo do que jogar na Juve

As publicações pagas no Instagram rendem mais a Cristiano Ronaldo do que jogar na Juventus, revela um estudo do Buzz Bingo. O internacional português foi a personalidade mais bem paga neste rede social em 2018. De …