Seul deteta preparativos para novo lançamento de míssil norte-coreano

KCNA / EPA

Coreia do Norte testou com “sucesso absoluto” bomba de hidrogénio

A Coreia do Sul detetou sinais de que Pyongyang prepara um novo lançamento de um míssil balístico que poderá ser intercontinental (ICBM), anunciou o Ministério da Defesa.

Os sinais de que a Coreia do Norte “prepara um novo lançamento de míssil balístico têm sido constantemente detetados desde o teste de domingo“, declarou o ministério, em referência ao sexto ensaio nuclear norte-coreano.

Citado pelo The Guardian, o ministro da Defesa norte coreano, Chang Kyung-soo, disse ter detetado “sinais de que podem vir a existir mais lançamentos balísticos. Também prevemos que a Coreia do Norte possa lançar um míssil balístico intercontinental”-

O Governo sul-coreano não avançou com mais informação sobre quando o míssil poderá ser lançado ou para onde.

Esta segunda-feira, o Ministério da Defesa, que foi chamado ao Parlamento para responder a perguntas sobre o teste nuclear norte-coreano de domingo, estimou também que o sexto teste nuclear realizado pela Coreia do Norte teve uma potência de 50 mil toneladas.

A quilotonelada é uma unidade que serve para avaliar a potência de uma arma nuclear, comparando a energia produzida à energia de uma explosão de mil toneladas de trinitrotolueno.

A confirmar-se, esta quantidade de energia significa que o teste foi cinco vezes mais potente do que o quinto ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte, em setembro de 2016, e mais de três vezes superior ao da bomba que destruiu Hiroshima em 1945.

A Coreia do Norte testou no domingo a sua bomba nuclear mais potente até à data, um artefacto termonuclear que segundo o regime de Pyongyang pode ser instalado num míssil intercontinental.

A comunidade internacional condenou unanimemente o novo desenvolvimento de armamento norte-coreano. Seul e Tóquio pediram mais sanções ao regime de Kim Jong-un.

O Conselho de Segurança da ONU prevê reunir-se esta segunda-feira com o objetivo de analisar o novo teste nuclear norte-coreano.

Coreia do Sul simula ataque com mísseis balísticos a instalações nucleares do Norte

O simulacro surge em resposta ao mais recente teste de mísseis de Pyongyang. As forças armadas da Coreia do Sul conduziram, na madrugada desta segunda-feira, um exercício com mísseis balísticos simulando um ataque a uma instalação nuclear norte-coreana.

O simulacro envolveu mísseis balísticos reais terra-ar e ar-ar e aconteceu horas depois de os EUA terem avisado a Coreia do Norte de que qualquer ameaça aos norte-americanos ou aos seus aliados conduzirá a uma “resposta militar massiva“.

Esta segunda-feira, contudo, a Coreia do Sul declarou que o seu simulacro foi levado a cabo “tendo em consideração” as instalações nucleares de Punggye-ri, a partir de onde Pyongyang executou o seu último teste militar, sugerindo que está a preparar-se para um eventual conflito armado.

“O treino demonstra a determinação do Exército da Coreia do Sul em destruir não só a origem da provocação mas também as forças de liderança e de apoio do inimigo caso ameacem a segurança do nosso povo”, declarou o coronel Roh Jae-cheon, o porta-voz do Exército, citado pela agência Yonhap.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

TAP precisa de mais de 100 milhões por mês até final de 2020

O Plano de Tesouraria da TAP para 2020 revela que a empresa precisa, em média, mais de 100 milhões de euros por mês até ao final do ano para suprir as necessidades de liquidez. De acordo …

Fafe declara estado de emergência municipal devido à "rapidez" da propagação da covid-19

O concelho de Fafe está em estado de emergência municipal devido à “evolução grande” do número de infetados com o novo coronavírus e à “rapidez” da propagação, anunciou o presidente da Câmara. Em vídeo publicado nas …

Ameaça iminente. FBI alerta que hackers vão atacar sistema de saúde dos Estados Unidos

O Departamento Federal de Investigação (FBI) e duas agências federais anunciaram que cibercriminosos estão a desencadear um grande ataque de resgate contra o sistema de saúde dos Estados Unidos. Num alerta conjunto, o FBI e duas …

Multidão para ver ondas gigantes na Nazaré. Câmara corta acesso ao Farol

A Câmara e a Capitania da Nazaré decidiram cortar o acesso pedonal à estrada do Farol, para conter a excessiva concentração de público que assiste às ondas gigantes e garantir condições de segurança, informou o …

"Os números falam por si". Fauci critica reação dos Estados Unidos à pandemia e politização das máscaras

O principal epidemiologista norte-americano, Anthony Fauci, criticou a política errática do Governo do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à covid-19, e lamentou o escasso uso de máscaras devido a motivações políticas. Durante uma …

Turistas podem circular entre concelhos apesar das restrições

Apenas os turistas estão autorizados a circular entre concelhos, apesar das restrições que vigoram entre 30 de outubro e 3 de novembro, indicou a AHRESP, citando um esclarecimento do Executivo. Segundo o esclarecimento enviado pelo gabinete …

É preciso esforço grande agora para salvar o Natal, alerta Santos Silva

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse esta quarta-feira ser necessário “um esforço muito grande” para travar a propagação do coronavírus ” para salvar o Natal” das famílias dos cerca de 5 milhões …

"É uma treta". Ronaldo publica (e depois apaga) crítica a teste à covid-19

O futebolista Cristiano Ronaldo, capitão da seleção portuguesa, modificou a publicação efetuada esta quinta-feira no Instagram, tendo retirado a frase “PCR é uma treta”, em referência ao teste de despiste à presença do novo coronavírus. Um …

PSD confiante em geringonça, mas Ventura lembra que não tem "duas caras". Carlos César quer PS no poder

Com a solução governativa dos Açores em aberto, André Ventura já disse que está fora de questão integrar uma geringonça com "partidos do sistema", mas admite viabilizar um Governo do PSD na região com algumas …

Lage rasga elogios a João Félix. "Vai ser uma das referências do futebol europeu e mundial"

O antigo técnico do Benfica Bruno Lage teceu rasgados elogios ao internacional português João Félix, que esta terça-feira somou dois golos e fez uma boa exibição no jogo do Atlético de Madrid frente ao RB …