/

Coreia do Norte testou com “sucesso absoluto” a sua bomba H

1

KCNA / EPA

Coreia do Norte testou com “sucesso absoluto” bomba de hidrogénio

Durante a madrugada a Coreia do Norte terá feito o seu maior teste nuclear de sempre. Os conselhos de Segurança Nacional da Coreia do Sul e do Japão já estão reunidos de emergência.

A Coreia do Norte anunciou ter testado este domingo, com sucesso, uma bomba de hidrogénio desenvolvida para ser instalada num míssil balístico intercontinental. Este engenho é muito mais poderoso do que a bomba atómica.

As autoridades sul-coreanas garantem que o teste foi realizado em Kilju County, próximo de Punggye-ri, localizado no Norte do país e onde habitualmente Pyongyang leva a cabo os seus testes nucleares.

O Japão reagiu de imediato à notícia, condenando o ensaio desta madrugada. Shinzo Abe afirmou que um teste nuclear como este “não pode ser tolerado”. “Vamos convocar uma reunião do conselho de Segurança Nacional para recolher e analisar a informação.” A Coreia do Sul também anunciou que fará o mesmo.

No espaço aéreo da região andam já aviões especiais japoneses conhecidos como “detetores de radiações” para tentar confirmar se existiu ou não uma explosão nuclear.

O anúncio do “sucesso absoluto” do teste de uma bomba de hidrogénio, conhecida como ‘bomba H’, foi feito pela pivô da televisão estatal norte-coreana KCTV, horas depois de Seul e Tóquio terem detetado uma invulgar atividade sísmica na Coreia do Norte.

O “terramoto artificial” foi 9,8 vezes mais poderoso do que o abalo sentido quando a nação liderada por Kim Jong-un realizou o quinto teste nuncelar.

Segundo dados recolhidos logo após o incidente pelo Serviço Geológico dos EUA, o terramoto foi inicialmente registado com uma magnitude de 5,6 e uma profundidade de 10 km, sendo mais tarde corrigidos estes números para 6,3 de magnitude, à superfície. Estes dados confirmam que este terá sido o maior teste nuclear da Coreia do Norte até ao momento.

Segundo a KCTV, o sexto ensaio conduzido pelo regime de Pyongyang foi ordenado pelo líder norte-coreano.

O anúncio tem lugar depois de, na noite de sábado, a agência oficial norte-coreana KCNA ter garantido que a Coreia do Norte conseguira desenvolver com êxito uma bomba de hidrogénio passível de ser instalada num míssil balístico intercontinental (ICBM).

A KCNA divulgou então uma fotografia de Kim Jong-un junto a uma suposta ‘bomba H’, acompanhado por cientistas nucleares e altos oficiais do Departamento da Indústria de Munições do Partido dos Trabalhadores, apesar de, como é habitual, não ter facultado detalhes sobre o local nem a data do acontecimento.

China “condena vigorosamente” novo ensaio nuclear

O Governo chinês “condena vigorosamente” o ensaio nuclear realizado pela Coreia do Norte e desafia o regime de Pyongyang a “parar de agravar a situação” com “gestos que não servem os seus interesses”.

A Coreia do Norte “ignorou a oposição generalizada da comunidade internacional e efetuou um novo teste nuclear. O Governo chinês expressa a sua oposição e condena vigorosamente” esta ação, sublinha um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros do executivo de Pequim.

ZAP // Lusa

1 Comment

  1. Como você pode ver, a Coréia do Norte também está se preparando para uma guerra nuclear global. Infelizmente, essa guerra é inevitável, como a morte. O livro do Apocalipse adverte: “E saiu outro cavalo, um cavalo vermelho; e ao que estava montado nele foi dado que tirasse a paz da terra, de modo que os homens se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada [a espada nuclear]. Quando abriu o terceiro selo, ouvi o terceiro ser vivente dizendo: Vem! Então, vi, e eis um cavalo preto e o seu cavaleiro com uma balança na mão [a comida será racionada]. Ouvi então uma voz, vinda do meio dos quatro Seres vivos, que dizia: “Um litro de trigo por um denário [o salário de um dia inteiro], e três litros de cevada por um denário; mas não danifiques o azeite e o vinho! [são espécies resistentes à seca].” (Apocalipse 6:4-6) Este não será o fim do mundo ou Armageddon. Como Jesus disse, tudo isso será apenas o começo das dores. (Mateus 24:7, 8)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.