Serviços secretos franceses suspeitam que Rússia quer ajudar a eleger Le Pen

Segundo os meios de comunicação franceses, os serviços secretos do país acreditam que a Rússia queira interferir nas eleições presidenciais de modo a assegurar a eleição da candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen.

A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo jornal “Le Canard Enchaîné“, que refere que a Rússia tenciona apoiar Le Pen através das redes sociais, recorrendo a robôs informáticos.

Os chamados “bots” terão o objetivo de publicar milhares de mensagens positivas sobre a candidata da extrema-direita e revelar dados confidenciais sobre os seus adversários.

“O nível de alerta é tão elevado que está programada uma reunião do Conselho de Defesa sobre o tema”, destaca o jornal.

Segundo revelou o Buzzfeed, Le Pen conta com o apoio de um “exército de trolls” que vem com artilharia pesada: milhares de perfis falsos, notícias fraudulentas e disponibilidade para todo o tipo de campanha negra.

Este grupo ambiciona vencer as presidenciais francesas deste ano com uma estratégia semelhante à que elegeu o multimilionário Donald Trump nos EUA, de tal modo que o Twitter já começa a ser invadido com hashtags contra François Fillon, o conservador que é o principal oponente de Marine Le Pen.

Mas Fillon não é o único candidato prejudicado. Têm circulado vários rumores alimentados pela imprensa russa, que indicam que o candidato independente Emmanuel Macron terá um caso extraconjugal com o presidente da Radio France, Mathieu Gallet.

Até há pouco favorito nas sondagens, Fillon surge agora como terceiro num inquérito sobre as intenções de voto para as eleições de abril, com 20%, atrás de Macron (23%) e Le Pen (25%).

ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Não seria nenhuma surpresa. Já o fez com o Trump, porque não continuar? Extrema direita ao poder (no Mundo)!
    Nota: Espero estar enganado (quando á extrema direita oa poder).

  2. Mais outra para desacreditar Marine Le Pen mas como diz o velho ditado , os cães ladram mas a caravana passa, só faltará dizer brevemente de que esta candidata é uma comunista convicta.

  3. O que eu estou a ver é que uns já meteram a Europa num atoleiro de onde já nem sequer encontram maneira de sair à parte dos britânicos que depois de tanto mamarem e exigirem têm ainda a coragem de bater com a porta, os outros que pretendem entrar já vêm também eles manchados de pecados, estou-me a referir à concorrência evidentemente!.

  4. Os Russos é que estão a pagar as favas todas LOL Já dizia o nosso querido Bocage: “o peido que aquela senhora deu, não foi ela, fui eu!”
    Até parece que foi a Rússia que pôs a Europa neste estado deplorável… Só tenho pena que as pessoas se virem para partidos extremistas, não é nada bom.

RESPONDER

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …