Serviços secretos franceses suspeitam que Rússia quer ajudar a eleger Le Pen

Segundo os meios de comunicação franceses, os serviços secretos do país acreditam que a Rússia queira interferir nas eleições presidenciais de modo a assegurar a eleição da candidata da Frente Nacional, Marine Le Pen.

A informação foi divulgada esta quarta-feira pelo jornal “Le Canard Enchaîné“, que refere que a Rússia tenciona apoiar Le Pen através das redes sociais, recorrendo a robôs informáticos.

Os chamados “bots” terão o objetivo de publicar milhares de mensagens positivas sobre a candidata da extrema-direita e revelar dados confidenciais sobre os seus adversários.

“O nível de alerta é tão elevado que está programada uma reunião do Conselho de Defesa sobre o tema”, destaca o jornal.

Segundo revelou o Buzzfeed, Le Pen conta com o apoio de um “exército de trolls” que vem com artilharia pesada: milhares de perfis falsos, notícias fraudulentas e disponibilidade para todo o tipo de campanha negra.

Este grupo ambiciona vencer as presidenciais francesas deste ano com uma estratégia semelhante à que elegeu o multimilionário Donald Trump nos EUA, de tal modo que o Twitter já começa a ser invadido com hashtags contra François Fillon, o conservador que é o principal oponente de Marine Le Pen.

Mas Fillon não é o único candidato prejudicado. Têm circulado vários rumores alimentados pela imprensa russa, que indicam que o candidato independente Emmanuel Macron terá um caso extraconjugal com o presidente da Radio France, Mathieu Gallet.

Até há pouco favorito nas sondagens, Fillon surge agora como terceiro num inquérito sobre as intenções de voto para as eleições de abril, com 20%, atrás de Macron (23%) e Le Pen (25%).

ZAP ZAP //

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Não seria nenhuma surpresa. Já o fez com o Trump, porque não continuar? Extrema direita ao poder (no Mundo)!
    Nota: Espero estar enganado (quando á extrema direita oa poder).

  2. Mais outra para desacreditar Marine Le Pen mas como diz o velho ditado , os cães ladram mas a caravana passa, só faltará dizer brevemente de que esta candidata é uma comunista convicta.

  3. O que eu estou a ver é que uns já meteram a Europa num atoleiro de onde já nem sequer encontram maneira de sair à parte dos britânicos que depois de tanto mamarem e exigirem têm ainda a coragem de bater com a porta, os outros que pretendem entrar já vêm também eles manchados de pecados, estou-me a referir à concorrência evidentemente!.

  4. Os Russos é que estão a pagar as favas todas LOL Já dizia o nosso querido Bocage: “o peido que aquela senhora deu, não foi ela, fui eu!”
    Até parece que foi a Rússia que pôs a Europa neste estado deplorável… Só tenho pena que as pessoas se virem para partidos extremistas, não é nada bom.

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …