Serralves em Festa arrancou com o melhor sábado de sempre

As 40 horas de Serralves em Festa arrancaram este sábado na sua 12ª edição com o “melhor sábado de sempre” em termos de adesão de público, disse à Lusa Odete Patrício, diretora geral da Fundação de Serralves.

“De facto, o público está a acorrer de uma forma muito significativa”, considerou a diretora, sublinhando que, prestes a “entrar na puberdade”, o Serralves em Festa cresceu ao ponto de “multiplicar quase por quatro” a afluência de público que passou de “40 mil pessoas, na primeira edição, para 140 mil, em 2014.”

Mais relevante, para Odete Patrício, é que “o Serralves em Festa abriu o parque à comunidade, desmistificou a ida a Serralves, tornou-a fácil” ao longo da dúzia de edições em que o evento apostou na missão de “educar para a arte.”

Entre árvores e música, passando por performances de vários ramos da arte contemporânea, quem passeia pelos caminhos dos jardins do Serralves em Festa é quase sempre confrontado com artistas de que nunca ouviu falar.

Programar um festival para um público de diversas classes e idades constitui para Pedro Rocha, programador de música do Serralves em Festa, “um desafio enorme”, mas que não implica cedências ao nível popularidade da seleção musical, nem “concessões ao nível do trabalho” que Serralves normalmente apresenta.

“Tentamos sempre manter uma linha de programação que seja condizente com o que fazemos durante o ano”, explicou Pedro Rocha, apontando a “veia experimental” da seleção musical, que é acompanhada de “propostas desenhadas para agradar mas também para despertar a curiosidade” dos públicos para novas manifestações artísticas.

Para o diretor musical, parte do fascínio do Serralves em Festa reside na “abertura com que as pessoas vêm, numa expetativa de ver aquilo que não conhecem, nem veem durante o ano”, no âmbito da arte contemporânea.

“É mesmo esse o termo, é educação para a arte”, concordou Odete Patrício, referindo que “a maior parte do público não é habitual em Serralves”, sendo que em cada performance ou instalação artística “acaba por ser um primeiro confronto com a arte ou a música contemporâneas”.

@serralves_twit / Twitter

Serralves em Festa arrancou com o melhor sábado de sempre

Serralves em Festa arrancou com o melhor sábado de sempre

Vinda da Lituânia há quatro anos, Danute Lescinskaite veio também já por quatro vezes às 40 horas de Serralves em Festa, sobretudo “pelo ambiente, pelas pessoas”, mas também pelo “jazz no Prado e pelo circo, à noite.”

Já para Vanda Martins, natural do Porto, só à 12ª segunda edição é que decidiu “averiguar o evento”, com intenções de espreitar “a dança contemporânea, a arte, porque ao estar tudo junto, com música, cativa imenso”.

“Também é bom para mostrar às pessoas a arte que é desvalorizada no nosso país”, considerou a estreante no Serralves em Festa, enquanto se dançava na Clareira das Bétulas e perante a anuência de Nuno Valentim, para quem “é importante poder ver arte e música experimentais que não existem durante o ano”.

A 12ª edição do Serralves em Festa termina à meia-noite deste domingo, 31 de maio, depois de 40 horas ininterruptas de concertos, performances, teatro, dança e instalações de arte contemporânea, que incluem a atuação da banda lisboeta “Paus”, na noite de sábado, seguidos da música eletrónica dos “Ninos Du Brasil”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Há dois mil enfermeiros em casa em vigilância ativa (e 363 infetados)

De acordo com o comunicado da Ordem dos Enfermeiros, que sublinha a necessidade de testar estes profissionais, "já não há nenhum distrito sem enfermeiros infetados". Quase dois mil enfermeiros estão, atualmente, em casa em situação de …

Atribuição de certificados de imunidade tem de ser vista com cuidado

A imunologista Akiko Iwasaki diz que "ter anticorpos" contra o coronavírus "não significa" que "se vai estar protegido de uma reinfeção" ou que "não se vai contagiar". A imunologista japonesa Akiko Iwasaki afirmou, esta segunda-feira, que …

Mais de metade dos ventiladores que chegaram da China ficam na Grande Lisboa

A região Norte concentra 57% dos casos de covid-19, mas mais de metade dos 144 ventiladores que chegaram este domingo da China vão ficar na Grande Lisboa. Segundo o Público, os ventiladores são uma oferta feita …

Nova Iorque pondera enterrar temporariamente vítimas de covid-19 em parques urbanos

As autoridades de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ponderam utilizar parques urbanos locais para enterrar temporariamente vítimas da pandemia de covid-19, anunciou o presidente do comité de saúde do conselho da cidade, Mark Levine. "Em breve, …

Ações de Isabel dos Santos arrestadas na NOS ascendem a 422 milhões

O Tribunal Central de Instrução Criminal arrestou em março 26,07% das ações da NOS, controladas indiretamente por Isabel dos Santos. No total, as ações ascendem a 422 milhões de euros. Segundo o Jornal Económico, a ZOPT, …

Vem aí uma Super Lua Rosa. É a maior de 2020

Na noite desta terça-feira, vai ser possível observar a maior e mais brilhante Lua cheia do ano de 2020. Chama-se "Super Lua Rosa". As superluas ocorrem quando a Lua está a 90% da sua abordagem mais …

Grávidas sem covid-19 voltam a ter acompanhantes no Hospital de Santa Maria

A suspensão, que decorria desde há 2 semanas no Hospital de Santa Maria, foi levantada "a pensar nos enormes benefícios para as grávidas nesse momento único", devido à "introdução de colheitas sistemáticas do novo coronavírus". As …

Miranda Sarmento acusa ministro da Economia de ter faltado à verdade

Joaquim Miranda Sarmento considera que o ministro da Economia "disse duas coisas que não são verdade" ao comentar as 18 propostas apresentadas pelo PSD esta segunda-feira. Em entrevista à Rádio Observador, Joaquim Miranda Sarmento, Presidente do …

Hospital da Cruz Vermelha acusa Francisco George de pôr em risco sobrevivência da unidade

Clínicos do Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa (HCVP) acusam Francisco George de estar a colocar em risco "a sobrevivência clínica e económica" daquela unidade de saúde de Lisboa. Mais de 50 clínicos do Hospital da Cruz …

André Ventura acredita que será reeleito

A demissão do líder do Chega deverá ser feita oficialmente esta semana, mas André Ventura acredita que será reeleito com o apoio das distritais, das regionais e dos militantes. O líder da distrital do Porto apresentou …