Separatistas ucranianos anunciam vitória da independência em Donetsk

Oxlaey.com / Flickr

-

Os separatistas da região de Donetsk anunciaram, domingo, que 89% dos habitantes que participaram no referendo são a favor da independência e que 10%manifestaram-se contra.

 

“Este pode ser o resultado final” disse aos jornalistas, após o encerramento das assembleias de voto, o líder da comissão eleitoral criada pelos separatistas para o referendo, Roman Lyagin.

Donetsk foi uma das duas regiões a realizar o referendo pró-independência que é considerado “farsa” pelo governo de Kiev e cujos resultados não são reconhecidos pela União Europeia.

Até ao momento não foi divulgado qualquer dado sobre resultados do referendo em Lugansk onde as assembleias de voto fecharam um pouco mais tarde.

Pelo menos uma pessoa morreu e registaram-se dois feridos em dois locais da região ucraniana de Donetsk, noticiou agência russa Interfax.

Segundo a Interfax, na cidade de Krasnoarmeisk, região de Donetsk, uma pessoa morreu durante um tiroteio junto ao edifício da sede da Administração Regional.

Por outro lado, num outro ponto da região a população envolveu-se em confrontos com as forças governamentais na altura em que os blindados de Kiev tentavam entrar numa povoação da zona de Lugansk.

A votação no referendo pró-russo ultrapassou os 80% em Lugansk e os 50% em Donetsk, divulgaram hoje ativistas pró-russos das duas regiões da Ucrânia.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.