Sem resposta coordenada vem aí uma crise como a de 2008, avisa Lagarde

Christine Lagarde, presidente do BCE, alertou para um “cenário que recordará a grande crise financeira de 2008” se não houver uma resposta orçamental e monetária coordenada.

Caso não haja uma resposta coordenada por parte da política monetária e orçamental, a União Europeia corre o risco de um “um cenário que recordará a muito de nós a grande crise financeira de 2008“. Este é o aviso deixado pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), na intervenção realizada durante a videoconferência de líderes europeus esta terça-feira.

Na próxima quinta-feira, Christine Lagarde irá presidir à reunião de política monetária do BCE. Esta é a primeira reunião depois do surgimento da epidemia do novo coronavírus, numa altura em que se verificou um contexto de queda da inflação na zona euro em fevereiro e um colapso das bolsas europeias, que já acumulam uma derrocada de 20% desde início do ano.

O Expresso lembra que, esta terça-feira, os líderes europeus acordaram um pacote de estímulos de 25 mil milhões de euros. Este pacote soma-se às intervenções orçamentais já decididas pelos governos da Alemanha, Itália e Irlanda. Assim sendo, ao todo, serão apenas 60 mil milhões de euros, cerca de 0,4% do PIB da União Europeia.

Face ao impacto do Covid-19 nas economias e mercados financeiros, 13 bancos centrais já procederam a cortes das taxas. Esta quarta-feira, o Banco de Inglaterra desceu a taxa diretora para o mínimo histórico de 0,25% que vigorou entre agosto de 2016 e outubro de 2017 em resposta ao triunfo do Brexit no referendo de junho de 2016.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. INCOMPETENTES porque razão não se fechou logo as fronteiras? Deixaram chegar pessoas da China claro foi no que deu espalhou-se por todo lado. Agora estão preocupados C7 a economia mas não se preocupam c/ a saúde das pessoas. CAMBADA de parasitas. O virus havia de vos eliminar era a vocês.

    • Vc deve andar deve ser daqueles que andam de mascara, esgotam os supermercados, as farmácias, etc etc… Cambada de alarmistas….. Quantas pessoas morreram o ano passado de pneumonia? Quantas pessoas morrem por ano de acidentes de automóvel? Quantas pessoas morrem de cancro anualmente? Qual a faixa etária das mortes por cancro e a faixa etária das mortes por Covid-19 (em Portugal ainda não morreu ninguém)?…… Pensem pela vossa cabeça!!!! Informem-se …… Esta “pandemia” está a ser aproveitada para futuros condicionamentos da liberdade das pessoas. Aposto que, vão aprovar leis para o internamento compulsivo ser possível, só falta ser em campos de concentração!!!!!!!

      • O seu comentario tem alguma razao, mas ainda assim nao é totalmente correcto.
        Muitas mais pessoas morrem de fome e ha cura.. chama-se comida. Ninguem se preocupa porque controlam o risco de a ter. O mesmo nos acidentes, cancro e afins. Nao sao coisas que se peguem nem alastram com a velocidade de um virus. Qualquer um pode “mais ou menos” controlar o risco de ter um acidente de viação. Ja num virus destes…. a unica maneira de controlar é nao sair de casa pois nao sabemos quem está infectado

      • A pandemia está a servir de pretexto para instaurar a Nova Ordem Mundial!!..
        Quantos são feridos e mortos nas estradas? Peritos falam em muitas dezenas de milhões mas não falam em pandemia!..
        Circula uma petição junto da Casa Branca a pedir explicações ao governo, para saber o motivo de encerramento do maior laboratório de armas biológicas em Fort Detrick!!..
        Perguntam eles se foi ali que partiu o vírus ianque covid-19!…

          • Viu o “Prós e Contras” ontem? …. Inadmissivel dar tempo de antena a uma pessoa que diz “final de Abril temos 12.000.000 de infectados”….. E a internet é que divulga comentários sensacionalistas e alarmistas?…… A invenção desta “pandemia” quando, e se for explicada, vai “enterrar” muitos dos que a “alimentaram”…………… Ou não!!! … É provável que se desculpem dizendo “foi a OMS”, ou “foi a China”. A VERDADE, provávelmente, nunca se vai saber, e entretanto quem se “lixa” é o Zé Povinho.
            Bildenberg,….. my friend…

            • Não vejo TV porque aquilo há muito está contaminado e só passa regra geral mentira!!..
              Sabe, eles têm uma bola de cristal e depois lançam para o ar números de estatísticas que nunca batem certo!…
              Já viu o filme CONTAGION de 2011? Veja e vai entender muita coisa!!..
              Os Bilderberg também recebem ordens de cima. Os governos também!…

        • Como tens uma capacidade de compreensão acima da média, devias ter percebido que os seguintes comentários não foram feitos por mim – são de um engraçadinho que se lembrou de usar o meu nick habitual e que vê muitos “filmes”!…

    • O que o Diretor Robert Redfield do CDC afirma é que já no verão, de 2019, morreram pessoas infetadas com Covid-19 no EUA. Estamos esclarecidos. O vírus foi espalhado pelos gringos. Temos pena mas é a verdade.

  2. Mas afinal que raio de coincidência é esta?!
    .
    Covid 19 e Crash das Bolsas?!
    .
    Será que a escravidão, que até os filmes (a ficção) têm vindo a anunciar em películas, já está ali, real, dura, crua e nua ao virar da esquina?!
    .
    A trabalhar normalmente, a maioria dos cérebros normais e em bom estado, já devem ter-se questionado pelo menos em dois sentidos:
    A) O Covid 19 é uma brincadeira que correu mal aos “olhos em bico” que a toda força querem tomar a dianteira da corrida económica?!
    B) O Covid 19 é um brinquedo oferecido aos chinas para os atrasar na corrida pela liderança da economia?!
    .
    Em Outubro e Novembro 2019, fizeram-se apostas multimilionárias na queda das Bolsas, precisamente para o mês de Março 2020. 😮
    https://www.upsideinvestor.com/afinal-ray-dalio-esta-se-protegendo-ou-apostando-na-queda-dos-eua/
    .
    O Covid-19 tem tudo para não ter sido uma degeneração, nem um acidente, assim como o Crash das bolsas também não!!
    .
    Eu só gostava de saber de que lado está realmente esta gente da política e das finanças da UE, e que supostamente devem responsabilidades aos cidadão Europeus!!
    .
    Estão do lado da conspiração ou do lado de quem lhes paga o ordenado?!
    .
    Responda quem souber.

RESPONDER

Eis o primeiro enxame de (pequenos) buracos negros num aglomerado globular

Uma equipa de cientistas, que esperava encontrar um buraco negro de massa intermédia no coração do aglomerado globular NGC 6397, encontrou, em vez disso, evidências de uma concentração de buracos negros mais pequenos. Por vezes, na ciência, …

Ruth, a "humana digital" da Nestlé ensina como fazer as bolachas perfeitas

Graças à Inteligência Artificial, nasceu Ruth, um "humano digital" da Nestlé que interage connosco e nos ajuda a fazer as melhores bolachas com pepitas de chocolate. A internet é o maior livro de receitas a que …

“Ditador egoísta e despótico”. Margaret Tatcher comparou Saddam Hussein a Hitler após ataque ao Kuwait

Documentos do início da Guerra do Golfo revelam que a antiga primeira-ministra britânica Margaret Thatcher comparou Saddam Hussein a Adolf Hitler após a invasão do Kuwait pelo ditador iraquiano. De acordo com os documentos anteriormente confidenciais …

Cientistas criam "televisão" ultravioleta para animais (que nos vai ajudar a entendê-los melhor)

Uma equipa de cientistas da Universidade de Queensland, na Austrália, desenvolveu uma "televisão" ultravioleta para ajudar os especialistas a entender melhor a forma como os animais veem o mundo. Os monitores de televisões ou computadores têm …

Watakano, a “ilha da prostituição” que teve o seu auge nos anos 80, está agora vazia

Conhecida como “ilha da prostituição”, Watakano já foi considera um pequeno paraíso sexual. No seu auge, do final dos anos 70 a meados dos anos 80, homens faziam um curta viagem de barco até ao …

Deputado norte-americano quer banir GTA 5 e outros jogos violentos. Tudo para diminuir roubos de carros

O deputado norte-americano Marcus Evans quer proibir a venda de videojogos violentos que promovam atividades criminosas, como o GTA 5, face ao aumento dos roubos de automóveis em Chicago e um pouco por todo o …

Estudante projetou um casaco que se transforma num saco-cama para os sem-abrigo. E deu-lhes um emprego

Nos Estados Unidos, há pelo menos 567.715 pessoas que vivem nas ruas. Embora há quem vire as costas a essas estas, também há quem esteja disposto a fazer tudo para ajudar os necessitados e tirá-los …

Um livro e uma reclusa-mediterrânica. Aranhas venenosas obrigam a encerramento temporário de biblioteca nos EUA

Aranhas venenosas da espécie reclusa-mediterrânica apareceram na cave de uma biblioteca na Universidade do Michigan, nos Estados Unidos. Os funcionários de uma biblioteca da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos, foram obrigados a encerrar temporariamente o …

Bolsonaro diz que máscaras causam "efeitos colaterais"

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, disse que as máscaras causam "efeitos colaterais" e citou um alegado estudo alemão, sem acrescentar mais detalhes. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, causou polémica esta quinta-feira ao dizer que as …

Pilotos aprovam acordo de emergência na TAP

O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou esta sexta-feira o acordo de emergência na TAP, adiantaram vários pilotos à Lusa. O Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) aprovou o acordo de emergência na …