Sem resposta coordenada vem aí uma crise como a de 2008, avisa Lagarde

Christine Lagarde, presidente do BCE, alertou para um “cenário que recordará a grande crise financeira de 2008” se não houver uma resposta orçamental e monetária coordenada.

Caso não haja uma resposta coordenada por parte da política monetária e orçamental, a União Europeia corre o risco de um “um cenário que recordará a muito de nós a grande crise financeira de 2008“. Este é o aviso deixado pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), na intervenção realizada durante a videoconferência de líderes europeus esta terça-feira.

Na próxima quinta-feira, Christine Lagarde irá presidir à reunião de política monetária do BCE. Esta é a primeira reunião depois do surgimento da epidemia do novo coronavírus, numa altura em que se verificou um contexto de queda da inflação na zona euro em fevereiro e um colapso das bolsas europeias, que já acumulam uma derrocada de 20% desde início do ano.

O Expresso lembra que, esta terça-feira, os líderes europeus acordaram um pacote de estímulos de 25 mil milhões de euros. Este pacote soma-se às intervenções orçamentais já decididas pelos governos da Alemanha, Itália e Irlanda. Assim sendo, ao todo, serão apenas 60 mil milhões de euros, cerca de 0,4% do PIB da União Europeia.

Face ao impacto do Covid-19 nas economias e mercados financeiros, 13 bancos centrais já procederam a cortes das taxas. Esta quarta-feira, o Banco de Inglaterra desceu a taxa diretora para o mínimo histórico de 0,25% que vigorou entre agosto de 2016 e outubro de 2017 em resposta ao triunfo do Brexit no referendo de junho de 2016.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. INCOMPETENTES porque razão não se fechou logo as fronteiras? Deixaram chegar pessoas da China claro foi no que deu espalhou-se por todo lado. Agora estão preocupados C7 a economia mas não se preocupam c/ a saúde das pessoas. CAMBADA de parasitas. O virus havia de vos eliminar era a vocês.

    • Vc deve andar deve ser daqueles que andam de mascara, esgotam os supermercados, as farmácias, etc etc… Cambada de alarmistas….. Quantas pessoas morreram o ano passado de pneumonia? Quantas pessoas morrem por ano de acidentes de automóvel? Quantas pessoas morrem de cancro anualmente? Qual a faixa etária das mortes por cancro e a faixa etária das mortes por Covid-19 (em Portugal ainda não morreu ninguém)?…… Pensem pela vossa cabeça!!!! Informem-se …… Esta “pandemia” está a ser aproveitada para futuros condicionamentos da liberdade das pessoas. Aposto que, vão aprovar leis para o internamento compulsivo ser possível, só falta ser em campos de concentração!!!!!!!

      • O seu comentario tem alguma razao, mas ainda assim nao é totalmente correcto.
        Muitas mais pessoas morrem de fome e ha cura.. chama-se comida. Ninguem se preocupa porque controlam o risco de a ter. O mesmo nos acidentes, cancro e afins. Nao sao coisas que se peguem nem alastram com a velocidade de um virus. Qualquer um pode “mais ou menos” controlar o risco de ter um acidente de viação. Ja num virus destes…. a unica maneira de controlar é nao sair de casa pois nao sabemos quem está infectado

      • A pandemia está a servir de pretexto para instaurar a Nova Ordem Mundial!!..
        Quantos são feridos e mortos nas estradas? Peritos falam em muitas dezenas de milhões mas não falam em pandemia!..
        Circula uma petição junto da Casa Branca a pedir explicações ao governo, para saber o motivo de encerramento do maior laboratório de armas biológicas em Fort Detrick!!..
        Perguntam eles se foi ali que partiu o vírus ianque covid-19!…

          • Viu o “Prós e Contras” ontem? …. Inadmissivel dar tempo de antena a uma pessoa que diz “final de Abril temos 12.000.000 de infectados”….. E a internet é que divulga comentários sensacionalistas e alarmistas?…… A invenção desta “pandemia” quando, e se for explicada, vai “enterrar” muitos dos que a “alimentaram”…………… Ou não!!! … É provável que se desculpem dizendo “foi a OMS”, ou “foi a China”. A VERDADE, provávelmente, nunca se vai saber, e entretanto quem se “lixa” é o Zé Povinho.
            Bildenberg,….. my friend…

            • Não vejo TV porque aquilo há muito está contaminado e só passa regra geral mentira!!..
              Sabe, eles têm uma bola de cristal e depois lançam para o ar números de estatísticas que nunca batem certo!…
              Já viu o filme CONTAGION de 2011? Veja e vai entender muita coisa!!..
              Os Bilderberg também recebem ordens de cima. Os governos também!…

        • Como tens uma capacidade de compreensão acima da média, devias ter percebido que os seguintes comentários não foram feitos por mim – são de um engraçadinho que se lembrou de usar o meu nick habitual e que vê muitos “filmes”!…

    • O que o Diretor Robert Redfield do CDC afirma é que já no verão, de 2019, morreram pessoas infetadas com Covid-19 no EUA. Estamos esclarecidos. O vírus foi espalhado pelos gringos. Temos pena mas é a verdade.

  2. Mas afinal que raio de coincidência é esta?!
    .
    Covid 19 e Crash das Bolsas?!
    .
    Será que a escravidão, que até os filmes (a ficção) têm vindo a anunciar em películas, já está ali, real, dura, crua e nua ao virar da esquina?!
    .
    A trabalhar normalmente, a maioria dos cérebros normais e em bom estado, já devem ter-se questionado pelo menos em dois sentidos:
    A) O Covid 19 é uma brincadeira que correu mal aos “olhos em bico” que a toda força querem tomar a dianteira da corrida económica?!
    B) O Covid 19 é um brinquedo oferecido aos chinas para os atrasar na corrida pela liderança da economia?!
    .
    Em Outubro e Novembro 2019, fizeram-se apostas multimilionárias na queda das Bolsas, precisamente para o mês de Março 2020. 😮
    https://www.upsideinvestor.com/afinal-ray-dalio-esta-se-protegendo-ou-apostando-na-queda-dos-eua/
    .
    O Covid-19 tem tudo para não ter sido uma degeneração, nem um acidente, assim como o Crash das bolsas também não!!
    .
    Eu só gostava de saber de que lado está realmente esta gente da política e das finanças da UE, e que supostamente devem responsabilidades aos cidadão Europeus!!
    .
    Estão do lado da conspiração ou do lado de quem lhes paga o ordenado?!
    .
    Responda quem souber.

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …