Sem resposta coordenada vem aí uma crise como a de 2008, avisa Lagarde

Christine Lagarde, presidente do BCE, alertou para um “cenário que recordará a grande crise financeira de 2008” se não houver uma resposta orçamental e monetária coordenada.

Caso não haja uma resposta coordenada por parte da política monetária e orçamental, a União Europeia corre o risco de um “um cenário que recordará a muito de nós a grande crise financeira de 2008“. Este é o aviso deixado pela presidente do Banco Central Europeu (BCE), na intervenção realizada durante a videoconferência de líderes europeus esta terça-feira.

Na próxima quinta-feira, Christine Lagarde irá presidir à reunião de política monetária do BCE. Esta é a primeira reunião depois do surgimento da epidemia do novo coronavírus, numa altura em que se verificou um contexto de queda da inflação na zona euro em fevereiro e um colapso das bolsas europeias, que já acumulam uma derrocada de 20% desde início do ano.

O Expresso lembra que, esta terça-feira, os líderes europeus acordaram um pacote de estímulos de 25 mil milhões de euros. Este pacote soma-se às intervenções orçamentais já decididas pelos governos da Alemanha, Itália e Irlanda. Assim sendo, ao todo, serão apenas 60 mil milhões de euros, cerca de 0,4% do PIB da União Europeia.

Face ao impacto do Covid-19 nas economias e mercados financeiros, 13 bancos centrais já procederam a cortes das taxas. Esta quarta-feira, o Banco de Inglaterra desceu a taxa diretora para o mínimo histórico de 0,25% que vigorou entre agosto de 2016 e outubro de 2017 em resposta ao triunfo do Brexit no referendo de junho de 2016.

A epidemia de Covid-19 foi detetada em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.200 mortos. Cerca de 117 mil pessoas foram infetadas em mais de uma centena de países, e mais de 63 mil recuperaram.

ZAP //

PARTILHAR

15 COMENTÁRIOS

  1. INCOMPETENTES porque razão não se fechou logo as fronteiras? Deixaram chegar pessoas da China claro foi no que deu espalhou-se por todo lado. Agora estão preocupados C7 a economia mas não se preocupam c/ a saúde das pessoas. CAMBADA de parasitas. O virus havia de vos eliminar era a vocês.

    • Vc deve andar deve ser daqueles que andam de mascara, esgotam os supermercados, as farmácias, etc etc… Cambada de alarmistas….. Quantas pessoas morreram o ano passado de pneumonia? Quantas pessoas morrem por ano de acidentes de automóvel? Quantas pessoas morrem de cancro anualmente? Qual a faixa etária das mortes por cancro e a faixa etária das mortes por Covid-19 (em Portugal ainda não morreu ninguém)?…… Pensem pela vossa cabeça!!!! Informem-se …… Esta “pandemia” está a ser aproveitada para futuros condicionamentos da liberdade das pessoas. Aposto que, vão aprovar leis para o internamento compulsivo ser possível, só falta ser em campos de concentração!!!!!!!

      • O seu comentario tem alguma razao, mas ainda assim nao é totalmente correcto.
        Muitas mais pessoas morrem de fome e ha cura.. chama-se comida. Ninguem se preocupa porque controlam o risco de a ter. O mesmo nos acidentes, cancro e afins. Nao sao coisas que se peguem nem alastram com a velocidade de um virus. Qualquer um pode “mais ou menos” controlar o risco de ter um acidente de viação. Ja num virus destes…. a unica maneira de controlar é nao sair de casa pois nao sabemos quem está infectado

      • A pandemia está a servir de pretexto para instaurar a Nova Ordem Mundial!!..
        Quantos são feridos e mortos nas estradas? Peritos falam em muitas dezenas de milhões mas não falam em pandemia!..
        Circula uma petição junto da Casa Branca a pedir explicações ao governo, para saber o motivo de encerramento do maior laboratório de armas biológicas em Fort Detrick!!..
        Perguntam eles se foi ali que partiu o vírus ianque covid-19!…

          • Viu o “Prós e Contras” ontem? …. Inadmissivel dar tempo de antena a uma pessoa que diz “final de Abril temos 12.000.000 de infectados”….. E a internet é que divulga comentários sensacionalistas e alarmistas?…… A invenção desta “pandemia” quando, e se for explicada, vai “enterrar” muitos dos que a “alimentaram”…………… Ou não!!! … É provável que se desculpem dizendo “foi a OMS”, ou “foi a China”. A VERDADE, provávelmente, nunca se vai saber, e entretanto quem se “lixa” é o Zé Povinho.
            Bildenberg,….. my friend…

            • Não vejo TV porque aquilo há muito está contaminado e só passa regra geral mentira!!..
              Sabe, eles têm uma bola de cristal e depois lançam para o ar números de estatísticas que nunca batem certo!…
              Já viu o filme CONTAGION de 2011? Veja e vai entender muita coisa!!..
              Os Bilderberg também recebem ordens de cima. Os governos também!…

        • Como tens uma capacidade de compreensão acima da média, devias ter percebido que os seguintes comentários não foram feitos por mim – são de um engraçadinho que se lembrou de usar o meu nick habitual e que vê muitos “filmes”!…

    • O que o Diretor Robert Redfield do CDC afirma é que já no verão, de 2019, morreram pessoas infetadas com Covid-19 no EUA. Estamos esclarecidos. O vírus foi espalhado pelos gringos. Temos pena mas é a verdade.

  2. Mas afinal que raio de coincidência é esta?!
    .
    Covid 19 e Crash das Bolsas?!
    .
    Será que a escravidão, que até os filmes (a ficção) têm vindo a anunciar em películas, já está ali, real, dura, crua e nua ao virar da esquina?!
    .
    A trabalhar normalmente, a maioria dos cérebros normais e em bom estado, já devem ter-se questionado pelo menos em dois sentidos:
    A) O Covid 19 é uma brincadeira que correu mal aos “olhos em bico” que a toda força querem tomar a dianteira da corrida económica?!
    B) O Covid 19 é um brinquedo oferecido aos chinas para os atrasar na corrida pela liderança da economia?!
    .
    Em Outubro e Novembro 2019, fizeram-se apostas multimilionárias na queda das Bolsas, precisamente para o mês de Março 2020. 😮
    https://www.upsideinvestor.com/afinal-ray-dalio-esta-se-protegendo-ou-apostando-na-queda-dos-eua/
    .
    O Covid-19 tem tudo para não ter sido uma degeneração, nem um acidente, assim como o Crash das bolsas também não!!
    .
    Eu só gostava de saber de que lado está realmente esta gente da política e das finanças da UE, e que supostamente devem responsabilidades aos cidadão Europeus!!
    .
    Estão do lado da conspiração ou do lado de quem lhes paga o ordenado?!
    .
    Responda quem souber.

RESPONDER

Autarca de Cascais associa festa privada de luxo a “número muito expressivo” de casos

O presidente da Câmara Municipal de Cascais associou este sábado uma festa privada, organizada num clube de luxo na Avenida de Liberdade, a "um número muito expressivo de casos" registado no concelho. "A festa de aniversário …

João Almeida acaba em 4.º e faz história no Giro. É o melhor português de sempre na prova

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) subiu este domingo ao quarto lugar final da 103.ª edição da Volta a Itália em bicicleta, no contrarrelógio da 21.ª etapa, que 'coroou' o britânico Tao Geoghegan Hart (INEOS). O português …

Santo Stefano paga 8.000 euros por ano a quem quiser viver na vila medieval italiana

Santo Stefano di Sessanio, uma vila medieval em Abruzzo, uma região no lado leste do centro-sul da Itália, está disposta a pagar a quem quiser mudar-se e começar um negócio nesta pequena localidade. Uma pequena vila medieval …

Portugal com mais 19 mortos e 2.577 casos confirmados

Portugal contabiliza este domingo mais 19 mortos relacionados com a covid-19 e 2.577 casos confirmados de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim este …

Espanha decreta novo estado de emergência. Durará seis meses e terá recolher obrigatório

O Governo de Espanha aprovou este domingo o estado de emergência sanitária que permitirá a instauração do recolher obrigatório em todo o país para travar a de casos do novo coronavírus, anunciou o primeiro-ministro. O estado …

CDS quer saber se proibição de deslocações entre concelhos exclui assistir a espetáculos

O grupo parlamentar do CDS-PP questionou este sábado o Governo se a proibição de deslocações durante o fim de semana dos Fiéis Defuntos exclui deslocações para assistir a espetáculos culturais, querendo saber como justifica a …

Pandemia "roubou" dez anos à almofada financeira das reformas

O jornal Público escreve este domingo que dez meses de pandemia foram o suficiente para encurtar em uma década o prazo previsto até ao esgotamento do fundo que serve de almofada financeira para o sistema …

Chicago tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos (pelo 6.º ano consecutivo)

Chicago, a cidade mais populosa do estado do Illinois, é, pelo sexto ano consecutivo, aquela que tem a maior praga de ratos dos Estados Unidos. Uma empresa de controlo de pragas garante receber mais chamadas …

Presidente da Samsung morre aos 78 anos

O presidente da Samsung Electronics, Lee Kun-hee, morreu este domingo aos 78 anos, disse o grupo sul-coreano em comunicado. Lee, que transformou o grupo num gigante global das telecomunicações, estava acamado desde um ataque cardíaco em …

Chuva de críticas à F1 em Portimão. Organização promete expulsar quem não cumprir distanciamento

Fotografias das bancadas da Fórmula 1 em Portimão começaram a correr este sábado nas redes sociais, gerando alguma polémica e descansando uma série de críticas, uma vez que as bancadas pareciam ter mais público do …