Sem plano B, governo vai ter que eliminar desvio de 1.800 milhões em 2017

O governo vai ser mesmo obrigado a apresentar um plano B, com medidas adicionais de austeridade, para cumprir a redução do défice ao abrigo das regras europeias.

Num relatório intitulado “Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2016-2020”, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) vaticina que, caso não sejam avançadas novas medidas, além das previstas no Orçamento de Estado (OE) para este ano, o Executivo socialista será mesmo obrigado a apresentá-las no OE para 2017, com o intuito de eliminar um desvio de 1.800 milhões de euros nas contas, segundo destaca o Público.

De acordo com a previsão do órgão que fiscaliza as contas públicas, este ano Portugal conseguirá um défice de 2,7%, o que permitirá ao país sair do Procedimento por Défice Excessivo. Todavia, o CFP nota que, “na ausência de medidas adicionais, Portugal não vai cumprir a regra de redução do saldo estrutural de 0,5% do PIB ao ano”, cita a TSF.

As previsões do órgão presidido por Teodora Cardoso apontam para um défice de 2,7% do PIB em 2017, de 2,5% em 2018 e de 2,3% em 2019. Números que indiciam que o défice “não parece conter uma margem de segurança suficiente relativamente ao limite de 3%”, conforme afiança a CFP.

Teodora Cardoso frisou, na conferência de imprensa do relatório, que estes dados “não deixam tranquilos” os responsáveis do CFP.

A economista repara o facto de Portugal ficar, assim, demasiado exposto a qualquer situação económica menos favorável, daí que releve a importância de mais “medidas estruturais de crescimento” que possam precaver eventuais situações de risco, até face à “incerteza que tem vindo a acentuar-se” nos mercados mundiais.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Galinha gorda por pouco dinheiro não é possível em qualquer parte do mundo, o problema é se depois dos 1.800 milhões vão aparecendo mais uns tantos mil milhões de vez enquanto e acabamos por comer apenas os ossos da galinha.

RESPONDER

"Fez a Amadora e uma parte de Luanda". Amigo de Salgado nega "qualquer perdão de dívida" do Montepio

O construtor civil José Guilherme, que está no centro das investigações ao Banco Montepio, assegura que não recebeu qualquer empréstimo sem garantias, nem "qualquer perdão da dívida", garantindo ainda que sempre cumpriu todas as suas …

Entre Rui Rio e Luís Montenegro, há quem vote no regresso de Passos Coelho

O presidente do PSD, Rui Rio, e o antigo líder parlamentar Luís Montenegro voltam hoje a disputar eleições directas, numa inédita segunda volta em que podem votar 40.604 militantes com as quotas em dia. Nos …

Vírus detetado na China pode já ter infetado mais de mil pessoas

O número de pessoas infetadas com um vírus que matou duas pessoas na China ultrapassa provavelmente o milhar de casos e é muito superior àquele avançado pelas autoridades locais, segundo investigadores britânicos. Num artigo publicado, esta …

Joacine Katar Moreira não vai renunciar ao cargo de deputada

O IX Congresso para eleger os novos órgãos do Livre começa, este sábado, em Lisboa. A única deputada do partido na Assembleia da República já disse que não vai renunciar ao cargo. À chegada ao IX …

Cabeceamentos no futebol podem ser proibidos ou limitados. O problema é o risco de demência

A Federação escocesa de futebol prepara-se para proibir os cabeceamentos nos escalões com menores de 12 anos.  Em Inglaterra, fala-se em limitar este gesto futebolístico que foi associado a doenças neuro-degenerativas em vários estudos científicos. …

Fenómeno cerebral desvenda enigma sobre as casas do Neolítico

O comportamento humano está influenciado por aspetos inconscientes. Um deles é um fenómeno da perceção conhecido entre psicólogos como a negligência espacial cerebral. Este fenómeno refere-se à observação de que as pessoas saudáveis preferem o seu …

Justiça do Mónaco investiga José Eduardo dos Santos e Isabel dos Santos

As autoridades do Mónaco estarão a investigar a empresária angolana, assim como o seu pai e o seu marido, pelo crime de branqueamento de capitais. De acordo com o semanário Expresso, as autoridades judiciais do Mónaco …

Depressão Glória atinge Portugal continental com vento forte

A depressão Glória está a caminho. Segundo o Instituto Português do Mar e Atmosfera, no domingo, esperam-se rajadas de vento que podem atingir os 110 quilómetros por hora nas terras altas. A depressão Glória vai passar …

Governo não renova PPP do Hospital de Loures

O Estado não vai renovar a atual parceria público-privada (PPP) do Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, que é gerido pelo grupo Luz Saúde, anunciou a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo …

Cientistas podem ter descoberto por que Beethoven ficou surdo

Ludwig van Beethoven começou a notar dificuldades de audição em 1798, com 28 anos. Com 44 ou 45, estava totalmente surdo. Aos 56 anos, o músico morreu e, até hoje, ainda não se sabe …