Sem plano B, governo vai ter que eliminar desvio de 1.800 milhões em 2017

O governo vai ser mesmo obrigado a apresentar um plano B, com medidas adicionais de austeridade, para cumprir a redução do défice ao abrigo das regras europeias.

Num relatório intitulado “Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2016-2020”, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) vaticina que, caso não sejam avançadas novas medidas, além das previstas no Orçamento de Estado (OE) para este ano, o Executivo socialista será mesmo obrigado a apresentá-las no OE para 2017, com o intuito de eliminar um desvio de 1.800 milhões de euros nas contas, segundo destaca o Público.

De acordo com a previsão do órgão que fiscaliza as contas públicas, este ano Portugal conseguirá um défice de 2,7%, o que permitirá ao país sair do Procedimento por Défice Excessivo. Todavia, o CFP nota que, “na ausência de medidas adicionais, Portugal não vai cumprir a regra de redução do saldo estrutural de 0,5% do PIB ao ano”, cita a TSF.

As previsões do órgão presidido por Teodora Cardoso apontam para um défice de 2,7% do PIB em 2017, de 2,5% em 2018 e de 2,3% em 2019. Números que indiciam que o défice “não parece conter uma margem de segurança suficiente relativamente ao limite de 3%”, conforme afiança a CFP.

Teodora Cardoso frisou, na conferência de imprensa do relatório, que estes dados “não deixam tranquilos” os responsáveis do CFP.

A economista repara o facto de Portugal ficar, assim, demasiado exposto a qualquer situação económica menos favorável, daí que releve a importância de mais “medidas estruturais de crescimento” que possam precaver eventuais situações de risco, até face à “incerteza que tem vindo a acentuar-se” nos mercados mundiais.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Galinha gorda por pouco dinheiro não é possível em qualquer parte do mundo, o problema é se depois dos 1.800 milhões vão aparecendo mais uns tantos mil milhões de vez enquanto e acabamos por comer apenas os ossos da galinha.

RESPONDER

De olhos postos em Almada e com a aposta em Joana Mortágua, o Bloco volta a prometer passes a 20 euros

Em campanha em Almada com Joana Mortágua, a habitação e os passes sociais foram os temas em cima da mesa do Bloco de Esquerda. Depois de andar em campanha no Norte, o Bloco de Esquerda foi …

Brasil, EUA e Canadá. TAP prevê aumento de voos entre outubro e março

A TAP já está de olhos postos em novos voos para recuperar a sua operação no segundo semestre do ano e no inverno IATA – entre outubro e março. A empresa “espera progressos em termos de …

Vulcão, La Palma

Uma tragédia anunciada em Janeiro. Cinzas do vulcão de La Palma a caminho de Portugal

A lava do vulcão Cumbre Vieja continua a cobrir La Palma, nas Canárias, e já destruiu mais de 300 casas. Enquanto as cinzas vulcânicas se estão a deslocar para a Península Ibérica, surge a notícia …

Líder parlamentar do BE diz que Costa "transformou eleições numa caricatura"

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou na quarta-feira que António Costa transformou as eleições autárquicas de 26 de setembro numa “caricatura”, considerando que o primeiro-ministro “vai a todo o lado prometer tudo”. O …

Estalou o verniz entre a UEFA e a FIFA. Órgão Europeu critica Mundial a cada dois anos e admite boicote

A UEFA aponta vários riscos associados ao aumento da frequência do Mundial, como a perda de importância dos torneios femininos e juvenis, o impacto no calendário das outras competições e os efeitos na saúde dos …

Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud

Novo Centro de Cancro do Pâncreas em Lisboa é único no mundo (e tem a bênção dos Reis de Espanha)

Inaugura, na próxima segunda-feira, o novo Centro de Cancro do Pâncreas Botton-Champalimaud que resulta de uma parceria entre a Fundação Champalimaud e o casal espanhol Maurizio e Charlotte Botton. Os Reis de Espanha vão marcar …

Fiat, Jeep e Alfa Romeu julgadas em Lisboa por suspeita de falsearem emissões

Três fabricantes de carros são acusadas de instalar mecanismo que esconde a emissão de gases acima do limite legal. O Tribunal Central Cível de Lisboa aceitou julgar uma ação popular intentada por uma associação europeia de …

Entre sorrisos e avisos sobre a Irlanda do Norte, Biden chuta para canto acordo comercial com o Reino Unido pós-Brexit

Um possível acordo comercial, a fronteira entre as duas Irlandas, a retirada do Afeganistão e as alterações climáticas foram alguns dos temas em cima da mesa na recepção de Boris Johnson na Casa Branca. Foi um …

UEFA duplica prémios do Europeu feminino

De oito para 16 milhões de euros. Prémio monetário bem diferente do Europeu anterior. A UEFA informou nesta quinta-feira que vai ser duplicado o total do prémio monetário para as selecções participantes no próximo Europeu feminino. O …

Número de animais abatidos continua a cair nos canis portugueses

É esperada uma estabilização do número de abates, dois anos após a entrada em vigor da legislação que regula o ato. Dois últimos anos foram marcados por quedas. Em 2020, foram abatidos em nos canis portugueses …