Sem plano B, governo vai ter que eliminar desvio de 1.800 milhões em 2017

O governo vai ser mesmo obrigado a apresentar um plano B, com medidas adicionais de austeridade, para cumprir a redução do défice ao abrigo das regras europeias.

Num relatório intitulado “Finanças Públicas: Situação e Condicionantes 2016-2020”, o Conselho das Finanças Públicas (CFP) vaticina que, caso não sejam avançadas novas medidas, além das previstas no Orçamento de Estado (OE) para este ano, o Executivo socialista será mesmo obrigado a apresentá-las no OE para 2017, com o intuito de eliminar um desvio de 1.800 milhões de euros nas contas, segundo destaca o Público.

De acordo com a previsão do órgão que fiscaliza as contas públicas, este ano Portugal conseguirá um défice de 2,7%, o que permitirá ao país sair do Procedimento por Défice Excessivo. Todavia, o CFP nota que, “na ausência de medidas adicionais, Portugal não vai cumprir a regra de redução do saldo estrutural de 0,5% do PIB ao ano”, cita a TSF.

As previsões do órgão presidido por Teodora Cardoso apontam para um défice de 2,7% do PIB em 2017, de 2,5% em 2018 e de 2,3% em 2019. Números que indiciam que o défice “não parece conter uma margem de segurança suficiente relativamente ao limite de 3%”, conforme afiança a CFP.

Teodora Cardoso frisou, na conferência de imprensa do relatório, que estes dados “não deixam tranquilos” os responsáveis do CFP.

A economista repara o facto de Portugal ficar, assim, demasiado exposto a qualquer situação económica menos favorável, daí que releve a importância de mais “medidas estruturais de crescimento” que possam precaver eventuais situações de risco, até face à “incerteza que tem vindo a acentuar-se” nos mercados mundiais.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Galinha gorda por pouco dinheiro não é possível em qualquer parte do mundo, o problema é se depois dos 1.800 milhões vão aparecendo mais uns tantos mil milhões de vez enquanto e acabamos por comer apenas os ossos da galinha.

RESPONDER

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …

Português responsável por limpeza de hospitais condecorado pela Rainha Isabel II

O português Maciel Vinagre pensou que era mentira ou engano ao ler a notificação de que tinha sido distinguido pela Rainha Isabel II pelo trabalho como responsável da limpeza de dois hospitais públicos britânicos durante …

Japonês inventa sacos de plástico "comestíveis" (para salvar o veado sagrado de Nara)

Um empresário local no destino turístico japonês de Nara desenvolveu uma alternativa aos sacos de plástico de compras para proteger o veado sagrado da cidade. Hidetoshi Matsukawa, que trabalha na Nara-ism, um agente de souvenirs, disse, …

Emissão do programa de Ricardo Araújo Pereira cancelada. Humorista em isolamento

O programa de Ricardo Araújo Pereira na SIC não será emitido este domingo, uma vez que o humorista se encontra em isolamento profilático depois de ter estado em contacto com uma pessoa infetada com covid-19. …

Erro clínico. Centenas de hóspedes em quarentena em hotel da Austrália vão ter de fazer teste ao VIH

Centenas de pessoas que estiveram em quarentena no hotel Victoria, na Austrália, vão ter de fazer o teste de doenças transmitidas pelo sangue, incluindo VIH, devido a um erro dos profissionais de saúde daquele local …

Forças Armadas dos EUA estão a adquirir coletes à prova de bala adaptados para mulheres

As Forças Armadas dos EUA estão a dar grandes passos no que diz respeito à igualdade de género. A instituição está a começar a mudar os seus coletes à prova de bala, de forma a …

Abstenção do PCP no OE2021? É um excelente indicador, diz Costa

O primeiro-ministro, António Costa, considerou um “excelente indicador” o PCP ter anunciado a abstenção no Orçamento do Estado de 2021 (OE2021) e resultado de um entendimento “para ter um bom orçamento para o próximo ano”. “É …

Egito abre restaurante com vista de luxo para as pirâmides de Gizé

O Egito inaugurou um novo restaurante com vista panorâmica para as pirâmides. O investimento faz parte de uma tentativa de reavivar o turismo no país. O Egito revelou novas instalações para os visitantes no planalto nas …

Novo recorde. Portugal regista mais 3.669 casos de covid-19

Portugal regista este sábado 3.669 novos casos de infeção com o novo coronavírus, responsável pela covid-19, o valor diário mais elevado desde o início da pandemia, e mais 21 mortes relacionadas com a covid-19, segundo …

Câmara do Porto encerra cemitérios nos dias 31 de outubro e 1 e 2 de novembro

O presidente da Câmara do Porto anunciou o encerramento dos cemitérios em 31 de outubro e 1 e 2 de novembro, justificando a decisão com a necessidade de desviar meios para cumprir a proibição de …