Secretária de Estado substituída

portugal.gov.pt

Sara Abrantes Guerreiro

Sara Abrantes Guerreiro pediu exoneração depois do caso dos refugiados ucranianos que foram recebidos por russos, em Setúbal.

Sara Abrantes Guerreiro deixou de ser Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, nesta segunda-feira.

Foi a própria Sara Guerreiro que pediu a sua exoneração. O primeiro-ministro António Costa apresentou a proposta ao presidente da República e Marcelo Rebelo de Sousa aceitou a sua saída.

No comunicado publicado no portal oficial da Presidência, é divulgado também o nome da sucessora: Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues. Vai tomar posse ainda nesta segunda-feira, ao final da tarde.

A saída de Sara Abrantes Guerreiro concretiza-se apenas três dias depois de ter surgido a notícia de que refugiados ucranianos foram recebidos na Câmara Municipal de Setúbal por russos que apoiam Vladimir Putin, presidente da Rússia.

Os ucranianos foram controlados à chegada da autarquia (liderada pela CDU), tendo sido pedido documentos e localizações de familiares. No mesmo dia, a autarquia retirou do acolhimento uma técnica russa.

No sábado, dia seguinte à publicação da notícia, a Câmara Municipal de Setúbal alegou que pediu ao Governo uma intervenção rápida sobre as suspeitas de envolvimento de associações pró-russas no acolhimento de ucranianos. E pediu uma investigação ao Ministério da Administração Interna.

Também no sábado, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras suspendeu os pedidos de colaboração a pessoas ligadas à Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo) – Igor Khashin, russo que tem recebido os refugiados, é líder desta associação.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.