Refugiados ucranianos recebidos por russos pró-Putin em Câmara comunista

11

Viet-hoian1 / Wikimedia

Câmara Municipal de Setúbal.

Refugiados ucranianos foram recebidos por russos pró-Putin na Câmara Municipal de Setúbal, controlada por comunistas.

Ucranianos foram recebidos por russos pró-Putin na Câmara Municipal de Setúbal. “Perguntaram-me onde estava o meu marido e o que tinha ficado a fazer”, contou uma refugiada ao Expresso. Procederam a fotocopiar-lhe o passaporte e a certidão de nascimento das duas filhas.

A Câmara de Setúbal é presidida por André Martins, da CDU, que criou a Linha Municipal de Apoio aos Refugiados (LIMAR). Há um mês já tinha atendido 160 ucranianos, realça o semanário.

Foi lá que Olga foi recebida por Igor Khashin, um dos líderes da comunidade russa em Portugal, e a sua esposa, Yulia Khashina, funcionária da câmara setubalense. Khasin não desempenha qualquer função na Câmara.

No entanto, o presidente da associação de ucranianos, Pavlo Sadoka, sublinha que Setúbal não é caso único. Sadoka pediu ainda ao Alto Comissariado para as Migrações mais cuidado na seleção de quem está a receber os refugiados.

Em entrevista à CNN Portugal, no início do mês, a embaixadora da Ucrânia em Lisboa, Inna Ohnivets, já tinha alertado para infiltrados pró-russos em organizações que acolhem refugiados.

“Estas associações pró-russas, com uma ligação muito estreita à embaixada russa, podem receber informações sobre os dados pessoais destes refugiados e também sobre os familiares que participam no Exército ucraniano. E esta informação é interessante para a espionagem russa”, alertou.

Igor Khashin foi sempre próximo da Embaixada da Rússia, de onde o Governo expulsou dez funcionários por “atividades contrárias à segurança nacional”.

Nos sites da Ruskyi Mir e da Rossotrudnichestvo, instituições estatais de propaganda russa, são feitas referências a Khashin, que entretanto foram apagadas. Uma fonte da comunidade das informações com experiência na Rússia disse ao Expresso que estas instituições podem servir de cobertura a elementos dos serviços secretos.

Estas organizações financiam também associações como as de Khashin, líder da Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo), subsidiada até março passado pela Câmara de Setúbal.

A autarquia sadina nega que os emigrantes sejam questionados sobre a família que ficou na Ucrânia: “Não é viável nem nunca foi feita tal pergunta. Essa alegação é falsa”.

Quanto à cópia dos documentos, o gabinete do Presidente da Câmara salientou que “a recolha de informação é feita com a autorização expressa dos próprios e realizada por dois técnicos superiores”.

ZAP //

11 Comments

  1. Agora ajudar os serviços secretos russos a recolher informações dos refugiados… serviços públicos portugueses ao melhor nível…

  2. Que vergonha de país, que tem estado “disfarçadamente” sempre colaborante com o comunismo, o senhor Costa que o diga e o senhor PR que diz a isto tudo? Que democracia é esta?

  3. De que está à espera o Ministro dos Negócios Estrangeiros para proceder ao despacho de expulsão do país destes Russos? Pelos vistos este ministro continua a assobiar para o lado como fazia o anterior e como prémio passou para Presidente da Assembleia da República das “bananas”!

  4. Finalmente, é ou não o “oblast de Setúbal”?
    Até já tem negócios estrageiros próprios com “franchising” da Rússia!

  5. Parece que os ‘URSS-comunistas’ assinaram algum pacto diabolico em sangue com russos em geral e que não perceberam que a russia se tornou ultra-capitalista.
    Ou este ‘comunismo’ deles nunca assim era, mas uma mera carreira pessoal e que não têm outras habilitações.
    É mesmo preciso boicotar todo e todos que pactuam com estes anacronistas russas que merecem uma lição em humildade

  6. Sem comentários, a tanto comentário massificado/estúpidificado/ unilateral
    Cuidado, eles andam aí!
    Como é possível em pleno século XXI, o anticomunismo primário?
    Atenção: Não sou comunista, mas ainda faço a minha análise, sem cair no ridículo pensamento unidirecional.!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.