Se OE não for aprovado à esquerda, será a “certidão de óbito” do Governo (e o país “vai bater palmas” a Rio)

Carlos Barroso / Lusa

No seu habitual espaço de comentário na SIC este domingo, Luís Marques Mendes disse acreditar que o Orçamento de Estado para 2021 será aprovado mas, se não for aprovado à esquerda, será a “certidão de óbito” do Governo.

Este domingo, na SIC, Luís Marques Mendes disse acreditar que o Orçamento de Estado para 2021 (OE2021) vai ser aprovado. Questionado sobre se será o PCP a aprová-lo, o comentador disse que não. “Acho que o PCP descolou, mudou de campeonato, percebeu que a geringonça custou-lhe muito em termos eleitorais”.

Marques Mendes disse ser “mais provável” que seja o Bloco de Esquerda (BE) a aprovar o OE2021. “Há quem entenda que não se deve viabilizar, outros que se deve negociar mas com condições fortes e exigentes”, afirmou.

Por outro lado, se não for o BE a dar a mão ao Governo de António Costa “na 25ª hora, o PSD acaba por viabilizar o Orçamento”.

Para Marques Mendes, “ao contrário do que se pensa, não é um presente envenenado”, mas antes “uma grande oportunidade” e que é mesmo “sair a sorte grande”. O comentador considera que o PSD tem sempre a possibilidade de invocar o “interesse nacional”, tendo em conta que existe “a presidência da UE, as presidenciais, a impossibilidade de até março o Presidente dissolver o Parlamento e não pode resolver a crise”. “Rui Rio vai sair-se bem. E o país vai bater palmas“, disse.

Sobre a exigência do BE de não haver mais dinheiro para o Novo Banco, “aí já ganhou porque é notório que o Governo não o vai fazer no OE”. No entanto, sobre a hipótese do BE “parecer querer também que se proíba o fundo de resolução de ir buscar dinheiro a outro lado” para pagar ao Novo Banco, “esta condição é absurda, impossível e ilegal”. “O Governo não pode rasgar um contrato que outra entidade assinou”.

O ex-líder do PSD adianta ainda que “já há uma espécie de comissão de quatro bancos liderados pela CGD que está a negociar ir buscar dinheiro para financiar o fundo resolução”.

O comentador disse também, relativamente a uma eventual fusão entre o BCP e o Montepio, que “ainda não houve” contactos “entre os dois bancos nesse sentido” nem com o ministério das Finanças, mas admite que “não é de excluir essa hipótese”.

Caso haja uma eventual crise, Marques Mendes considera que o PSD e a direita têm três problemas: um problema de alternativa; um problema de governabilidade e o problema do Chega.

O problema de alternativa refere-se ao facto de “o país ainda não ver no PSD e no centro direita uma solução e uma “falta de condições para governar” porque o PSD “até pode ganhar”. Por último há o Chega, que está a crescer “em grande medida, à custa do descontentamento com PSD e CDS, que têm eleitores que acham que estes dois partidos não fazem boa oposição.”

Relativamente ao facto de o embaixador dos Estados Unidos em Portugal ter dito ao Expresso que Portugal ia ter de escolher entre a China e os Estados Unidos, Marques Mendes classificou as declarações como uma “ameaça, chantagem e ultimato a Portugal”. Mendes chamou mesmo “mini-Trump” ao embaixador.

  ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Chamam-lhe "Lady Trump". A candidata a governadora do Nevada que está a gerar polémica

Conhecida como "Lady Trump", Michele Fiore anunciou a sua candidatura a governadora do estado do Nevada em estilo, gerando polémica nos Estados Unidos. Michele Fiore, vereadora de Las Vegas, anunciou esta terça-feira a sua candidatura a …

Benfica abre inquérito a envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD

O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD ‘encarnada’, informou hoje o clube, em comunicado. “Tendo em conta as recentes notícias …

Um hipopótamo na água

Tribunal norte-americano reconhece hipopótamos de Pablo Escobar como pessoas jurídicas

O grupo de hipopótamos, mais uma parte do legado deixado na Colômbia por Pablo Escobar, recebeu o estatuto de "pessoas jurídicas". Um tribunal federal dos Estados Unidos defendeu que os descendentes dos hipopótamos do barão da …

Mais rapidez e menos ruído. E-bikes permitem que militares em ação passem despercebidos

Os soldados do Regimento de Cavalaria da Infantaria Montada de Queensland, na Austrália, estão a testar e-bikes para perceber se o veículo poderá ser uma opção válida para operações no terreno. Passar despercebido no terreno é …

Oposição critica Governo de El Salvador por usar a covid-19 para limitar manifestações

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou um decreto que proíbe reuniões públicas e privadas que não estejam relacionadas com as artes, cultura ou desporto até 8 de dezembro. Segundo a Vice, apesar de …

Portugal com mais 883 casos confirmados e quatro mortes

Portugal regista hoje mais 883 casos confirmados de covid-19 e quatro óbitos pela doença, assim como 729 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, de acordo com o boletim diário. Segundo …

Um boneco do Super-Homem a voar

Indianos declaram "guerra" ao Super-Homem e à Mulher-Maravilha

Injustice, o último filme de animação da DC Comics, deixou alguns indianos muito perto de um ataque de fúria. Cenas em que o Super-Homem e a Mulher-Maravilha surgem a lutar contra militares indianos e a …

Alec Baldwin

Hollywood em choque. Alec Baldwin recebeu arma carregada, mas disseram-lhe que estava "fria"

A morte da directora de fotografia Halyna Hutchins, depois de ter sido atingida pelo actor Alec Baldwin durante as filmagens de "Rust", deixou o mundo de cinema de Hollywood abalado. E ninguém percebe como é …

Provedor da Santa Casa sob suspeita. Renda com desconto, gastos e bolsa investigados

A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu documentos e computadores ao provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), Edmundo Martinho, e à professora Maria da Luz Cabral. Em causa estarão suspeitas relacionadas com despesas, uma …

O empresário John Textor

FC Porto tenta desviar John Textor. Empresário só quer o Benfica

John Textor foi abordado várias vezes nos últimos meses por intermediários alegadamente com ligações ao FC Porto, que procuravam levar o empresário a investir na SAD azul e branca. Mas o empresário assegura que, em …