Se o próximo Orçamento for “mais do mesmo”, PCP vota contra

Manuel de Almeida / Lusa

Jerónimo de Sousa

Se o próximo Orçamento do Estado for mais do mesmo, Jerónimo de Sousa garante que o PCP vai votar contra.

Esta manhã, em entrevista à Antena 1, Jerónimo de Sousa admitiu que o PCP poderá votar contra o Orçamento do Estado para 2021, apesar de ainda não ser conhecido o conteúdo da proposta.

“Obviamente, enquanto este Orçamento tiver como substância, como conteúdo a repetição de mais do mesmo, o benefício dos do costume e o prejuízo para quem trabalha ou trabalhou, então, naturalmente, pergunto como podem exigir do PCP um voto a favor de matéria de um documento que reflita opções de classe, opções do lado dos poderosos”, disse o secretário-geral comunista.

“Nesse sentido, eu estou a fazer um juízo de valor precipitado. Ainda não conhecemos os conteúdos dessa proposta de Orçamento, mas que fique claro que este é um momento de opções”, acrescentou. O documento vai dar entrada na Assembleia da República no próximo dia 12 de outubro, e o PCP abre assim a porta a manter o sentido de voto, caso mantenha a mesma linha.

Sobre o Plano de Recuperação e Resiliência, também conhecido como Plano Costa e Silva, Jerónimo de Sousa frisou que o documento “não dá respostas ao imediato“, numa altura em que o país está mergulhado numa crise provocada pela pandemia de covid-19.

À saída do encontro com António Costa, na segunda-feira, o secretário-geral do PCP criticou a “página em branco” sobre “a valorização do trabalho e dos trabalhadores”, nomeadamente no que diz respeito “aos seus salários e os seus direitos”.

Na entrevista desta quarta-feira, Jerónimo não abordou o assunto de uma eventual Geringonça 2.0, mas referiu que “a repetição de uma experiência falhada como foi o Bloco Central que existiu, será responsabilidade do PS e do PSD”. Assim, sublinhou que o PCP não vai perder o poder soberano de procurar responder aos problemas que estão na ordem do dia.

“Estamos a assistir a jogos de poder do Presidente da República para trazer o PSD para um entendimento governativo”, disse o secretário-geral comunista, sublinhando que, de modo formal ou informal, o Bloco Central é um objetivo do Presidente da República.

Ainda sobre Marcelo Rebelo de Sousa, o comunista acusou-o de ter sido o Presidente dos poderosos e de “nem sempre ter sido capaz de defender e fazer cumprir a Constituição”.

LM, ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Vámo lá!
    Parrapapapapapapapa Parrapapapapapapapa
    ParrapapapapapapaPUM!
    Parrapapapapapapapa
    O PCP é um partido ruim di roer
    Quando nóis falamo o Costa vai tremer
    Já faiz quarenta anos qui falamos assim
    Somos amigos do Chavez e do Pudim
    Combatemos o capital e a burguesia
    Queremos nossos amigos na junta de freguesia…
    Vámo lá,
    Parrapapapapapapapa
    Parrapapapapapapapa
    Parrapapapapapapapa Ai Ai
    Parrapapapapapapapa

RESPONDER

Depois das críticas, Conselho Nacional de Saúde Pública reúne-se (6 meses depois do último encontro)

Depois das críticas do bastonário da Ordem dos Médicos, o Conselho Nacional de Saúde Pública vai reunir-se esta sexta-feira com o Governo - algo que já não acontece desde março. O jornal Público avança esta terça-feira …

Gato milenar é o novo geoglifo do Peru. Vem juntar-se às famosas Linhas de Nazca

Um gato com 37 metros é a nova figura desenhada encontrada nas montanhas do deserto de Nazca. O felino, agora encontrado pelos arqueólogos do Peru, vem juntar-se aos famosos geoglifos que são Património Mundial da …

Bélgica enfrenta "tsunami" de infeções. Irlanda e País de Gales são os primeiros a voltar a confinar

O número de casos de covid-19 na Bélgica está a aumentar a um nível galopante, sendo que o ministro da Saúde se refere mesmo a um "tsunami" de infeções. Entretanto, já há países europeus a …

"Preocupante e descontrolada". Covid-19 volta em força ao Norte (e o mau tempo piora tudo)

A pandemia de covid-19 está de regresso em força ao norte do país que, nos últimos dias, voltou a registar o maior número de novos casos. Há uma "preocupante transmissão comunitária" em algumas zonas e …

"Hormona da fome" pode influenciar memória e fazer com que se coma mais

Um novo estudo, liderado por investigadores da University of Southern California, sugere que as hormonas reguladoras da fome produzidas pelo estômago também podem influenciar a memória e a função cognitiva. Em 2018, a equipa de especialistas …

Costa diz que estado de emergência “não está em cima da mesa” (e adia discussão sobre app obrigatória)

O primeiro-ministro António Costa, em entrevista à TVI esta segunda-feira, falou sobre a obrigatoriedade do uso de máscara e da app Stayway Covid, da possibilidade de o país voltar ao estado de emergência e do …

Nove meses depois de ter chegado ao United, Bruno Fernandes vai ser capitão

O futebolista internacional português Bruno Fernandes foi escolhido pelo treinador do Manchester United para usar a braçadeira de capitão no encontro da primeira jornada da Liga dos Campeões. O antigo jogador do Sporting, que deixou os …

Preocupada com casos na Europa e América do Norte, OMS insiste na quebra de cadeias de transmissão

Os responsáveis máximos da Organização Mundial da Saúde (OMS) insistiram esta segunda-feira na importância de os governos quebrarem as cadeias de transmissão da covid-19 e afirmaram-se preocupados com o aumento de casos na Europa e …

Aquecer resíduos plásticos com microondas pode gerar hidrogénio limpo

Uma equipa de cientistas conseguiu gerar hidrogénio limpo através de um processo simples, aquecendo resíduos plásticos com microondas. O crescente uso de plástico descartável gerou um sério problema ambiental, sendo que, todos os anos, são produzidas …

Erupções vulcânicas podem explicar os misteriosos cristais da Dinamarca

Algumas das maiores espécies de cristais raros de carbonato de cálcio do mundo, também conhecidos como glendonitas, são encontrados na Dinamarca e isso pode ser explicado pelas erupções vulcânicas. Os cristais foram formados há cerca de …