/

São Paulo proíbe a produção e venda de foie gras

2

L214 – Éthique & animaux / Wikimedia

Gansos criados para produção de 'foie gras'

Gansos criados para produção de ‘foie gras’

O Presidente da Câmara da cidade de São Paulo, Fernando Haddad, sancionou a lei que proíbe a produção e a comercialização do ‘foie gras’, iguaria francesa que consiste em fígado gordo de ganso ou pato, no município.

A lei 16.222/2015, feita pelo vereador Laércio Benko, do Partido Humanista da Solidariedade, em 2013, tinha sido aprovada em maio na Câmara dos Vereadores, e proíbe também a comercialização de artigos brasileiros ou importados feitos com a pele de animais criados apenas para a extracção do couro.

A venda de vestuário, calçados e acessórios feitos de couro ou pele proveniente da criação animal também com fins alimentícios não é afectada pela lei.

O texto foi sancionado na noite desta quinta-feira, e entra em vigor em 45 dias, sem afectar o consumo ou o uso de produtos já adquiridos ou que sejam adquiridos fora da cidade.

O tema é polémico porque a legislação sobre o comércio de produtos é prerrogativa do Governo Federal, mas Haddad decidiu enquadrar o ‘foies gras’ na legislação ambiental, feita pelos municípios, alegando a intenção de proteger do sofrimento aves e animais.

Segundo a autarquia de São Paulo, a assessoria técnica analisou precedentes internacionais sobre a protecção dos gansos e patos do processo chamado de alimentação forçada, e considerou que a maioria dos produtos feito com fígado na cidade são fabricados com fígado comum de ave.

L214 – Éthique & animaux

Alimentação forçada de gansos para produção de 'foie gras'

Alimentação forçada de gansos para produção de ‘foie gras’

/Lusa

2 Comments

  1. O ser Humano, não todos mas alguns não são humanos, o lucro… a ganancia…estão a tornar este planeta uma bomba relogio, quem somos nos para estarmos a fazer de todo o planete oque bem entendemos?
    Matar e destruir acham que vai levar a bom Porto…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.