Santos Silva enviou carta a si mesmo para camuflar salário extra a Sócrates

imanente / Flickr

O Ministério Público acredita que uma carta encontrada nas buscas da Operação Marquês foi forjada para encobrir o alegado esquema de corrupção e branqueamento de capitais que existiria entre José Sócrates e o Grupo Lena.

A existência desta carta, que terá sido enviada por Carlos Santos Silva a si próprio como se tivesse sido enviada pelo ex-patrão de Sócrates, é reportada pelo jornal Expresso.

De acordo com o semanário, o Ministério Público acredita que esta carta, com data de 12 de Junho de 2014 e em francês, é uma prova de que o Grupo Lena pagou um salário-extra, da ordem dos 12.500 euros mensais, a José Sócrates.

A carta terá sido enviada a Carlos Santos Silva, enquanto administrador da empresa Managements & Investments (XMI), pela empresa Intelegent Life Solutions (ILS).

O documento inclui um “relatório técnico sobre os projectos das unidades hospitalares” projectadas por uma outra empresa na Argélia.

A tese do Ministério Público é de que o Grupo Lena contratou a ILS que, por seu turno, contratou a XLM para um serviço de consultadoria para a obra em causa que nunca efectuou.

Segundo o Ministério Público, o “estratagema” terá servido apenas para pagar a José Sócrates.

A carta terá sido enviada previamente por um director da XMI a Carlos Santos Silva, por e-mail, com a nota “veja lá se está ok”.

Terá sido o próprio Carlos Santos Silva a solicitar à mulher, através de uma mensagem de correio electrónico, para imprimir a carta.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não devemos ser maus. Estamos sempre a INVENTAR situações onde o homem está metido até ao pescoço e a denegrir ainda mais, a sua já negra e fraca imagem. Gostava de saber a opinião do diácono Remédios sobre este caso do sr. engenheiro & cia, porque a dos seus advogados nomeadamente a do João Araújo, não aguento mais ouvir. 🙂 🙂 🙂

  2. Socrates a ministro da Justiça. Portugal precisa de uma pessoa assim integra. Pedroso para a Educação. Viva Costa 1.º ministro – Vai a Votos ó Costa

RESPONDER

Estado de saúde de Michael Schumacher é um mistério, mas estará "muito alterado e deteriorado"

Seis anos depois do trágico acidente que o deixou em coma, pouco se sabe sobre a condição de Michael Schumacher. A lenda da Fórmula 1, de 51 anos, já saiu do coma e estará consciente, …

"Não é altura para pessimismo, mas sim para o otimismo", afirma Trump em Davos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, apelou esta terça-feira em Davos, na Suíça, ao otimismo contra os profetas do apocalipse e exultou os outros países a seguirem o "modelo americano" que a sua …

JPMorgan Chase prepara mudança para Paris após o Brexit

O banco norte-americano JPMorgan Chase anunciou no domingo que comprou um novo edifício no centro de Paris capaz de disponibilizar 450 postos de trabalho, o mais recente passo nos seus planos para sair de Londres …

Benfica contrata Samuel Pedro ao Boavista

O extremo, que se estreou esta temporada pelos seniores do Boavista, assinou contrato com o Benfica, anunciou o clube encarnado, esta segunda-feira, no seu site oficial. Samuel Pedro, de 18 anos, fez a sua estreia na I …

Prendas aos deputados acima de 150 euros serão divulgadas na Internet

PS, PSD e Bloco aprovaram, esta terça-feira, em votação final na Comissão Parlamentar de Transparência, o conjunto de critérios orientadores em matéria de ofertas e hospitalidade de deputados, diploma que teve a oposição do PAN. Estes …

Metro do Porto compra 18 novos veículos e assegura mais 60 mil lugares por dia

A Metro do Porto assinou esta terça-feira o contrato para a aquisição, por 49,6 milhões de euros, de 18 composições à empresa chinesa CRC Tangsthan que permitirão disponibilizar mais 60 mil lugares diários, estima a …

Catarina Martins diz que Carlos Costa "não tem condições" para ser governador

Catarina Martins, líder do Bloco de Esquerda, disparou contra aqueles que considera serem "cúmplices" do "assalto ao povo angolano". Tanto a Justiça como o Governo português têm de agir, considera o Bloco de Esquerda, na sequência …

Pedro Sánchez vai reunir-se com líder do governo regional catalão

O primeiro-ministro espanhol e líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, anunciou na segunda-feira que se reunirá com o líder do governo regional da Catalunha, Quim Torra, no início de fevereiro. Em entrevista à televisão …

Governo confirma que nunca avaliou impacto dos vistos gold. Só 5% foram recusados

O Ministério da Administração Interna (MAI) confirmou que não foram realizadas avaliações ao impacto dos vistos gold e que não cabe ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) controlar as origens do capital investido em …

Conselho de Finanças Públicas alerta para "risco de desvio significativo" no ritmo de ajustamento estrutural

O Conselho das Finanças Públicas (CFP) alerta para um "risco de desvio significativo" do ritmo de ajustamento estrutural da economia portuguesa em 2020, avisando que a evolução programada da despesa no OE2020 "não cumpre o …