Santos Silva enviou carta a si mesmo para camuflar salário extra a Sócrates

imanente / Flickr

O Ministério Público acredita que uma carta encontrada nas buscas da Operação Marquês foi forjada para encobrir o alegado esquema de corrupção e branqueamento de capitais que existiria entre José Sócrates e o Grupo Lena.

A existência desta carta, que terá sido enviada por Carlos Santos Silva a si próprio como se tivesse sido enviada pelo ex-patrão de Sócrates, é reportada pelo jornal Expresso.

De acordo com o semanário, o Ministério Público acredita que esta carta, com data de 12 de Junho de 2014 e em francês, é uma prova de que o Grupo Lena pagou um salário-extra, da ordem dos 12.500 euros mensais, a José Sócrates.

A carta terá sido enviada a Carlos Santos Silva, enquanto administrador da empresa Managements & Investments (XMI), pela empresa Intelegent Life Solutions (ILS).

O documento inclui um “relatório técnico sobre os projectos das unidades hospitalares” projectadas por uma outra empresa na Argélia.

A tese do Ministério Público é de que o Grupo Lena contratou a ILS que, por seu turno, contratou a XLM para um serviço de consultadoria para a obra em causa que nunca efectuou.

Segundo o Ministério Público, o “estratagema” terá servido apenas para pagar a José Sócrates.

A carta terá sido enviada previamente por um director da XMI a Carlos Santos Silva, por e-mail, com a nota “veja lá se está ok”.

Terá sido o próprio Carlos Santos Silva a solicitar à mulher, através de uma mensagem de correio electrónico, para imprimir a carta.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Não devemos ser maus. Estamos sempre a INVENTAR situações onde o homem está metido até ao pescoço e a denegrir ainda mais, a sua já negra e fraca imagem. Gostava de saber a opinião do diácono Remédios sobre este caso do sr. engenheiro & cia, porque a dos seus advogados nomeadamente a do João Araújo, não aguento mais ouvir. 🙂 🙂 🙂

  2. Socrates a ministro da Justiça. Portugal precisa de uma pessoa assim integra. Pedroso para a Educação. Viva Costa 1.º ministro – Vai a Votos ó Costa

RESPONDER

Tecnologia usada em Marte ajuda a detectar fugas de água em Gaia

Um sistema "pioneiro em Portugal" que recorre a tecnologia usada em Marte, para detectar água, está a ser utilizada pela empresa municipal Águas de Gaia, em Vila Nova de Gaia, para detectar fugas no sistema …

É segredo de Estado e custou mais de 100 milhões. "Máquina do Fisco" analisa 600 mil facturas por hora

O sistema informático que sustenta a "máquina do Fisco" já custou ao Estado mais de 100 milhões de euros e é tão secreto que nem a localização física dos servidores que o sustentam é conhecida. …

Empresário alemão investigado por suspeitas de orgias com menores em Cascais

O empresário alemão Matthias Schmelz, representante em Portugal dos aspiradores da marca Rainbow, está a ser investigado por suspeitas de lenocínio e pagar por orgias com menores na sua casa na zona de Cascais, avançou …

A nova fábrica da Tesla não vai ser no Reino Unido por causa do Brexit

O presidente executivo da Tesla admitiu que as incertezas à volta do Brexit tiveram peso na decisão de abrir a primeira fábrica da empresa na Europa antes em Berlim. A Tesla anunciou, esta terça-feira, que vai …

Esquerda chumba equiparação do comunismo ao nazismo

A resolução do Parlamento Europeu que condena em termos iguais o nazismo e o comunismo extremou esta sexta-feira as posições na Assembleia da República. A direita acusou a esquerda de ter duas medidas para avaliar as …

Mexia não vai deixar que chineses interfiram no plano estratégico da EDP

O presidente da EDP, António Mexia, garantiu que não vai deixar que nenhum acionista impeça o desenvolvimento do plano estratégico da empresa, deixando o aviso à China Three Gorges. Em entrevista concedida ao Jornal Económico, António …

Impostos indiretos subiram com Governo de Costa e são já 55% da carga fiscal

Os impostos indiretos têm vindo a aumentar em Portugal. Dados da Direção-Geral do Orçamento mostram que o peso da tributação indireta no total da receita fiscal do subsector Estado, em 2018, ascendeu a 55,4%, o …

Espanha pode ficar isenta de cumprir caudais do rio Tejo por causa da falta de chuva

Os caudais do Tejo podem ficar ainda mais baixos dentro de semanas. Com a falta de chuva, Espanha deverá invocar a exceção prevista na Convenção de Albufeira para não libertar os valores mínimos de água …

Haaland tem cinco "namoradas" e meio mundo atrás dele (mas pode seguir o caminho da Red Bull)

Apesar do interesse de grandes clubes do futebol mundial, Haaland pode seguir o trilho da Red Bull e transferir-se para do Salzburg para o Leipzig. O norueguês é uma das maiores jovens promessas da atualidade. Erling …

PSD quer passar debates quinzenais para mensais (e debate temático com ministros)

O PSD está a ponderar apresentar uma proposta para acabar com os debates quinzenais com o primeiro-ministro e torná-los mensais. A proposta passa também pela substituição de um desses "duelos" atuais por um debate temático …