Santana disse a Marcelo que a Aliança confia nele e veio para “viabilizar soluções de Governo”

Mário Cruz / Lusa

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanhado pelo presidente da comissão instaladora do partido Aliança, Pedro Santana Lopes

Pedro Santana Lopes foi recebido por Marcelo Rebelo de Sousa, a quem disse que a Aliança veio para “viabilizar soluções de Governo”, como “uma força construtiva”.

O presidente da comissão instaladora da Aliança, Pedro Santana Lopes, foi recebido esta quinta-feira pelo chefe de Estado, a quem disse que este novo partido veio para “viabilizar soluções de Governo”, como “uma força construtiva, trabalhando pela afirmativa”.

“Viemos também dizer ao senhor Presidente da República que, como novo partido político, confiamos na pessoa que exerce as funções de chefe de Estado“, adiantou Pedro Santana Lopes, em declarações aos jornalistas, no Palácio de Belém, em Lisboa, no final da audiência com Marcelo Rebelo de Sousa, que durou cerca de uma hora.

Santana referiu-se, a este propósito, ao “ruído que tem havido a propósito de algumas matérias da atualidade, ao nível mais cimeiro desse mesmo Estado”, e deixou uma sugestão: “O chefe de Estado não precisa de dizer com frequência que os portugueses podem acreditar nele. Porque nós estamos convencidos que acreditam mesmo”.

Numa possível alusão ao caso de Tancos, Santana Lopes acrescentou que está a haver “ruído sobre matérias que devem de facto ser entregues às instituições competentes, que terminarão a investigação quando entenderem”, e defendeu que “o Estado tem de viver ao seu nível mais cimeiro de outro modo”.

“Vem aí um ano eleitoral. O país também precisa de um Presidente da República equidistante, entre o Governo, as forças da oposição, porque todos nós nos revemos, naturalmente, na sua alta magistratura, os que votaram nele, os que não votaram”, disse Santana Lopes.

“Mas qualquer país precisa de um chefe de Estado que possa dedicar-se a corpo inteiro às causas mais importantes para esse país”, continuou. Em seguida, considerou que isso “é o que este Presidente da República tem feito e vai continuar a fazer”.

Santana Lopes não esclareceu, no entanto, se o seu novo partido exclui ou não vir a aliar-se ao PS. “O que vai acontecer depois das eleições, veremos. E vamos guardar essa matéria mais para campanha eleitoral”, respondeu.

No entanto, sustentou que o atual primeiro-ministro e secretário-geral do PS, António Costa, “tem a obrigação de dizer, até pelo que se passou há três anos, se vai para eleições querendo governar com esta maioria na próxima legislatura ou não”.

“Dissemos ao senhor Presidente da República que procuraremos ser uma força – eu gostava muito de sublinhar isto – construtiva, trabalhando pela afirmativa”, afirmou, garantindo que vêm “para construir e para procurar favorecer e viabilizar soluções de Governo”.

A Aliança surge “para tentar viabilizar alternativa a esta maioria, mas sem preconceitos”, frisou. “Queremos é ter o melhor resultado possível. E julgo que o senhor Presidente da República – não posso falar por ele – acreditou na nossa firme vontade. Nós não vimos para criar dificuldades, mas para fazer bem ao sistema político português.”

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Vespa asiática está a propagar-se pelo centro do país

A vespa asiática, ou vespa velutina, uma espécie invasora predadora das abelhas, está a propagar-se pela região centro do país, com ninhos identificados em todo o norte do distrito de Santarém, disse hoje à Lusa …

Já há mais de mil desaparecidos nos incêndios da Califórnia

As autoridades dos Estados Unidos informaram nesta sexta-feira que o número de desaparecidos no gigantesco incêndio que queima há mais de uma semana no norte da Califórnia já superam o milhar. Em conferência de imprensa, o …

As orcas partilham traços de personalidade com humanos e chimpanzés

As orcas exibem características de personalidade semelhantes aos humanos e chimpanzés, como a brincadeira, a alegria e o afeto, de acordo com uma nova investigação divulgada pela Associação Americana de Psicologia (AAP). Investigadores em Espanha analisaram …

Manifestante morre atropelada por mãe desesperada em bloqueio dos “coletes amarelos” em França

Uma manifestante dos “coletes amarelos” morreu em Sabóia, sudeste de França, atropelada por uma condutora em pânico, disse este sábado o ministro do Interior francês, Christophe Castaner. A condutora, que levava a filha ao médico, teve …

A César o que é de César. Costa fica a saber quem manda nos deputados do PS

António Costa está "muito satisfeito" com a liberdade de voto concedida pelo líder da bancada parlamentar do PS, Carlos César, aos deputados na proposta do Governo sobre o IVA da tauromaquia. Mas o mal-estar entre …

Distracção de professora provoca lesões em 40 crianças na China

A distracção de uma professora que se esqueceu de apagar uma luz ultravioleta numa escola de Tianjin, perto de Pequim, causou ferimentos e queimaduras em mais de 40 crianças, informou esta sexta-feira a imprensa local. Os …

A Terra está a comer os seus próprios oceanos

À medida que as placas tectónicas da Terra mergulham umas nas outras, arrastam 3 vezes mais água para o interior do planeta do que se pensava. Estes são os resultados de um novo artigo publicado a …

Portugal sob risco de "chuvas de lama"

Portugal corre neste sábado o risco de chuvas de lama, segundo a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que avisa também para a fraca qualidade do ar durante o fim-de-semana. A APA prevê que as regiões de …

CIA concluiu que príncipe saudita ordenou morte de Jamal Khashoggi

O jornal Washington Post noticiou na sexta-feira que a Agência Central de Informações, CIA, concluiu que o príncipe herdeiro saudita ordenou o homicídio do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, citando fontes anónimas. A informação veiculada pelo …

Novas imagens mostram momentos de terror em Alcochete

Foram divulgadas novas imagens captadas pelo sistema de video-vigilância da Academia do Sporting, em Alcochete, que revelam como decorreu a invasão de 15 de Maio de 2018, que culminou com a agressão de jogadores e equipa …