Santana acusa Sampaio de dissolver Parlamento para abrir caminho a Cavaco

Pedro Nunes / Lusa

Ex-primeiro ministro, ex-presidente da câmara de Lisboa e Figueira da Foz, ex presidente do PSD e do Sporting, Pedro Santana Lopes

Ex-primeiro ministro, ex-presidente da câmara de Lisboa e Figueira da Foz, ex presidente do PSD e do Sporting, Pedro Santana Lopes

O ex-primeiro-ministro anunciou que tenciona escrever um novo livro, sobre a dissolução do seu Governo em 2004, como resposta ao segundo volume da biografia de Jorge Sampaio.

Depois de ter desafiado o antigo Presidente da República para um debate televisivo, para debater o assunto “civilizadamente”, eis que Santana Lopes anuncia agora que vai escrever um novo livro sobre a dissolução do seu Governo, no ano de 2004.

A novidade foi dada em entrevista à Renascença e serve como resposta ao segundo volume da biografia de Jorge Sampaio, no qual o ex-chefe de Estado diz que se fartou de Santana como primeiro-ministro porque “estava a deixar o país à deriva”.

Em declarações à rádio, o ex-líder do PSD argumenta que Sampaio só tomou essa decisão para abrir caminho à eleição presidencial de Cavaco Silva. “Estou convencido que essa foi a principal razão”, afirmou.

O atual provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa afirma que o ex-chefe de Estado “estava muito empenhado” nessa eleição e diz mesmo que chegaram a falar disso. “O sistema queria Cavaco Silva”.

“O sistema dos poderosos era mais amigo de Jorge Sampaio do que meu amigo”, afirmou ainda Santana.

O segundo volume da biografia de Jorge Sampaio, com um total de 1.063 páginas, é da autoria do jornalista do Expresso José Pedro Castanheira, será lançado a 20 de março e apresentado a 7 de abril.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Nós (os poderosos), queremos gajos que façam o que se lhes diz.
    Quando aparece um como este, que tem a mania que tem ideias próprias, a gente manda os jornais e tvs dar cabos deles, porque a pandilha acredita em tudo o que eles lhes dizem, hahaha! E ele é destruído! A menos que tenha um estomago de aço. É assim, sempre foi assim, e continuará a ser assim, mas com aperfeiçoamentos: Agora, até já estão todos programadinhos pela escola a não duvidar das tvs e a duvidarem (e se possível aniquilarem) dos que falam diferente. E a pensarem todos por igual. Yupi! E vivam também as praxes.

  2. Está gagá como sempre esteve. Ainda me lembro do desastrado discurso na tomada de posse, premonitório da trapalhada que se seguiu.

RESPONDER

Relatório secreto de Costa Pinto defende que Banco de Portugal podia ter feito mais no BES

O "Relatório Costa Pinto" argumenta que o Banco de Portugal tinha conhecimento dos problemas do BES e tinha poderes para fazer mais, melhor e mais cedo. O "Relatório Costa Pinto" tem vindo a ser negado ao …

Lopetegui viu Corona em Sevilha e pode avançar com proposta

Julen Lopetegui, treinador do Sevilha, está atento a Tecatito Corona. O extremo portista mostrou-se em bom plano frente ao Chelsea. O antigo treinador dos 'dragões' Julen Lopetegui, atualmente no comando técnico do Sevilha, esteve esta terça-feira …

Sob o mote da "prudência", especialistas aconselham Governo a não avançar no desconfinamento

Manuel Carmo Gomes, o epidemiologista que deixou de participar nas reuniões no Infarmed, aconselhou o Governo a não avançar para a terceira fase de desconfinamento. E não é o único a defender a suspensão. De acordo …

Oposição quer redução de portagens. Governo responde com cortes ou aumento de impostos

O Governo disse hoje que a redução de portagens nas ex-SCUT "é legal e constitucional", defendendo que a Assembleia da República deve ajudar a encontrar a compensação para encargos de até 149 milhões de euros …

Bispo do século XVII foi enterrado com um feto. Cientistas já sabem porquê

Cientistas já sabem porque é que foi encontrado o cadáver de um feto junto dos restos mortais de um antigo bispo de Lund, na Suécia. Peder Pedersen Winstrup foi um bispo de Lund, cidade na atual …

Detenção da autarca de Vila Real de Santo António surpreende PSD. Deputado do PS suspeito no negócio

Esta terça-feira, a presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Conceição Cabrita, foi detida por suspeitas do crime de corrupção num negócio de imobiliário em Monte Gordo.  Fonte da direção do PSD disse, …

Atraso com vacina da Johnson não altera metas do plano de vacinação

O anúncio desta terça-feira do atraso da distribuição da vacina da Johnson & Johnson na Europa não vai afetar o plano de vacinação em Portugal, garantiu a task force. Mais um contratempo para o processo de …

Descoberta de bactérias comedoras de metano numa árvore comum pode ser boa notícia

A descoberta de bactérias que "comem" metano numa árvore australiana comum pode ser uma boa notícia no desafio de reduzir a emissão de gases com efeito de estufa. As árvores são os pulmões da Terra, uma …

Rio diz ser "desejável" que PSD Madeira e Açores excluam Chega de coligações

Em Portugal Continental, o PSD não aceita coligações com o Chega para as próximas autárquicas, sublinhou Rui Rio, que deseja que o mesmo princípio seja seguido nas Regiões Autónoma. Esta terça-feira, Rui Rio reiterou que …

Marcelo começa a despedir-se da emergência e passa a bola ao Governo

Depois do 15.º estado de emergência e com a situação mais controlada, o Presidente da República entende que o ideal é o Governo começar a procurar alternativas legais. Marcelo Rebelo de Sousa espera que o 15.º …