Santana desafia Sampaio e acusa-o de ter oferecido poder a Sócrates

-

Pedro Santana Lopes reagiu às palavras de Jorge Sampaio, que disse que estava “farto” quando este foi primeiro-ministro, desafiando o ex-Presidente da República para um debate na televisão.

Em declarações à SIC Notícias, o antigo primeiro-ministro Santana Lopes manifestou estar “disponível” para debater o assunto com o ex-Presidente “civilizadamente”.

Estão em causa as palavras de Jorge Sampaio, escritas no segundo volume da sua biografia, a propósito da dissolução do Governo de Santana Lopes, em 2004.

“Fartei-me do Santana como primeiro-ministro, estava a deixar o país à deriva”, aponta Sampaio na obra.

Santana Lopes reagiu, notando que Portugal tinha, na altura, “uma maioria coesa” e que compreende “o peso na consciência” de Sampaio porque, defende, “a decisão dele é que pôs o país à deriva”.

“Deve ser um tormento”, diz ainda o actual presidente da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, considerando que a dissolução do seu governo “deu origem àquilo de que andamos a falar todos os dias”.

Uma alusão ao caso judicial que implica José Sócrates e que acabou por chegar ao Governo, na sequência da queda do Executivo de Santana Lopes que, deste modo, imputa responsabilidades ao ex-Presidente da República pela ascensão do ex-governante socialista.

O político social-democrata desafia assim Sampaio para um debate na televisão, notando que “de bocas os portugueses estão fartos”.

ZAP //

PARTILHAR

20 COMENTÁRIOS

    • Foi então um golpe palaciano a aceitação de Santana para que po P. Socialista se organizasse após Ferro Rodrigues. Calhou Sócrates , como podia calhar outro. Era preciso era ser socialista. E assim nasceu o descalabro total, e agora…. aguentar….aguentar…..aguentar, como dizia o António.

    • José Santos a sua noção de justiça é medieval!
      Use argumentos e não diga disparates…

      Como deveria sabe (não sei se sabe) Ferro Rodrigues era fraquinho à frente do PS e o seu camarada Sampaio esperou que ele fosse afastado para fazer cair o Governo. Nunca o ex-presidente em qualquer lugar justificou a decisão da dissolução.

  1. É pura das verdades!!!
    O Dr. Sampaio só esteve à espera que o PS mudasse de líder (Ferro Rodrigues era fraco) para demitir o governo e oferecer o mesmo ao “Engº”Sócrates.
    Não tenho qualquer dúvida.
    Quanto ao Dr. Santana Lopes não deveria ter aceite substituir Dr. Barroso sem se sujeitar a escrutínio popular em novas eleições.
    Se o tivesse feito na altura provavelmente ganhava as eleições (essa atitude jogaria a favor dele) e dificilmente Jorge Sampaio o demitiria.
    Tenho dito.

  2. Alguém me sabe dizer porque é que o Dr. Sampaio dissolveu a Assembleia? E se souber dizer, onde é que ele disse ou escreveu essa justificação?

    • Na 5ª feira Santana Lopes anunciou que os Bancos iam passar a pagar o mesmo IRC que todas as empresas que pagavam 15% e na altura creio que era 27.5%
      Na 2ª Feira Jorge Sampaio dissolvia o Governo.

      Ora bem, mais claramente, o bando dos 4 banqueiros foram muito mais tarde dizer nas TV’s subservicientes:
      “queremos cá o FMI!” enquanto Sócrates não, também foi fora!

  3. Temos que concordar c/ Santana. Vir agora falar, apontar isto e aquilo, para justificar uma decisão que ñ deixa de ser contraditória. Parece ter que ver c/um problema de insónias, do presidente Sampaio. Até porque o que se seguiu está à vista de todos.

  4. Os socialistas deviam , se fossem sérios , e ao abrigo das teorias antidemocráticas do Sampaio , ter pedido eleições para a CML quando o Costa saiu …

  5. Quando o Sr. Durão Barroso “fugiu” em busca do “el dorado”, devido ao frete da cimeira dos Açores que deu origem, com a evasão do Iraque e ao embrião do EI e as consequências conhecidas, o Sr. Santana Lopes foi “cooptado” para PM de Portugal e as críticas não fizeram esperar, quer da esquerda, quer mesmo da direita devido ao seu perfil e o facto de ser demitido pelo presidente Jorge Sampaio, teve a ver com o facto de o governo Santana Lopes estar iminente de implodir, devido à péssima gestão e aos conflitos constantes, entre elementos do governo como referiu o Sr. Arala Chaves e a controversa ida do Sr. Morais Sarmento a S. Tomé para entre outros atos praticar “mergulho” utilizando um avião da Força Aérea Portuguesa. Se o presidente não tomasse medidas, este país era “uma coutada” da coligação de interesses (exploradores/corruptos/parasitas) que têm arruinado Portugal.

    • José não diga disparates…!

      Como deveria sabe (não sei se sabe) Ferro Rodrigues era fraquinho à frente do PS e o seu camarada Sampaio esperou que ele fosse afastado para fazer cair o Governo. Nunca o ex-presidente em qualquer lugar justificou a decisão da dissolução.

      Falar do “perfil” de Santana Lopes, denegrindo-o e não apresentando qualquer justificação é reles e de alguém “cobardolas”!

      Se não fossem as medidas do ex-presidente Sampaio, como diz, este país era “uma Coutada” da coligação de interesses que têm arruinado Portugal. Pergunto: E agora é o quê?

      É incrível como os esquerdalhos pensam que apenas os outros são corruptos, parasitas e exploradores.

      Os comentários acerca do Governo de Santana (que durou poucos meses devido ao golpe de Estado provocado por Sampaio) que diz ser de “péssima gestão”, são uma ideia falaciosa que por repetida à exaustão não passa a ser verdadeira.

      O governo de Santana Lopes não estava em iminente implosão como diz, foi explodido pelo ex-presidente socialista que defendeu sempre o seu partido e não foi isento nas avaliações que fez. Foi um cobarde e execrável não pensando no futuro do país, mas apenas nos resultados eleitorais do PS.

      Como dizia o tio-avô do Bruno de Carvalho: “Bardamerda” para todos os que não aceitam os factos como eles são e criam narrativas para explicar as suas versades!

  6. Ó Dr. Santana Lopes, este País é considerado – Marrocos da Europa – precisamente por estas questões.
    Então não é que sendo você mais um “menino da linha” tem passado por tudo o que é Presidencial ou seja:
    Ele é presidente do Sporting, ele é Camara de Lisboa, ele é Primeiro Ministro de Portugal, ele é Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa então já pensou bem o que produziu de valorativo na vida sem ser presidente de qualquer coisa?
    Teria tido mais aceitação se não viesse somente agora dizer mal do Sampaio então já passou por lá o Socrates depois foi o seu compadre Passos Coelho e somente agora quer meter mais ferro na cabeça dos portugueses que aqueles que já têm por causa do “menino” ter ficado ofendido pelo Presidente Sampaio ter dito que estava FARTO DE SI quando o despediu ( mas não abdicou das regalias de ter sido presidente do Conselho de Ministros de Portugal). Tenha dó Sr. Dr. já pensou que o seu compadre Durão Barroso já nos tinha dado uma imagem de como o PSD tem criado os “meninos” para politicos vide Durão Barroso que abandonou a presidência do Governo e “fugiu” em busca do “el dorado” (o que o dinheiro faz), e o Dr. Santana saltou para o cavalinho da Presidência para que o seu curriculum fosse recheado com mais uma Presidência.
    É este tipo de Políticos que a democracia tem deixado governar em Portugal e nós todos a ver passar os Presidentes, os Ministros, os Secretários de Estado ou seja os grandes Homens das Negociatas.
    Das negociatas sim, pois recordamos o antigo ministro da administração interna Dias Loureiro também seu compadre no PSD que comprou acções na empresa que alugava Helicópteros ao estado para apagar fogos florestais e que nunca se justificaram os valores em milhões desses negócios e já agora onde está o Dias Loureiro?.
    Olhe Dr. Santana se fosse a escrever tudo ao que fui assistindo como cidadão, que só sabe das coisas através da Comunicação Social então estava diversos dias a escrever e não trabalhava que é o que muitos dos nossos queridos políticos fazem ou seja não fazem que é trabalhar.

RESPONDER

Os olhos são (mesmo) o espelho da alma. Estudo revela que experiências traumáticas afetam as pupilas

Uma nova investigação acaba de revelar que as pupilas podem revelar se uma pessoa sofreu uma experiência traumática no passado. Recentemente, uma equipa de investigadores da Universidade de Swansea, no Reino Unido, descobriu que as pupilas …

No Japão, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação

Na Terra do Sol Nascente, é possível contratar um agente privado para sabotar a sua própria relação (sem ter de arcar com as culpas). De acordo com a BBC, estes agentes privados chamam-se "wakaresaseya" e têm …

Arqueologia estelar revela restos de antigo enxame globular. É o "último do seu género"

Uma equipa de astrónomos, incluindo Ting Li e Alexander Ji do Instituto Carnegie, descobriu uma corrente estelar composta pelos restos de um antigo enxame globular que foi dilacerado pela gravidade da Via Láctea, há 2 …

Petição para Reino Unido incluir Portugal no corredor aéreo com quase 30 mil assinaturas

O jornal em língua inglesa com maior circulação em Portugal lançou uma petição pela Internet a pedir ao Governo britânico para reconsiderar e incluir Portugal no corredor aéreo com o Reino Unido, já assinada por …

eBussy é o novo elétrico modular que se transforma em 10 carros diferentes

10 em 1. O eBussy, um veículo elétrico projetado pela alemã ElectricBrands, permite variar a carroçaria numa dezena de configurações diferentes. A fabricante alemã ElectricBrands revelou o seu mais recente carro-conceito: o eBussy, um elétrico modular capaz …

República Dominicana nega que Juan Carlos tenha entrado no país

A imprensa espanhola noticiou, esta terça-feira, que o rei emérito de Espanha estaria na República Dominicana, depois de ter anunciado que ia viver para fora. Mas as autoridades deste país negam essa informação. De acordo com …

Fome causada pelo coronavírus mata 10 mil crianças todos os meses

A cada mês que passa, 10 mil crianças morrem devido à fome causada pela pandemia do novo coronavírus. Há ainda 500 mil crianças malnutridas todos os meses. A pandemia do novo coronavírus está a intensificar problemas …

Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem clandestina que o FBI

A operação Lava Jato usou os mesmos métodos de espionagem utilizados por John Edgar Hoover, o temível líder do FBI durante quase 50 anos. Durante quase 50 anos, John Edgar Hoover liderou o FBI, ficando conhecido …

Por três dólares, já é possível comer refeições de avião em casa

A empresa Tamam Kitchen, líder na produção de alimentos para várias companhias aéreas de Israel, decidiu vender ao público e a baixo custo as refeições que habitualmente vende a empresas de aviação e que depois …

Ministério Público está a investigar acidente com Alfa Pendular em Soure

O Ministério Público está a investigar o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, que, na última sexta-feira, provocou dois mortos, oito feridos graves e 36 feridos ligeiros. Questionada na sexta-feira pela agência Lusa, a Procuradoria-Geral …