ADN confirma: pistola de amante de Rosa Grilo é a arma do crime

(dr)

Luís Grilo, triatleta de 50 anos, residente em Vila Franca de Xira, desapareceu a 16 de julho sem deixar rasto

A Polícia Científica encontrou sangue de Luís Grilo entranhado numa chapa de platina da arma de António Joaquim, amante de Rosa Grilo.

A notícia foi avançada pelo CM, na edição desta segunda-feira. A Polícia já sabia que a munição usada para matar Luís Grilo só poderia ter sido disparada por uma arma CZ 7,65 milímetros, rara em Portugal, com o mesmo cano e o mesmo tipo de estrias da pistola apreendida a António Joaquim, amante de Rosa Grilo.

Era ínfima a probabilidade de o crime ter sido cometido com outra arma, mas a defesa poderia ainda levantar a dúvida. Agora, depois de ter sido desmontada e testada, foi confirmado que a arma do crime é a do funcionário judicial António Joaquim.

A arma terá sido limpa, mas havia ainda vestígios entranhados. De acordo com o mesmo jornal, tratou-se de uma execução à queima-roupa: um disparo a curta distância, o que fez com que o sangue se alojasse na arma.

Rosa Grilo disse que o crime foi cometido na cozinha, em Vila Franca de Xira, por três angolanos com quem o marido traficava diamantes. Contudo, foram encontrados vestígios de sangue na cama onde dormia.

A Polícia Judiciária, porém, acredita que, a 15 de julho, na véspera de a viúva ter dado o alerta na GNR do desaparecimento do marido, Rosa Grilo abriu a porta de casa ao amante, que matou Luís Grilo com um tiro na cabeça. Depois enrolaram o corpo nu da vítima e foram ambos depositá-lo num descampado na zona de Avis.

Já António Joaquim alega como álibi que não saiu de casa: o seu telemóvel aciona sempre a mesma antena, mas a PJ já demonstrou que o aparelho foi desligado durante duas horas. No dia seguinte, Rosa Grilo disse que o marido tinha ido andar de bicicleta e desapareceu. Quando foi presa, tal como o amante, no final de setembro, alterou a versão para a teoria dos angolanos que se vingaram de Luís Grilo.

Luís Grilo, de 50 anos, residente em Cachoeiras, foi dado como desaparecido a 16 de julho. O corpo foi encontrado com sinais de violência mais de um mês depois e em adiantado estado de decomposição, no concelho de Avis, a mais de 130 quilómetros da sua casa.

Quando o corpo de Luís Grilo foi encontrado, o Laboratório de Polícia Científica conseguiu ligar Rosa Grilo ao crime, com a descoberta de vestígios de ADN no saco de plástico que cobria a cabeça do falecido.

Rosa Grilo e António Joaquim foram detidos por suspeita de ter mandado matar o marido. Ambos estão indiciados pelo crime de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Professora que revelou o que ia sair no exame de Português vai ser demitida

A professora, que foi presidente da Associação de Professores de Português, que em 2017 divulgou o conteúdo do exame de Português foi demitida pelo Ministério da Educação. Edviges Ferreira foi considerada culpada por ter partilhado o …

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …