ADN confirma: pistola de amante de Rosa Grilo é a arma do crime

(dr)

Luís Grilo, triatleta de 50 anos, residente em Vila Franca de Xira, desapareceu a 16 de julho sem deixar rasto

A Polícia Científica encontrou sangue de Luís Grilo entranhado numa chapa de platina da arma de António Joaquim, amante de Rosa Grilo.

A notícia foi avançada pelo CM, na edição desta segunda-feira. A Polícia já sabia que a munição usada para matar Luís Grilo só poderia ter sido disparada por uma arma CZ 7,65 milímetros, rara em Portugal, com o mesmo cano e o mesmo tipo de estrias da pistola apreendida a António Joaquim, amante de Rosa Grilo.

Era ínfima a probabilidade de o crime ter sido cometido com outra arma, mas a defesa poderia ainda levantar a dúvida. Agora, depois de ter sido desmontada e testada, foi confirmado que a arma do crime é a do funcionário judicial António Joaquim.

A arma terá sido limpa, mas havia ainda vestígios entranhados. De acordo com o mesmo jornal, tratou-se de uma execução à queima-roupa: um disparo a curta distância, o que fez com que o sangue se alojasse na arma.

Rosa Grilo disse que o crime foi cometido na cozinha, em Vila Franca de Xira, por três angolanos com quem o marido traficava diamantes. Contudo, foram encontrados vestígios de sangue na cama onde dormia.

A Polícia Judiciária, porém, acredita que, a 15 de julho, na véspera de a viúva ter dado o alerta na GNR do desaparecimento do marido, Rosa Grilo abriu a porta de casa ao amante, que matou Luís Grilo com um tiro na cabeça. Depois enrolaram o corpo nu da vítima e foram ambos depositá-lo num descampado na zona de Avis.

Já António Joaquim alega como álibi que não saiu de casa: o seu telemóvel aciona sempre a mesma antena, mas a PJ já demonstrou que o aparelho foi desligado durante duas horas. No dia seguinte, Rosa Grilo disse que o marido tinha ido andar de bicicleta e desapareceu. Quando foi presa, tal como o amante, no final de setembro, alterou a versão para a teoria dos angolanos que se vingaram de Luís Grilo.

Luís Grilo, de 50 anos, residente em Cachoeiras, foi dado como desaparecido a 16 de julho. O corpo foi encontrado com sinais de violência mais de um mês depois e em adiantado estado de decomposição, no concelho de Avis, a mais de 130 quilómetros da sua casa.

Quando o corpo de Luís Grilo foi encontrado, o Laboratório de Polícia Científica conseguiu ligar Rosa Grilo ao crime, com a descoberta de vestígios de ADN no saco de plástico que cobria a cabeça do falecido.

Rosa Grilo e António Joaquim foram detidos por suspeita de ter mandado matar o marido. Ambos estão indiciados pelo crime de homicídio qualificado e profanação de cadáver.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fórmula 1 quer atingir emissões zero de CO2 até 2030

A Fórmula 1 pretende reduzir a zero as emissões de CO2 até 2030, com base num plano que pretende “pôr em marcha de imediato”, anunciou esta terça-feira a Federação Internacional do Automóvel (FIA). O plano divulgado …

A Tesla vai lançar a sua misteriosa pickup “cyberpunk” elétrica ainda este mês

A nova Tesla Cybetruck já tem data de lançamento após um longo tempo de espera. O fundador da empresa, Elon Musk, anunciou que a carrinha "pickup" será revelada no dia 21 de novembro. O anúncio foi …

Asteróide "potencialmente perigoso" aproxima-se da Terra esta quarta-feira

Um asteróide com 147 metros de diâmetro, caracterizado pela NASA como "potencialmente perigoso" vai aproximar-se da Terra esta quarta-feira. Em causa está o corpo rochoso UN12 2019, explica a agência espacial norte-americana, dando conta que o …

Encontrado submarino da II Guerra Mundial que esteve perdido durante 75 anos (devido a um erro de tradução)

Uma equipa de exploradores oceânicos privada encontrou na costa do Japão um submarino do exército norte-americano do tempo da II Guerra Mundial, que estava desaparecido há 75 anos por causa de um erro num dígito …

Uma casa esteve a afundar-se no Tamisa para alertar para a subida do nível dos oceanos

No passado domingo, quem passou junto ao rio Tamisa, em Londres, não deverá ter ficado indiferente à típica casa dos subúrbios ingleses que se afundava perto da Tower Bridge. Felizmente, de acordo com a agência Reuters, …

A defesa de Lage é a melhor do Benfica em quase 30 anos

A defesa de Bruno Lage leva apenas quatro golos sofridos em 11 jornadas, o que faz dela a melhor defesa do campeonato e a melhor do Benfica desde a temporada de 1990/1991, escreve o jornal …

OE2020. “Não vamos para negociar”, esclarece Jerónimo de Sousa

O PCP vai reunir esta quarta-feira com o Governo com vista ao Orçamento de Estado para 2020. Jerónimo de Sousa esclareceu esta terça-feira que os comunistas não vão para negociar, sendo "manifestamente exagerado dizer que …

Benjamin "morreu" enquanto cumpria pena de prisão perpétua. Agora está vivo e quer a liberdade

Um norte-americano, de 66 anos, que cumpre pena de prisão perpétua por ter espancado um homem até à morte em 1996, pretendia ser libertado, uma vez que o seu coração parou por breves instantes. Em 1996, …

“Máfia do Sangue”. Ministério Público deixa Octapharma fora da acusação

O Ministério Público (MP) deixou a farmacêutica Octapharma fora da acusação da operação "O Negativo" por considerar que o ex-administrador Lalanda e Castro montou um esquema de corrupção para a venda de plasma ao Serviço …

Rio Nilo tem 30 milhões de anos. É seis vezes mais antigo do que se pensava

Um grupo de cientistas estudou diferentes sedimentos do rio, incluindo as rochas vulcânicas da região planáltica da Etiópia, e fez simulações computacionais para traçar a vida do rio até ao passado mais longínquo, contabilizou agora …