Samsung dá 8-0 à Apple, mas a batalha judicial ainda não terminou

samsungtomorrow / Flickr

A Samsung conseguiu uma preciosa vitória sobre a Apple no caso judicial em que a tecnológica norte-americana acusa a rival sul-coreana de apropriação do design do iPhone.

O Supremo Tribunal dos EU reduz o valor da indemnização a pagar pela Samsung, embora não ilibe a empresa da acusação de cópia da patente da Apple.

A decisão agora tomada pelo Supremo vai em sentido contrário de decisões anteriores, tomadas por tribunais de primeira instância, e que condenaram a Samsung a pagar uma indemnização de 399 milhões de dólares (cerca de 374 milhões de euros) à Apple.

Num veredicto de “8-0”, com total unanimidade dos magistrados do Supremo Tribunal dos EUA, conforme adianta o USA Today, alega-se que quem se apropria indevidamente de patentes alheias não precisa de abdicar de todas as receitas obtidas com a venda dos produtos com designs roubados, se estes incluírem apenas alguns componentes concretos e não o aparelho na íntegra.

Esta decisão beneficia não apenas a Samsung, mas todas as empresas que imitam outros produtos de marca, naquele que foi “o primeiro caso de design de patentes” que chegou ao Supremo em “mais de um século”, conforme constata o USA Today.

Para a Samsung é uma pequena grande vitória depois de um ano muito negativo, marcado pelos problemas com o Galaxy Note7, cuja produção foi cancelada, e até por máquinas de lavar que foram retiradas do mercado por explodirem.

Mas a batalha judicial, que se arrasta em tribunal desde 2011, não termina aqui e o processo desce agora, aos Tribunais de Apelo dos EUA para determinar que porção dos lucros é que a Samsung vai ter que pagar.

E adivinha-se mais um longo processo pela frente, com o USA Today a notar que “vários especialistas em propriedade intelectual prevêem que não será fácil distinguir entre o design de um produto e o seu uso geral, já para não mencionar fixar números em dólares para componentes”.

A Apple continua “optimista de que os tribunais inferiores vão, de novo, dar um sinal poderoso de que roubar não está certo“, refere um porta-voz da empresa ao site Techcrunch.com.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Moedas já fala como presidente. "Temos que deixar a política da fricção e apostar na construção de soluções, de resultados"

Carlos Moedas, que se vê como um presidente inclusivo", recusa uma política de "fricção", nomeadamente na oposição ao poder nacional e promete concentrar-se nos "resultados e nas pessoas" para melhorar a vida dos lisboetas. Carlos Moedas, …

Responsabilidade é a característica mais importante para alcançar bons resultados escolares

Cerca de 300 estudantes do concelho de Sintra participaram no estudo internacional que teve como objetivo correlacionar o desempenho escolar com as competências sociais e emocionais dos mesmos. A responsabilidade é uma das características mais importantes …

CCB condenado por violar direitos laborais de técnicos de espetáculos

O Centro Cultural de Belém (CCB) foi condenado em tribunal por violação dos direitos laborais de 12 técnicos de espetáculos. Segundo o jornal Público, os juízes do Tribunal da Relação de Lisboa deram razão a 12 …

Berlinenses apoiam expropriação de grandes proprietários para conter preços da habitação

Resultados do referendo são um sinal da crescente divisão que se vive na sociedade berlinense em relação à especulação imobiliária. Agentes imobiliários interpretam o resultado como um "mau sinal" que pode levar à "paralisação imediata …

Portugal com 230 novos casos de covid-19 e uma morte. País cada vez mais próximo da zona verde da matriz de risco

Portugal registou, esta segunda-feira, 230 novos casos e uma morte na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). País está mais próximo da zona verde da …

Restauração defende manutenção do lay-off simplificado

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu hoje a continuidade do lay-off simplificado para apoio à manutenção dos postos de trabalho das atividades da restauração, similares e alojamento turístico. “Esta medida assume …

Cumbre Vieja deixou de expelir lava, mas os sismos voltaram

O vulcão Cumbre Vieja, em La Palma, nas Canárias, parou de emitir lava. Apesar de a atividade ter sido a mais baixa da última semana, as autoridades alertam que a situação pode mudar rapidamente. A atividade …

Portugal continental tem 83,89% da população com vacinação completa

Cerca de 8,27 milhões de pessoas em Portugal continental tinham a vacinação completa contra a covid-19 até às 19h00 deste domingo, revelou à agência Lusa fonte oficial da task force que coordena o processo de …

Mulheres ganham 9% das câmaras, menos do que em 2017

Das 308 câmaras do país, 28 foram ganhas por uma mulher, o que corresponde a aproximadamente 9% do total e menos do que as 32 autarcas eleitas em 2017, segundo o portal de dados estatísticos …

Turismo só usou um terço das linhas de crédito criadas para o setor

A utilização das linhas de crédito destinadas especificamente ao turismo ficou aquém do esperado. Até agora, as empresas só utilizaram cerca de 30% destas linhas, que disponibilizam um valor conjunto de 400 milhões de euros. Rita …