Samsung dá 8-0 à Apple, mas a batalha judicial ainda não terminou

samsungtomorrow / Flickr

A Samsung conseguiu uma preciosa vitória sobre a Apple no caso judicial em que a tecnológica norte-americana acusa a rival sul-coreana de apropriação do design do iPhone.

O Supremo Tribunal dos EU reduz o valor da indemnização a pagar pela Samsung, embora não ilibe a empresa da acusação de cópia da patente da Apple.

A decisão agora tomada pelo Supremo vai em sentido contrário de decisões anteriores, tomadas por tribunais de primeira instância, e que condenaram a Samsung a pagar uma indemnização de 399 milhões de dólares (cerca de 374 milhões de euros) à Apple.

Num veredicto de “8-0”, com total unanimidade dos magistrados do Supremo Tribunal dos EUA, conforme adianta o USA Today, alega-se que quem se apropria indevidamente de patentes alheias não precisa de abdicar de todas as receitas obtidas com a venda dos produtos com designs roubados, se estes incluírem apenas alguns componentes concretos e não o aparelho na íntegra.

Esta decisão beneficia não apenas a Samsung, mas todas as empresas que imitam outros produtos de marca, naquele que foi “o primeiro caso de design de patentes” que chegou ao Supremo em “mais de um século”, conforme constata o USA Today.

Para a Samsung é uma pequena grande vitória depois de um ano muito negativo, marcado pelos problemas com o Galaxy Note7, cuja produção foi cancelada, e até por máquinas de lavar que foram retiradas do mercado por explodirem.

Mas a batalha judicial, que se arrasta em tribunal desde 2011, não termina aqui e o processo desce agora, aos Tribunais de Apelo dos EUA para determinar que porção dos lucros é que a Samsung vai ter que pagar.

E adivinha-se mais um longo processo pela frente, com o USA Today a notar que “vários especialistas em propriedade intelectual prevêem que não será fácil distinguir entre o design de um produto e o seu uso geral, já para não mencionar fixar números em dólares para componentes”.

A Apple continua “optimista de que os tribunais inferiores vão, de novo, dar um sinal poderoso de que roubar não está certo“, refere um porta-voz da empresa ao site Techcrunch.com.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …

Mais acidentes, afogamentos e suicídios num mundo mais quente

As temperaturas mais elevadas vão provocar mais acidentes rodoviários, afogamentos, agressões e suicídios, revelou uma nova investigação. Até ao momento, a grande parte das pesquisas em torno das alterações climáticas centrou-se nas mortes por doenças transmitidas …

Jóias de ouro e prata com plástico. Justiça não vê mal nenhum e iliba marca Tous

O processo de investigação aberto à marca TOUS por alegada fraude com jóias de ouro e plástico contendo plástico no seu interior, foi arquivado. A Justiça espanhola entende que, apesar de as jóias conterem plástico, …