Samsung dá 8-0 à Apple, mas a batalha judicial ainda não terminou

samsungtomorrow / Flickr

A Samsung conseguiu uma preciosa vitória sobre a Apple no caso judicial em que a tecnológica norte-americana acusa a rival sul-coreana de apropriação do design do iPhone.

O Supremo Tribunal dos EU reduz o valor da indemnização a pagar pela Samsung, embora não ilibe a empresa da acusação de cópia da patente da Apple.

A decisão agora tomada pelo Supremo vai em sentido contrário de decisões anteriores, tomadas por tribunais de primeira instância, e que condenaram a Samsung a pagar uma indemnização de 399 milhões de dólares (cerca de 374 milhões de euros) à Apple.

Num veredicto de “8-0”, com total unanimidade dos magistrados do Supremo Tribunal dos EUA, conforme adianta o USA Today, alega-se que quem se apropria indevidamente de patentes alheias não precisa de abdicar de todas as receitas obtidas com a venda dos produtos com designs roubados, se estes incluírem apenas alguns componentes concretos e não o aparelho na íntegra.

Esta decisão beneficia não apenas a Samsung, mas todas as empresas que imitam outros produtos de marca, naquele que foi “o primeiro caso de design de patentes” que chegou ao Supremo em “mais de um século”, conforme constata o USA Today.

Para a Samsung é uma pequena grande vitória depois de um ano muito negativo, marcado pelos problemas com o Galaxy Note7, cuja produção foi cancelada, e até por máquinas de lavar que foram retiradas do mercado por explodirem.

Mas a batalha judicial, que se arrasta em tribunal desde 2011, não termina aqui e o processo desce agora, aos Tribunais de Apelo dos EUA para determinar que porção dos lucros é que a Samsung vai ter que pagar.

E adivinha-se mais um longo processo pela frente, com o USA Today a notar que “vários especialistas em propriedade intelectual prevêem que não será fácil distinguir entre o design de um produto e o seu uso geral, já para não mencionar fixar números em dólares para componentes”.

A Apple continua “optimista de que os tribunais inferiores vão, de novo, dar um sinal poderoso de que roubar não está certo“, refere um porta-voz da empresa ao site Techcrunch.com.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …

Empresa está a contratar uma pessoa que será paga para usar pijamas e dormir

Um start-up de colchões da Índia, que se descreve como uma "empresa de soluções para dormir" está a contratar alguém que será pago apenas para fazer isso mesmo. O objetivo é testar os seus produtos de …

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …