Salgado mandou contabilista fugir para o Brasil ou Bolívia

Nisopedia / Wikimedia

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Francisco Machado da Cruz, o contabilista do GES, afirma que Ricardo Salgado o aconselhou a fugir e esconder-se num país que não tivesse acordo de extradição para Portugal: “vais para o Brasil, ou para a Bolívia”.

De acordo com o Expresso, na comissão parlamentar de inquérito (CPI) à gestão do BES/GES, o contabilista da Espírito Santo Internacional contou aos deputados que Ricardo Salgado o aconselhou a fugir e esconder-se num país que não o extraditasse para Portugal.

Ó Francisco, agora vais ter de sair daqui, vais para o Brasil, ou para a Bolívia“, ter-lhe-á dito Salgado.

A conversa com o presidente do BES terá acontecido quando foi combinada a demissão de Machado da Cruz, em abril de 2014, numa tentativa de afastar o commissaire aux comptes do grupo, não apenas como contabilista, mas também nos diversos cargos de administração que ocupava.

Salgado e Morais Pires conheciam todas as decisões relevantes

Segundo o relato de Machado da Cruz, Manuel Fernando Espírito Santo sabia da ocultação de passivo, mas José Maria Ricciardi e José Manuel Espírito Santo não teriam conhecimento da mesma.

A ex-diretora do BES, Isabel Almeida, também confirma que o antigo líder do banco, assim como o ex-administrador Amílcar Morais Pires, conheciam todas as decisões relevantes na instituição financeira.

“Nunca tomei nenhuma decisão relevante sem o conhecimento e o acordo prévio de Amílcar Morais Pires”, afirmou Isabel Almeida, esta quarta-feira, quando questionada pela deputada do Bloco de Esquerda Mariana Mortágua na comissão parlamentar de inquérito à gestão do Banco Espírito Santo (BES) e do Grupo Espírito Santo (GES).

A ex-diretora financeira do BES disse também que recebeu “instruções diretas” de Ricardo Salgado, “que foram sempre” comunicadas a Amílcar Morais Pires, que as validava.

“Tenho a convicção de que Ricardo Salgado tinha todo o conhecimento de todas as operações do departamento financeiro, de que Amílcar Morais Pires lhe comunicava todos esses factos”, disse, respondendo ainda à deputada bloquista.

A comissão de inquérito, que arrancou a 17 de novembro, tem por intuito “apurar as práticas da anterior gestão do BES, o papel dos auditores externos, e as relações entre o BES e o conjunto de entidades integrantes do universo do GES, designadamente os métodos e veículos utilizados pelo BES para financiar essas entidades”.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. quanto poder é fraco.
    vergonha nao existe o resto é só cara de pau.

    roubar é encarado como normal….muito vai mal esse pais …
    que exemplo e que educacao e valores querem dar as novas geracoes…
    meus malandros sem vergonha…canalhas….
    morte é pouca para esta gente….destruiram sonhos, projetos e ficaram com dinheiro das pessoas e passam como se nada fosse com eles…onde esta a justica, onde estam as leis, onde anda constituicao…se nao pune nao serve….entao precisa se mudar muita coisa….CHEGA de trafulhices e malabarismos que arruinam geracoes e futuro de todos… banditos sem vergonha

RESPONDER

Plataformas de streaming passam a ter de pagar 1% do seu lucro ao Estado

As plataformas de streaming passam a pagar uma taxa, após a proposta de lei ser aprovada esta sexta-feira, na Assembleia da República. Serviços como a Netflix, a HBO Portugal ou a Disney +, passam a …

Porto 1-0 Gil Vicente | Dupla Shoya-Evanilson embala “dragão”

Difícil, mas justo. O FC Porto recebeu o Gil Vicente numa noite chuvosa no Dragão, dominou claramente até aos 75 minutos – altura em que Zaidu foi expulso – e venceu por 1-0. Um resultado …

O novo recurso da Google encontra qualquer música. Basta cantarolar, assobiar ou cantar

Na semana passada, a gigante tecnológica da Google lançou uma versão atualizada da aplicação que ajuda a encontrar qualquer música que esteja presa na sua cabeça - mas que não saiba o nome. Com a nova …

Pintura de Jacob Lawrence desaparecida há 60 anos foi encontrada em Nova Iorque

Uma visitante do Met, nos Estados Unidos, descobriu o paredeiro do quadro desaparecido de Jacob Lawrence. A mulher associou o quadro a um pendurado na sala de estar dos seus vizinhos, suspeitando que poderia fazer …

Fezes ancestrais ajudam a descobrir como o microbioma afeta a nossa saúde

Um novo estudo, realizado em Israel e na Letónia, analisou fezes ancestrais e comparou-as com o nosso microbioma para tentar descobrir pistas sobre as doenças modernas. A equipa de investigadores, que trabalhou enterrada até aos joelhos …

Santa Clara 1-2 Sporting | “Leão” mostra POTEncial nas ilhas

Ao final da tarde deste sábado, o Sporting venceu o Santa Clara por 2-1, num duelo a contar para a 5ª jornada da Liga NOS que decorreu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada. …

Robô ultrarrealista pode vir a substituir os golfinhos em cativeiro em parques temáticos

A empresa de engenharia Edge Innovations, com sede em São Francisco, Estados Unidos, projetou e construiu um golfinho-robô que se parece e age quase exatamente como um. Nadando ao redor da piscina enquanto um grupo de …

PCP avisa: Abstenção é “apenas e só” para discutir o OE2021

O secretário-geral do PCP avisou este sábado que a abstenção anunciada pelo partido visa "apenas e só" fazer passar o Orçamento do Estado de 2021 a "outra fase de discussão" e recusou estar garantido um …

Convento medieval encontrado sob parque de estacionamento em Inglaterra

Uma equipa de arqueólogos britânicos encontrou um convento medieval, há muito perdido, debaixo de um parque de estacionamento em Inglaterra. Há muito que os arqueólogos britânicos especulavam sobre a potencial localização de um antigo convento medieval, …

Virgin Galactic leva cientista planetário ao Espaço pela primeira vez

O norte-americano Alan Stern será o primeiro a realizar experiências científicas financiadas pela NASA, a bordo de uma aeronave comercial da empresa espacial privada Virgin Galactic. A NASA revelou a semana passada que o cientista planetário …