Salgado deu ordem por escrito para esconder passivo

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo deram por escrito a ordem para esconder passivo da Espírito Santo Internacional (ESI), depois do técnico suíço que elaborava as contas ter recusado prosseguir com a falsificação.

O Jornal de Negócios avança que os documentos enviados por Salgado à filial na Suíça estão entre as provas que levaram o Banco de Portugal a avançar com acusação no caso do colapso do Banco Espírito Santo.

O técnico suíço que elaborava as contas recusou-se a ocultar passivo da ESI sem indicações escritas nesse sentido.

De acordo com o Negócios, as ordens terão sido dadas a partir de 2012, quando Pierre Butty, um dos gestores da filial suíça do GES, se terá rejeitado a continuar a alterar as contas, escondendo as perdas e a sobrevalorizando os ativos da holding do grupo Espírito Santo.

Isto terá obrigado Salgado a enviar um documento escrito, assinado pelo líder do BES e pelo também ex-diretor José Manuel Espírito Santo, a ordenar a falsificação das contas, que prosseguiu até 2013, escreve o jornal

O Banco de Portugal acusa os gestores de atos dolosos de gestão ruinosa por estarem a par da falsificação das contas e terem decidido vender papel comercial da ESI a clientes do BES.

O processo de contraordenação do Banco de Portugal acusa 15 dos antigos administradores das várias empresas do Grupo Espírito Santo, por várias fraudes que levaram ao colapso do império Espírito Santo.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E só agora depois de acabar as audiências é que se sabe, portugal no seu melhor começando pela comunicação social que só sabe quando quer

    • Ah?!
      Só agora?! Mas, se tu já sabias disto, podias ter dito antes…
      Depois de “acabar”?! Agora é que vai começar!!..
      E, se encontram essa ordem escrita, já é muito bom…
      Se já lhes penhoram os bens, estão a trabalhar bem; continuem!…

  2. Houve há dias uma reunião do BCE na outrora vila da realeza – Sintra – devia ser para marcar a ida deste senhor para acompanhar ou substituir o Constâncio se entretanto não for recrutado para o FMI… estes são bons para esses lugares

RESPONDER

Aumento extra de dez euros pode beneficiar 1,6 milhões de pensionistas

O aumento extra de dez euros nas reformas até 658,2 euros, confirmado esta quinta-feira pelo secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, pode vir a beneficiar cerca de 1,6 milhões de pensionistas. A estimativa é avançada …

Rui Pinto vai a julgamento por 93 crimes

A juíza do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu que Rui Pinto vai ser julgado por 93 crimes, e não 147 como estava acusado. O Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa decidiu esta sexta-feira levar …

Um "palhaço" que vai apunhalar os iranianos nas costas. Líder supremo do Irão arrasa Trump

O líder supremo do Irão classificou esta sexta-feira o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como "um palhaço" que finge querer ajudar os iranianos, mas vai atacá-los pelas costas com "um punhal envenenado". As declarações do …

"Lava que se farta". Justiça dá razão a Ana Gomes no processo movido por Isabel dos Santos

A ex-eurodeputada Ana Gomes venceu um dos processos que foi movido contra ela por Isabel dos Santos. Em causa estão publicações no Twitter, onde a diplomata acusava a empresária angolana de estar a usar Portugal …

Secretário da Cultura brasileiro vai ser demitido depois de se inspirar em discurso nazi de Goebbels

Roberto Alvim, secretário da Cultura brasileiro, fez um discurso esta quinta-feira copiando um discurso muito conhecido do ministro da propaganda de Adolf Hitler, Joseph Goebbels. O secretário da Cultura do Brasil, Roberto Alvim, divulgou um vídeo …

Presidente da Guatemala anuncia corte de relações com Venezuela

O novo Presidente da Guatemala, Alejandro Giammattei, anunciou na quinta-feira que ordenou o corte de relações com a Venezuela e o encerramento da embaixada neste país. Alejandro Giammattei, médico e ex-diretor do Sistema Penitenciário da Guatemala, …

Bolsonaro vai manter secretário acusado de irregularidades no Governo

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, defendeu hoje o titular da Secretaria Especial da Comunicação Social (Secom, órgão da Presidência), Fabio Wajngarten, acusado de alegadas irregularidades em contratos, garantindo que o manterá no cargo. “Pelo que eu …

FC Porto empresta Waris ao Estrasburgo com opção de compra obrigatória

O avançado ganês foi emprestado pelo FC Porto ao Estrasburgo até ao final da temporada, num negócio que inclui uma cláusula de opção de compra obrigatória. No final do empréstimo, o Estrasburgo fica obrigado a contratar …

Miguel Guimarães reeleito bastonário da Ordem dos Médicos

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, foi eleito esta quinta-feira para um segundo mandato, com 93% dos votos. De acordo com os resultados provisórios avançados pela Ordem, estando contados 16.723 votos, Miguel Guimarães foi …

Governante sugere "chazinhos e bolos" para acabar com agressões nas salas de espera dos hospitais

"Salas de espera com bom aspecto, com televisão, revistas" e com "chazinhos e bolos" podem ajudar a reduzir o "clima de tensão" que se vive em alguns hospitais, contribuindo para acabar com as agressões a …