Salgado deu ordem por escrito para esconder passivo

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo deram por escrito a ordem para esconder passivo da Espírito Santo Internacional (ESI), depois do técnico suíço que elaborava as contas ter recusado prosseguir com a falsificação.

O Jornal de Negócios avança que os documentos enviados por Salgado à filial na Suíça estão entre as provas que levaram o Banco de Portugal a avançar com acusação no caso do colapso do Banco Espírito Santo.

O técnico suíço que elaborava as contas recusou-se a ocultar passivo da ESI sem indicações escritas nesse sentido.

De acordo com o Negócios, as ordens terão sido dadas a partir de 2012, quando Pierre Butty, um dos gestores da filial suíça do GES, se terá rejeitado a continuar a alterar as contas, escondendo as perdas e a sobrevalorizando os ativos da holding do grupo Espírito Santo.

Isto terá obrigado Salgado a enviar um documento escrito, assinado pelo líder do BES e pelo também ex-diretor José Manuel Espírito Santo, a ordenar a falsificação das contas, que prosseguiu até 2013, escreve o jornal

O Banco de Portugal acusa os gestores de atos dolosos de gestão ruinosa por estarem a par da falsificação das contas e terem decidido vender papel comercial da ESI a clientes do BES.

O processo de contraordenação do Banco de Portugal acusa 15 dos antigos administradores das várias empresas do Grupo Espírito Santo, por várias fraudes que levaram ao colapso do império Espírito Santo.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E só agora depois de acabar as audiências é que se sabe, portugal no seu melhor começando pela comunicação social que só sabe quando quer

    • Ah?!
      Só agora?! Mas, se tu já sabias disto, podias ter dito antes…
      Depois de “acabar”?! Agora é que vai começar!!..
      E, se encontram essa ordem escrita, já é muito bom…
      Se já lhes penhoram os bens, estão a trabalhar bem; continuem!…

  2. Houve há dias uma reunião do BCE na outrora vila da realeza – Sintra – devia ser para marcar a ida deste senhor para acompanhar ou substituir o Constâncio se entretanto não for recrutado para o FMI… estes são bons para esses lugares

RESPONDER

"Era como se a morte estivesse num copo." No século XVIII, o gin estava a arruinar a Inglaterra

A bebida alcoólica tornou-se tão popular no Reino Unido que os empresários começaram a utilizar todo o tipo de aditivos para enriquecerem. No século XVIII, o gin tornou-se a maior droga que o homem poderia consumir …

Vacinar animais contra a covid-19? Dezenas de zoos nos EUA estão a avançar com a ideia

Cerca de 70 jardins zoológicos e espaços de conservação nos Estados Unidos estão a administrar a vacina da farmcêutica veterinária Zoetis aos seus animais. Não são só os humanos que estão a ser vacinados contra a …

Lewis Hamilton: "Eu não disse que estava a morrer"

Acidente com Max Verstappen originou dores no campeão; Helmut Marko disse que já era "espectáculo" a mais. Troca de palavras entre os dois candidatos ao título. Como se esperava, o acidente que envolveu Lewis Hamilton e …

Autorretrato de Frida Kahlo deverá ser vendido por um valor recorde de 30 milhões de dólares

A Sotheby’s espera ultrapassar os 30 milhões de dólares (mais de 25 milhões de euros) com o autorretrato da pintora mexicana Frida Kahlo, no qual aparece também o seu marido Diego Rivera. O autorretrato Diego y …

David Luiz: "Um dos dias mais especiais da minha vida" - e ainda se fala sobre Jorge Jesus

Flamengo ficou mais próximo de mais uma final da Libertadores, depois de derrotar o Barcelona de Guayaquil. David Luiz estreou-se. O Flamengo venceu o Barcelona de Guayaquil por 2-0, na primeira "mão" das meias-finais da Copa …

Iémen. Escassez de alimentos empurra 16 milhões de pessoas para a fome, revela ONU

Pelo menos 5 milhões de pessoas no Iémen estão à beira da fome e outros 16 milhões estão "a caminhar para a fome", num país dilacerado pela guerra civil. O Programa Mundial de Alimentos (WFP, na …

Presidente da Tunísia governará por decreto, ignorando partes da constituição

O Presidente da Tunísia, Kais Saied, declarou que governará por decreto e ignorará partes da constituição, enquanto se prepara para mudar o sistema político, gerando críticas imediatas da oposição. Desde 25 de julho, dia em que …

Alemanha deixa de pagar quarentena a trabalhadores não vacinados

A Alemanha vai deixar de indemnizar trabalhadores não vacinados que forem forçados a quarentena devido ao coronavírus, por ser "injusto pedir aos contribuintes que subsidiem aqueles que se recusam a ser vacinados", disse na quarta-feira …

Governo acaba com recomendação do teletrabalho

O Conselho de Ministros decidiu acabar com a recomendação da opção pelo teletrabalho e eliminar a testagem em locais de trabalho com mais de 150 trabalhadores. Estas medidas integram a terceira e última fase do plano …

Cansado de denúncias, Betis pede aos seus sócios: "Portem-se bem"

Clube onde jogam dois portugueses quer que os adeptos tenham um "comportamento adequado" durante os jogos no Benito Villamarín. O Betis de Sevilha jogou seis vezes até agora, nesta época. Quatro desses encontros foram disputados em …