Salgado deu ordem por escrito para esconder passivo

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo deram por escrito a ordem para esconder passivo da Espírito Santo Internacional (ESI), depois do técnico suíço que elaborava as contas ter recusado prosseguir com a falsificação.

O Jornal de Negócios avança que os documentos enviados por Salgado à filial na Suíça estão entre as provas que levaram o Banco de Portugal a avançar com acusação no caso do colapso do Banco Espírito Santo.

O técnico suíço que elaborava as contas recusou-se a ocultar passivo da ESI sem indicações escritas nesse sentido.

De acordo com o Negócios, as ordens terão sido dadas a partir de 2012, quando Pierre Butty, um dos gestores da filial suíça do GES, se terá rejeitado a continuar a alterar as contas, escondendo as perdas e a sobrevalorizando os ativos da holding do grupo Espírito Santo.

Isto terá obrigado Salgado a enviar um documento escrito, assinado pelo líder do BES e pelo também ex-diretor José Manuel Espírito Santo, a ordenar a falsificação das contas, que prosseguiu até 2013, escreve o jornal

O Banco de Portugal acusa os gestores de atos dolosos de gestão ruinosa por estarem a par da falsificação das contas e terem decidido vender papel comercial da ESI a clientes do BES.

O processo de contraordenação do Banco de Portugal acusa 15 dos antigos administradores das várias empresas do Grupo Espírito Santo, por várias fraudes que levaram ao colapso do império Espírito Santo.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E só agora depois de acabar as audiências é que se sabe, portugal no seu melhor começando pela comunicação social que só sabe quando quer

    • Ah?!
      Só agora?! Mas, se tu já sabias disto, podias ter dito antes…
      Depois de “acabar”?! Agora é que vai começar!!..
      E, se encontram essa ordem escrita, já é muito bom…
      Se já lhes penhoram os bens, estão a trabalhar bem; continuem!…

  2. Houve há dias uma reunião do BCE na outrora vila da realeza – Sintra – devia ser para marcar a ida deste senhor para acompanhar ou substituir o Constâncio se entretanto não for recrutado para o FMI… estes são bons para esses lugares

RESPONDER

A longo prazo, o distanciamento social pode até ser melhor para a economia

O isolamento social durante uma pandemia, como é o caso da covid-19, que já fez mais de 48.000 vítimas mortais por tudo o mundo, pode revelar-se melhor para a economia a longo prazo, revelou uma …

Elon Musk doou 1.000 ventiladores a hospitais (mas eram do tipo errado)

Nos últimos dias, Elon Musk, CEO da Tesla, recebeu muitos elogios por ter doado mil ventiladores a hospitais da Califórnia, que enfrentam um número esmagador de casos de coronavírus. Porém, os ventiladores não eram do …

Coronavírus pode replicar-se na boca e nariz durante uma semana antes de infetar pulmões

O coronavírus pode permanecer e replicar-se na boca e no nariz durante uma semana antes de infetar aos pulmões, à traqueia e aos brônquios, revela um estudo, que mostra igualmente que é expulso do organismo …

PSP vai utilizar câmaras portáteis em drones no estado de emergência

A PSP vai utilizar 20 câmaras portáteis de videovigilância, 18 das quais vão ser instaladas em ‘drones’, durante o estado de emergência devido à pandemia de covid-19, anunciou esta quinta-feira o Ministério da Administração Interna …

Em Nova Iorque, prisioneiros são usados para cavar valas comuns

Nova Iorque está a oferecer seis dólares por hora e material de proteção individual aos prisioneiros de Rikers Island que aceitem ajudar a cavar valas comuns. Projeções da Fundação Gates apontam que, em Nova Iorque, o …

EUA estará a pagar para desviar carregamentos de máscaras adquiridas por França

As autoridades francesas estão a acusar os Estados Unidos de terem pago para desviar um carregamento de máscaras faciais oriundo da China. Este episódio é apenas mais um na saga sobre a escassez de máscaras de …

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados

Cerca de 1200 reclusos podem vir a ser libertados antecipadamente para prevenir a propagação da pandemia de covid-19 no meio prisional, revelou esta quinta-feira a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem, em declarações à RTP3. A …

OMS e EUA ponderam alargar recomendação para uso de máscaras

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vai reavaliar as suas recomendações sobre o uso de máscaras para prevenir a contaminação com covid-19, disse esta quinta-feira o presidente do grupo de especialistas que vai discutir o …

Covid-19. Mais de 95% das vítimas mortais na Europa tinham mais de 60 anos

O diretor regional para a Europa da Organização Mundial de Saúde (OMS), Hans Kluge, revelou esta quinta-fera que mais de 95% das vítimas mortais da covid-19 na Europa têm mais de 60 anos de idade. Em …

Curva portuguesa mostra abrandamento de novos casos (mas é preciso "cautela")

Portugal tem assistido desde o dia 25 de março a um abrandamento do aumento percentual diário de novos casos de covid-19, segundo dados divulgados pelo Barómetro Covid-19 da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP). Segundo Carla …