Salgado deu ordem por escrito para esconder passivo

Mário Cruz / Lusa

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado, ex-presidente do BES

Ricardo Salgado e José Manuel Espírito Santo deram por escrito a ordem para esconder passivo da Espírito Santo Internacional (ESI), depois do técnico suíço que elaborava as contas ter recusado prosseguir com a falsificação.

O Jornal de Negócios avança que os documentos enviados por Salgado à filial na Suíça estão entre as provas que levaram o Banco de Portugal a avançar com acusação no caso do colapso do Banco Espírito Santo.

O técnico suíço que elaborava as contas recusou-se a ocultar passivo da ESI sem indicações escritas nesse sentido.

De acordo com o Negócios, as ordens terão sido dadas a partir de 2012, quando Pierre Butty, um dos gestores da filial suíça do GES, se terá rejeitado a continuar a alterar as contas, escondendo as perdas e a sobrevalorizando os ativos da holding do grupo Espírito Santo.

Isto terá obrigado Salgado a enviar um documento escrito, assinado pelo líder do BES e pelo também ex-diretor José Manuel Espírito Santo, a ordenar a falsificação das contas, que prosseguiu até 2013, escreve o jornal

O Banco de Portugal acusa os gestores de atos dolosos de gestão ruinosa por estarem a par da falsificação das contas e terem decidido vender papel comercial da ESI a clientes do BES.

O processo de contraordenação do Banco de Portugal acusa 15 dos antigos administradores das várias empresas do Grupo Espírito Santo, por várias fraudes que levaram ao colapso do império Espírito Santo.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. E só agora depois de acabar as audiências é que se sabe, portugal no seu melhor começando pela comunicação social que só sabe quando quer

    • Ah?!
      Só agora?! Mas, se tu já sabias disto, podias ter dito antes…
      Depois de “acabar”?! Agora é que vai começar!!..
      E, se encontram essa ordem escrita, já é muito bom…
      Se já lhes penhoram os bens, estão a trabalhar bem; continuem!…

  2. Houve há dias uma reunião do BCE na outrora vila da realeza – Sintra – devia ser para marcar a ida deste senhor para acompanhar ou substituir o Constâncio se entretanto não for recrutado para o FMI… estes são bons para esses lugares

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …