//

Salários entre 3500 e 6500 euros são os mais beneficiados com novos escalões do IRS

11

As alterações nos escalões de IRS vão beneficiar mais de um milhão e meio de famílias, segundo estimativas do Governo. Mas quem mais vai poupar são as classes média e média-alta, em especial quem ganhar entre 3500 e 6500 euros por mês.

As simulações apresentadas pelo Governo e feitas por algumas consultoras para vários jornais indicam que as maiores reduções de impostos, em termos absolutos, se vão verificar nos contribuintes com salários mensais entre os 3500 e os 6500 euros.

Mas o alívio no IRS vai sentir-se logo a partir do terceiro escalão. Assim, quem tenha rendimentos brutos de entre 20 e 25 mil euros por ano, terá uma poupança de cerca de 81 euros, conforme contas divulgadas pelo Expresso.

Já quem ganha entre 30 e 40 mil euros anuais poupará 49 euros no IRS, e quem receber entre 40 mil e 45 mil euros anuais, ficará no bolso com mais 53 euros, segundo o mesmo semanário.

Os contribuintes que declararem rendimentos brutos anuais de entre 70 e 80 mil euros, terão uma poupança de 195 euros, ainda de acordo com o Expresso.

Na faixa dos 5 mil euros de salário mensal, os contribuintes casados e com filhos, poupam 403,5 euros em IRS. Já se o contribuinte for solteiro e sem filhos, pagará menos 201,79 euros de IRS.

“Em termos relativos, para estes contribuintes a subida representa mais 0,5% de rendimento líquido ao fim do ano, também uma das percentagens mais elevadas num conjunto de mais de sete dezenas de simulações da consultora EY para o Dinheiro Vivo”, como nota esta publicação.

Mas a faixa dos 1500 euros também sai beneficiada, com um aumento de 0,6% no dinheiro que manterá ao final do ano. Se o contribuinte for solteiro e sem filhos, terá uma poupança de cerca de 90 euros, enquanto que se for casado, com tributação conjunta e dois filhos, o valor aumenta para os 180 euros.

Quem ganhar 1300 euros, ou seja, o rendimento médio nacional, tem uma melhoria no rendimento disponível de 0,5%, com mais 67,75 euros no caso de contribuintes solteiros e sem filhos. Já os contribuintes casados, com dois filhos, terão uma poupança de 135 euros.

Nas simulações do Governo, considerando esta reforma e a revisão já feita em 2018 nos escalões do IRS, os contribuintes mais beneficiados, no global, são os que ganham entre 1000 a 1400 euros mensais.

Os rendimentos até 9400 euros ficam isentos de impostos com os novos escalões de IRS que não mudam nada para 72% das 5,4 milhões de famílias que entregam declaração de IRS, conforme nota o Expresso.

E 53% dos 3 milhões de agregados que pagam impostos vão continuar a pagar o mesmo que em 2021, aponta o semanário.

ZAP //

11 Comments

  1. “…em especial quem ganhar entre 3500 e 6500 euros por mês.” A notícia é pouco clara. Refere-se em concreto ao rendimento global bruto mensal do agregado ou de um único contribuinte?

    Paralelamente há que referir que a reestruturação dos escalões do IRS levará mais agregados a cair no último escalão.

  2. 1300 rendimento médio nacional???
    Teimam em mentir para portugal ficar bem lá fora?
    A média nacional não ultrapassa os 800€ se tanto!!!

  3. Deveriam clarificar se os rendimentos que apresentam é por contribuinte ou por agregado. É que isso é muito diferente.

  4. Coincidência do car…, é o valor dos ordenados dos políticos e deputados, não? Eu recebo menos, e já não tenho direito já sou rica!!!

  5. Não fica dúvida nenhuma. Estes senhores do governo estão a servir-se a si próprios. É aceitável que quem ganhe até 1000 euros /mês não pague IRS porque não tem sequer dinheiro para comer. Apartir daí o percentagem, escalão, deve ser única. Podemos discutir se é 18 ou 25% ou mesmo 30%, mas todas as tentativas de criar escalões são de facto uma discriminação perante a lei, para a qual todos os cidadãos devem ser iguais.

  6. Ainda bem que beneficiam quem mais precisa, ou não fosse tivesse este governo uma clara noção de justiça social, como se tem verificado todos os dias…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.