Saco azul do PSD pagou votação em massa em Santana nas eleições contra Rio

Hugo Delgado / Lusa

Os candidatos à liderança do PSD, Rui Rio (E), e Pedro Santana Lopes (D)

Continuam a ser divulgados dados sobre a Operação Tutti Frutti que envolve o PSD num esquema de corrupção que terá passado pelo pagamento de quotas de militantes, através de um “saco azul”, para promover a votação em massa em Pedro Santana Lopes nas eleições contra Rui Rio.

Estes dados são divulgados pelo Correio da Manhã que refere que o “dinheiro sujo” do tal “saco azul” terá sido usado para pagar quotas de militantes do PSD, no sentido de influenciar a votação para a presidência do partido, de modo a que Pedro Santana Lopes derrotasse Rui Rio.

O CM sublinha que Santana Lopes não tinha conhecimento deste esquema de corrupção.

O deputado Sérgio Azevedo, vice-presidente da bancada parlamentar, seria o responsável pela implementação da prática fraudulenta, segundo o mesmo jornal, que nota também que parte da estrutura do PSD sabia do que se passava.

O “saco azul” terá sido alimentado por uma troca de “jobs for the boys entre o presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e Sérgio Azevedo.

O deputado do PSD terá negociado com Medina a distribuição de cargos fictícios para “boys” do PS em Juntas de Freguesia ganhas pelos sociais-democratas, obtendo, em contrapartida, a garantia de lugares para os “boys” do PSD em Juntas de Freguesia lideradas pelo PS.

Os salários pagos a estes assessores que, na prática, não desempenhavam quaisquer funções, serviam para encher o “saco azul” para fazer pagamentos não documentados.

A adjudicação de obras públicas a empresas de militantes do PSD, em Juntas de Freguesia lideradas pelo partido, terá sido outra fonte de financiamento do “saco azul”.

ZAP //

PARTILHAR

13 COMENTÁRIOS

  1. Mais dois grandes “patriotas” inteiramente dedicados ao bem e ao serviço da República Portuguesa: o melifluo Fernando Medina e esse Sérgio Azevedo. Começa a ser praga em Portugal que exige fumigação imediata a colocação de criminosos nos lugares públicos, sejam eles os do poder central, do poder local, do dito tecido empresarial, etc. Os portugueses, embora sejam amorfos e vivam da saudade, isto é, virados para o passado, descorando e alheando-se do presente estão fartos de pagar faturas de biliões que os políticos, em cambalacho com bancos e empresas, lhes têm passado. E dizer políticos em Portugal é o mesmo que dizer partidos. É preciso extirpar este cancro! Ah, só mais uma coisinha para terminar: os responsáveis pela banca rota que recentemente se viveu e que continua, em boa parte, camuflada, já foram identificados e responsabilizados ou ninguém foi responsável e aconteceu apenas por obra e graça do espírito santo?

  2. Ahahahah… Eu fico tão contente de ter torcido sempre por Rui Rio. Estes Santana nunca me enganou. Espero que isto seja o princípio do fim da ala santanista/passista/cavaquista do PSD.

    Rui Rio, que até pelas afinidades com Paulo Morais não deixa muitas dúvidas quanto à sua honestidade, deve estar deserto para levar a cabo a tal fumigação de que o PortuguêsRoubadoPelosPolíticos fala acima.

  3. Vamos todos acabar com esta raça de gente (políticos), já não pudemos aturar tanta vigarice, tanto roubo, tanta corrupção. É tempo de dizer BASTA!!! vão para casa e deixem a politica em paz.
    Portugal precisa de pessoas como na Islândia.
    Se continuarmos com estes políticos à frente do País, vamos todos ao fundo, já não temos salvação.
    Dizem estes que o País está melhor…melhor para quem?, para eles e seus acólitos nunca esteve tão bem!
    Um País com uma divida externa publica nunca vista 250.000.000.000.00€, em tão poucos anos, onde foi parar este dinheiro! Grande parte nos offshores ,(basta seguir a vida de muitos políticos).

  4. Esta na hora de fazermos como os políticos e não termos vergonha na cara. Mas quando é que nós Portugueses começamos a marcar umas manifestações nas nossas praças e batemos o pé? Bom, agora vem aí as férias e tudo vai passar. Os “políticos” vão dar show para o Algarve e dizer que são patriotas e fazem férias junto ao Zé “morcão” povo. Vão para o Algarve agora, porque durante o ano gozaram à grande no estrangeiro e à nossa custa. Claro, governar portugal é muito simples …isto é uma quinta.desvia- se, rouba-se e depois dizem que os estudos que encomendaram estavam errados e a culpa é sempre dos outros.

  5. Segundo a notícia trata-se de um conluio conhecido internamente nos 2 partidos, com muitos assessores no meio da coisa.
    Sr. Presidente Marcelo, se puder, durma descansado. Já que não tem poder para mais.

  6. Nada de surpreendente para quem já vinha da Casa das Jogatanas a qual destrói milhares de lares ao vender jogo por tudo o que é sítio e ao viciar milhares de cidadãos e tudo isto na mais respeitável legalidade deste país.

  7. E anda esta gente sem carácter, a bater com a mão no peito, pois é! o sr. Presidente da República dá uma grande ajuda a promover o vaticano e a fátima da incultura…

  8. Realmente “A Política é” mesmo “uma Porca onde todos querem mamar”, como dizia Rafael Bordalo Pinheiro, e não estava enganado, hoje é igual ou pior…

RESPONDER

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …

Catarina Martins atira-se a Rio. Líder do PSD está a fazer "um favor" a Costa no fim dos debates

A coordenadora do Bloco de Esquerda fez este sábado um duro ataque ao líder do PSD, que acusou de fazer um favor ao primeiro-ministro. Catarina Martins considerou “extraordinário” que o líder do maior partido da oposição …

Fraudes em subsídios europeus atingem 2,3 mil milhões. Dava para salvar a TAP (duas vezes)

Uma investigação levada a cabo pela Polícia Judiciária (PJ) concluiu que os casos de fraude na obtenção e desvio de fundos públicos, nos últimos dez anos, ascendem a cerca de 2,3 mil milhões de euros. Os …