Medina é suspeito de ter combinado “jobs for the boys” com deputado do PSD

António Pedro Santos / Lusa

Fernando Medina

A Operação Tutti Frutti que levou à realização de buscas no PS e no PSD, por suspeitas de corrupção, chega a Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, que é investigado por, alegadamente, ter negociado a distribuição de “jobs for the boys” de PS e PSD com o deputado social-democrata Sérgio Azevedo.

Este é um dos dados que está em investigação no âmbito da Operação Tutti Frutti que levou a Polícia Judiciária a realizar buscas na Comissão Distrital de Lisboa do PSD e na Concelhia de Lisboa do PS, entre outras infraestruturas, nomeadamente autarquias, por todo o país.

A revista Sábado refere que os gabinetes de Fernando Medina, presidente da Câmara de Lisboa, e dos vereadores socialistas Manuel Salgado e Duarte Cordeiro, também foram alvo de buscas.

A PJ terá apreendido um contrato-programa entre a autarquia lisboeta e o clube Belenenses para a construção de um Rugby Park, bem como “cópias de despachos de nomeações e contratação de assessores externos”, refere a Sábado.

O Correio da Manhã acrescenta que Medina é suspeito de trocar com o deputado do PSD Sérgio Azevedo a distribuição de cargos para “boys” do PS em Juntas de Freguesia ganhas pelos sociais-democratas. Em contrapartida, os boys” do PSD seriam colocados em Juntas de Freguesia lideradas pelo PS.

A Câmara de Lisboa assegura, em nota enviada ao jornal, que “é total e completamente falso que tenha havido alguma combinação” deste tipo.

Estes “jobs for the boys” seriam, quase sempre, “fictícios”, com os assessores destacados a receberem entre dois a três mil euros líquidos mensais, sem efectuarem qualquer tipo de serviço, como frisa o CM.

A PJ suspeita que o dinheiro desses ordenados seria colocado num “saco azul” para financiar outros esquemas dentro do partido.

Financiamento ilícito e adjudicações suspeitas

A investigação da Operação Tutti Frutti centra-se em suspeitas de corrupção passiva, tráfico de influências, participação económica em negócio e financiamento proibido.

Os sociais-democratas Luís Newton, presidente da Junta de Freguesia da Estrela, em Lisboa, e Carlos Reis, ex-líder da JSD Braga e conselheiro nacional do PSD, são os principais visados na investigação, sendo implicados sobretudo no crime de financiamento proibido, conforme nota o Observador.

A PJ suspeita que as campanhas eleitorais do PSD foram financiadas com dinheiro de origem ilegal. A ser investigadas estão ainda adjudicações de contratos públicos superiores a 1 milhão de euros efectuadas por Juntas de Freguesia de Lisboa a empresas de militantes do PSD.

O pagamento em massa de quotas de militantes do PSD, no âmbito das eleições internas do partido, também está a ser averiguado.

Neste momento, as autoridades estão certas de que os dirigentes nacionais do PSD não tinham conhecimento destas situações de alegado financiamento proibido.

A PJ também fez buscas na concelhia de Lisboa do PS e é provável que o mesmo tipo de suspeitas se arrastem para o lado dos socialistas.

SV, ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. Vamos ver se isto vai dar em alguma coisa ou se a “montanha pariu um rato”. O que a PJ está a descobrir não é novidade p/ quem tem 2 dedos de testa. Estes politicos são TODOOOOOOSSS uns VIGARISTAS, LADRÕES, CORRUPTOS não há cadeia que aguente c/ tanta gentalha a ROUBAR quem trabalha honestamente.
    Ainda chamavam fascistas aos outros ?? Os outros ao pé destes eram uns “santos”…

    • Sim! Se o Zeca cá viesse agora é que ele cantaria que “eles comem tudo e não deixam nada”. Uma quadrilha de ladrões. Se alguém reclama alguma coisa, dizem (escrevem) logo alguns que se fosse noutro tempo não podia reclamar. E que agora (embora roubado) tenho liberdade. A liberdade é para ladrões e gatunos que ninguém lhe vai à mão. A liberdade que eu utilizo hoje sempre a tive.

  2. Isto não é novo.
    Esta corrupção e desvio de dinheiro público é tão velha como a República.
    Os tugas é que vão sempre engolindo, com futebóis e afectos.

    • Quando eu era miúdo e a república, de má memória, não tinha acabado assim havia tanto tempo, quando se via alguém a colher umas cerejas de cerejeiras que, as vezes, tinham ramos para as estradas, perguntava-se logo. ISSO AÍ É REPUBLICA?? Só mais tarde compreendi porque isso acontecia…!

      • Para estes meninos partidários de agora, é tudo república, é tudo deles!
        A formação moral e a impunidade vivida nesta república, levam a isto.
        O poder corrompe e o poder absoluto (corrompe absolutamente), nos termos de fazerem o que querem sem haverem consequências, a isto leva.
        Já lá devem ir muitos milhares de milhões desviados do erário público, sem consequências para ninguém, a não ser para o contribuinte que paga a conta!
        Quer tudo viver à mama do estado.

  3. Mas este Medina não é aquele do milagre da casa!???!!!! Aquele que conseguiu valorizar a casa que vendia ao mesmo tempo que via desvalorizar fortemente a casa que acabou por comprar?!!! É o Santo Medina, o amigo do Teixeira!

RESPONDER

34 anos depois, dados da Voyager 2 revelam mais um segredo de Urano

Mais de 30 anos depois, os dados da Voyager 2, que sobrevoou o planeta em 1986, permitiram aos cientistas da NASA desvendar mais um segredo de Urano. Em janeiro de 1986, a Voyager 2 sobrevoou Urano. …

Está a nevar em Plutão

Em julho de 2015, a sonda New Horizons da NASA concluiu uma longa e árdua jornada pelo Sistema Solar, viajando a 36.000 mph durante nove anos e meio. Toda a missão focava-se em mapear a …

Cientistas dão um importante passo na criação de uma Internet quântica segura

Uma nova investigação da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, nos Estados Unidos, revelou o elo que faltava para termos uma Internet quântica funcional e prática: uma forma de corrigir os …

Os pedregulhos de Bennu brilham como faróis para a Osiris-Rex da NASA

Este verão, a sonda OSIRIS-REx empreenderá a primeira tentativa da NASA de tocar a superfície de um asteroide, recolher uma amostra e recuar em segurança. Mas, desde que chegou ao asteroide Bennu há mais de …

Cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para futuros desastres

Especialistas ouvidos pelo portal One Zero acreditam que cidades subterrâneas podem ser um bom refúgio para populações que possam vir a enfrentar desastres naturais no futuro potenciados pelas alterações climáticas. À medida que os desastres naturais …

Descobertas três novas espécies de pterossauro em Marrocos

Cientistas encontraram três novas espécies de pterossauro, que viveram no deserto do Sahara, há 100 milhões de anos, em Marrocos. De acordo com o site EurekAlert!, estas três novas espécies de pterossauro faziam parte de um …

Texto português do século XVI mostra eficácia da quarentena

Um especialista australiano descobriu num texto português do século XVI uma prova de que a quarentena ou o isolamento podem impedir a globalização de uma doença como a covid-19, que já provocou mais de 30 …

Coronavírus. Mercados chineses continuam a vender morcegos

Nem com a pandemia de covid-19 a China abre mão dos seus velhos hábitos. Embora o novo coronavírus tenha tido origem num mercado de animais exóticos, em Wuhan, muitos destes sítios continuam a funcionar normalmente …

No Twitter, o discurso de ódio contra chineses cresceu 900%

A L1ght, uma empresa que mede a toxicidade das plataformas digitais, partilhou recentemente um relatório no qual revela que o discurso de ódio contra a China e contra os chineses teve um crescimento de 900%. Donald …

Há mais pessoas em quarentena do que vivas durante a 2ª Guerra Mundial

Um terço da população mundial - 2,6 mil milhões de pessoas - está em quarentena. São mais seres humanos em isolamento do que aqueles que estavam vivos para testemunhar a 2ª Guerra Mundial. Na terça-feira, o …