Votos fotocopiados anulados. Sá Fernandes é o cabeça de lista do Livre

LIVRE / Facebook

Afinal, Ricardo Sá Fernandes é que vai ser o cabeça-de-lista do Livre/Tempo de Avançar no círculo do Porto nas eleições legislativas. O advogado tinha sido o terceiro mais votado nas primárias do Partido, mas foi detectada uma irregularidade com votos fotocopiados.

O solicitador Daniel Mota, de 38 anos, tinha ganho as eleições primárias do Livre e Ricardo Sá Fernandes tinha sido o terceiro mais votado.

No entanto, após várias queixas à Comissão de Ética e Arbitragem denunciando irregularidades na votação, procedeu-se à recontagem de votos e detectou-se um detalhe suspeito com os votos enviados por correio.

Os 46 votos enviados por via postal tinham todos “a mesma hora de registo no posto de correios”, avança o Livre em comunicado.

“O candidato que havia ficado em primeiro lugar recolheu os votos em grupo, fotocopiou-os, distribuiu-os pelos interessados e colocou-os a todos – 46 no total – à mesma hora na mesma caixa de correio”, explica o presidente da Comissão Eleitoral do Livre, Luís Moita, em declarações ao Jornal de Notícias.

A Comissão de Ética optou então por anular esses votos e procedeu-se a uma recontagem que coloca Ricardo Sá Fernandes como o mais votado. O advogado será assim o cabeça-de-lista pelo círculo do Porto, já depois de aplicado o princípio da paridade.

Diana Barbosa mantém-se no segundo lugar, mas Daniel Mota cai para a 11ª posição.

Depois de Sá Fernandes e Diana Barbosa, surgem na lista do Livre Jorge Morais, Mariana Topa, Rui Feijó e Manuela Juncal, por esta ordem.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. O empecilho voltou? Tanto tempo “caladinho”… Quem pagou as despesas “extraordinárias” provocadas pelo “empata” das obras do túnel do Marquês?
    Em democracia também há “sem vergonha na cara”?

      • Não é da implosão do Blº Esqª dos “esquerdistas” profissionais do marketing da política de cá e de lá… Primo p’lo direito à indignação sobre irresponsáveis e “inimputaveis”… Outros são p’lo “pago e não bufo”. Já percebi as águas
        OXO, OXI ! Afinal o bloco de esqª vai escolher candidatos hoje e os da Grécia usam o poder para influir em “estados de espírito” NAI, NAI, NAI… “Revolucionários”, oportunistas do marketing em política de bairro.

      • Ao fim de 3 julgamentos, o MPúblico substituia prisão por multas milionárias
        Respigado do J.PÚBLICO 19.NOV.14
        O TICL absolveu Carmona Rodrigues, Fontão de Carvalho, Eduarda Napoleão e três outros arguidos (arquitectos José Azevedo e Rui Macedo, e Remédio Santos, dos serviços jurídicos do município), que respondiam por abuso de poder no negócio de permuta de terrenos do Parque Mayer (então detidos pela Bragaparques) com terrenos municipais da antiga Feira Popular.
        O processo remonta a 2005, quando a Assembleia Municipal de Lisboa aprovou por maioria a permuta dos terrenos do Parque Mayer com parte dos terrenos municipais da antiga Feira Popular, em Entrecampos. O negócio envolveu, ainda, a venda em hasta pública do lote restante da Feira Popular à Bragaparques, depois de a empresa ter exercido o direito de preferência, passando a deter a totalidade do espaço.
        Na leitura da sentença, os juízes consideraram que não se provou que o município tenha sido prejudicado nos valores atingidos com a permuta e com a venda dos terrenos da antiga Feira Popular, em Entrecampos. O tribunal concluiu também que ficou por provar a existência de um conluio entre os arguidos para beneficiar a Bragaparques.
        Há momentos que o melhor é permanecer calado… E arrumar o trombone.

    • Desculpe! Sem procurações nem “eruditismos” de faca na liga, “ganhar” tem dois particípios passados (regular-ganhado e irregular-ganho) – Ambas são corretas

      Só lhe falta o ‘K’ para completar o “redutor fundamentalismo comprimido” – sem opinião – pelo qual se rege agrilhoado a códigos. Liberte-se da coisa comezinha.

RESPONDER

Há uma rua no Texas onde todas as casas foram impressas em 3D

Esta é a primeira comunidade de casas impressas em 3D nos EUA que está pronta a receber habitantes. A construção torna as habitações mais resistentes ao fogo e a inundações. Chama-se East 17th Street e fica …

A filha de Picasso doou nove obras do artista espanhol a França

A família de Pablo Picasso doou nove obras do artista ao Estado francês, que serão agora integradas no Museu Picasso, em Paris. Maya, a filha de Pablo Picasso, doou nove obras do artista como parte de …

Dormir bem? Depois da pandemia, não

O novo coronavírus criou uma "nação" de pessoas com insónias. Trabalhar menos horas pode ajudar. Insónias. Já eram um problema para muita gente até ao início de 2020 mas a pandemia que mudou o mundo também …

"Não posso ficar sentado a ver-nos voltar a 1972". Médico desafia a lei no Texas e admite que já fez um aborto

Um médico texano escreveu uma coluna de opinião no Washington Post a admitir que já fez um aborto no estado, depois da lei que proíbe interromper as gravidezes após seis semanas ter entrado em vigor. Em …

A cidade mais segura do mundo foi revelada (e é europeia)

Copenhaga foi eleita a cidade mais segura do mundo em 2021 pelo Índice de Cidades Seguras (SCI), da Economist Intelligence Unit. Quando se trata de escolher o destino a visitar, a segurança é um dos aspetos …

Benfica 3-1 Boavista | Águia evolui com Darwin para a vitória

Desde 1982/83 que o Benfica não vencia os primeiros seis jogos no Campeonato. Pois bem, na noite desta segunda-feira, os encarnados venceram o duelo ante o Boavista e fizeram xeque-mate graças ao bis de Darwin …

Milhões de pessoas em risco de tráfico e escravidão devido à crise climática, revela relatório

Milhões de pessoas forçadas a deixar as suas casas por causa da seca severa e ciclones correm o risco da escravidão moderna e de tráfico humano nas próximas décadas, alertou um novo relatório publicado esta …

Mercado teme corrida ao imobiliário com o fim dos vistos gold

A partir de janeiro, segundo as novas regras aplicáveis aos vistos gold, vão deixar de estar abrangidos os investimentos em imobiliário com destino a habitação em Lisboa, no Porto e no litoral. O regime que visa …

Desempregados inscritos no IEFP caem 10% em agosto

O número de desempregados inscritos no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) voltou a cair, pelo quinto mês consecutivo. Agosto fechou com 368.404 desempregados inscritos nos serviços públicos de emprego De acordo com os dados …

Agora que a catedral de Notre-Dame está estabilizada, pode dar-se início à reconstrução

Dois anos e meio após o incêndio que devastou a catedral de Notre-Dame, o edifício encontra-se seguro para iniciar o processo de reconstrução, que se espera estar concluído em 2024. Os trabalhos de segurança e consolidação …