Diplomatas russos obrigados a deixar Coreia do Norte a empurrar vagão com malas

Um grupo de diplomatas russos e as suas famílias tiveram que deixar a Coreia do Norte de forma inusitada, saindo a pé e a empurrar um carrinho ferroviário pelos carris de comboio, com as malas e as famílias em cima.

A situação ocorreu nesta quinta-feira, 25 de Fevereiro, e envolveu 8 funcionários da Embaixada da Rússia em Pyongyang, na Coreia do Norte.

“Uma vez que as fronteiras foram fechadas há mais de um ano e o tráfego de passageiros parou, foi necessária uma longa e difícil viagem para chegar a casa”, refere uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia no Facebook.

A nota é acompanhada por fotos que mostram o vagão com malas e pessoas a ser empurrado por um homem.

O terceiro secretário do Embaixador russo, Vladislav Sorokin, foi “o principal motor” da viagem pelos carris, ao longo de cerca de um quilómetro, de acordo com o Ministério.

Os diplomatas tiveram que viajar durante “32 horas de comboio”, mais “duas horas de autocarro” para chegarem à fronteira com a Rússia. E foi então necessário fazer cerca de um quilómetro, para atravessar a ponte sobre o rio Tumannaya, a empurrar o vagão até chegar à estação fronteiriça russa Hasan.

No último ano, houve muitos diplomatas a deixarem a Coreia do Norte e Embaixadas estrangeiras a fecharem no seguimento das restrições impostas devido à pandemia de covid-19. Alguns conseguiram sair do país rumo à China.

Em Março de 2020, chegou a haver um voo que partiu rumo a Vladivostok, na Rússia, com diplomatas russos, mas também de países como Alemanha, França, Suíça, Polónia, Roménia, Mongólia e Egipto.

Oficialmente, a Coreia do Norte não tem casos de covid-19, mas ainda assim, o país impôs restrições de circulação e uma quarentena obrigatória rígida para os casos suspeitos de infecção.

  Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Argentina ganhou: os números de Emiliano e a crítica de Messi

Resultado positivo diante do Peru não impediu uma "boca" do número 10 ao árbitro. Mais um jogo em que Emiliano Martínez não sofreu golos. A Argentina está cada vez mais perto de assegurar a presença na …

Leão promete "boa notícia" para as empresas sobre o preço da electricidade

Com as negociações em torno do Orçamento do Estado para 2022 ao rubro, o ministro das Finanças, João Leão, acredita num entendimento à esquerda e revela que o próximo ano vai trazer "uma boa notícia" …

"Não tenho problema em ir para casa" - e foi mesmo, no dia seguinte

Eduardo Berizzo, seleccionador do Paraguai, disse que não teria que receber qualquer indemnização, se fosse demitido. E foi. O percurso de qualificação para a fase final do Mundial 2022 não está propriamente famoso para os lados …

Revolta contra os preços dos combustíveis. Greves, ameaças de bloqueio e transporte escolar em risco

A contínua subida dos preços dos combustíveis está a gerar uma onda de contestação, com cidadãos a apelarem à greve ao abastecimento, os camionistas a ameaçarem com protestos, alertas de aumento de bens essenciais, como …

Supercomputador prevê classificação final da Premier League — com Brentford à frente do United

Um supercomputador previu a classificação final da Premier League deste ano e pode-se dizer que a tabela classificativa está recheada de surpresas. O atual campeão europeu Chelsea é apontado como o futuro vencedor da Premier League, …

Gary Neville identificou o ponto fraco de Cristiano Ronaldo

Gary Neville diz que Cristiano Ronaldo "não trabalha o suficiente nos grandes jogos". O ex-futebolista alerta o treinador do United para tomar medidas para precaver isto. Apesar dos seus feitos extraordinários, Cristiano Ronaldo é um ser …

Infarmed aprovou financiamento público para o medicamento mais caro do mundo

A Autoridade Nacional do Medicamento (Infarmed) anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal tipo 1. "Foi aprovado o financiamento público do medicamento Zolgensma, uma nova opção …

Explosão em mesquita no Afeganistão faz vários mortos

Uma forte explosão atingiu, esta sexta-feira, uma mesquita xiita na cidade de Kandahar, no Afeganistão, tendo feito vários mortos e feridos. De acordo com a BBC, pelo menos 16 pessoas morreram e 32 ficaram feridas, na …

PCP diz ser "lamentável ver ministros a falar de eleições antecipadas"

O líder parlamentar do PCP respondeu aos ministros do Governo socialista que, nos últimos dias, têm acenado com os problemas de um eventual cenário de eleições antecipadas. Nos últimos dias foram vários os ministros que têm …

Médico que salvou Eriksen diz que teve sorte: "Os remédios para o coração só duram dois meses"

O médico que salvou Christian Eriksen diz que o futebolista teve sorte. Os medicamentos para o coração "só duram dois meses" e, por acaso, o que Morten Boesen tinha na mala era novo. O mundo do …