Diplomatas russos obrigados a deixar Coreia do Norte a empurrar vagão com malas

Um grupo de diplomatas russos e as suas famílias tiveram que deixar a Coreia do Norte de forma inusitada, saindo a pé e a empurrar um carrinho ferroviário pelos carris de comboio, com as malas e as famílias em cima.

A situação ocorreu nesta quinta-feira, 25 de Fevereiro, e envolveu 8 funcionários da Embaixada da Rússia em Pyongyang, na Coreia do Norte.

“Uma vez que as fronteiras foram fechadas há mais de um ano e o tráfego de passageiros parou, foi necessária uma longa e difícil viagem para chegar a casa”, refere uma nota do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia no Facebook.

A nota é acompanhada por fotos que mostram o vagão com malas e pessoas a ser empurrado por um homem.

O terceiro secretário do Embaixador russo, Vladislav Sorokin, foi “o principal motor” da viagem pelos carris, ao longo de cerca de um quilómetro, de acordo com o Ministério.

Os diplomatas tiveram que viajar durante “32 horas de comboio”, mais “duas horas de autocarro” para chegarem à fronteira com a Rússia. E foi então necessário fazer cerca de um quilómetro, para atravessar a ponte sobre o rio Tumannaya, a empurrar o vagão até chegar à estação fronteiriça russa Hasan.

No último ano, houve muitos diplomatas a deixarem a Coreia do Norte e Embaixadas estrangeiras a fecharem no seguimento das restrições impostas devido à pandemia de covid-19. Alguns conseguiram sair do país rumo à China.

Em Março de 2020, chegou a haver um voo que partiu rumo a Vladivostok, na Rússia, com diplomatas russos, mas também de países como Alemanha, França, Suíça, Polónia, Roménia, Mongólia e Egipto.

Oficialmente, a Coreia do Norte não tem casos de covid-19, mas ainda assim, o país impôs restrições de circulação e uma quarentena obrigatória rígida para os casos suspeitos de infecção.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

China inaugurou o comboio mais rápido do mundo

O comboio-bala maglev, que pode atingir uma velocidade de 600 quilómetros por hora, fez a sua estreia em Qingdao, na China, esta semana. Tal como conta a cadeia televisiva CNN, este comboio-bala maglev foi desenvolvido pela …

Quatro portugueses detidos em Espanha por alegada violação de duas mulheres

A polícia espanhola anunciou, este sábado, ter detido quatro cidadãos portugueses por suposta violação múltipla e abusos sexuais a duas mulheres de 22 e 23 anos, numa pensão em Gijón, no norte do país. Segundo a …

Stonehenge pode perder estatuto de património mundial da UNESCO

Depois de Liverpool, também Stonehenge pode perder o estatuto de património mundial da UNESCO. O aviso surge após o secretário dos transportes, Grant Shapps, ter dado luz verde aos planos de construção de um túnel …

Mais 20 mortes e 3396 casos de covid-19. Não havia tantos óbitos desde março

Portugal registou, este sábado, mais 20 mortes e 3396 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 3396 novos …

"Integral confiança". Chega segura militantes acusados de agredir homossexual

O Chega anunciou, esta sexta-feira, que mantém "integral confiança" nos candidatos e estruturas local e distrital de Viseu, referindo que só se pronunciará sobre alegadas agressões de motivação homofóbica naquela cidade depois de apurados os …

Há dezenas de autarcas envolvidos em processos sem fim à vista

Dezenas de autarcas foram neste mandato acusados por corrupção, negócios imobiliários duvidosos e abuso de poder, entre outros, em processos judiciais que se arrastam, na maioria, sem desfecho à vista a dois meses de novas …

Milhares de pessoas manifestam-se na Austrália contra o confinamento

Milhares de australianos manifestaram-se, este sábado, em várias cidades do país contra as restrições impostas pelo Governo para controlar o aumento de casos de covid-19. Em Sidney, cerca de mil manifestantes protestaram contra o confinamento decretado …

Há 406 farmácias com testes comparticipados pelo Estado

Há 406 farmácias de 104 laboratórios em Portugal continental com testes comparticipados pelo Estado. Saiba quais. O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) atualizou recentemente a lista das farmácias e laboratórios que disponibilizam testes …

Há 33 cursos com emprego garantido. Abandono no Ensino Superior aumentou

Este ano, há 30 licenciaturas e três mestrados integrados sem recém-diplomados inscritos no Instituto de Emprego e Formação Profissional. Segundo o Observador, o número total (33) é inferior ao de 2020 e de 2019, quando foram …

Chegada de emigrantes obriga autarcas do Interior a apertar as regras

Os autarcas do Interior do país, sobretudo de regiões onde a variante Delta ainda não se impôs e o número de novos casos de covid-19 não limita o quotidiano das populações, estão preocupados com o …