/

Rússia ultrapassa barreira das 100.000 infeções. Já tem mais casos do que a China

Robin Van Lonkhuijsen / EPA

A Rússia ultrapassou a marca de 100.000 casos conhecidos de infeção pelo novo coronavírus e registou 1.073 mortes causadas pela covid-19, de acordo com o último relatório das autoridades russas esta quinta-feira publicado.

O site de informações do Governo russo sobre o vírus indicou que 106.498 pessoas foram infetadas pelo novo coronavírus, a maioria em Moscovo e nas áreas circundantes. Um total de 7.099 novos casos foram identificados nas últimas 24 horas, informou a mesma fonte.

A Rússia ultrapassa assim o total de infeções registadas na China (83.900). O país liderado por Vladimir Putin é o oitavo país do mundo com mais casos diagnosticados.

É provável que o número de infeções seja muito maior, pois nem todas as pessoas estão a ser testadas e muitos transmitem a doença sem manifestar sintomas. Grande parte das regiões russas está em confinamento desde o final de março, com os cidadãos em casa e apenas os negócios essenciais a funcionar, como mercearias, farmácias e bancos.

Na terça-feira, o Presidente russo, Vladimir Putin, estendeu o confinamento até 11 de maio e encarregou o Governo de elaborar um plano para reabrir gradualmente o país.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, apontou que o cronograma para a reabertura dependerá de como o surto continuar a desenvolver-se no país.

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 224 mil mortos e infetou mais de 3,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Cerca de 890 mil doentes foram considerados curados.

Em Portugal, morreram 973 pessoas das 24.505 confirmadas como infetadas, e há 1.470 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade na China.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.