Rússia já só tem 609 mísseis. “A derrota é inevitável”, diz Reznikov

33

O ministro da Defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, revelou esta sexta-feira o número de mísseis que restam à Rússia no seu arsenal e considerou que a derrota de Vladimir Putin “é invitável”.

O exéctito russo já só tem 609 mísseis dos 1.844 de que dispunha antes do início da invasão da Ucrânia, diz o ministro da Defesa ucraniano, Oleksii Reznikov.

Numa publicação no seu perfil no Twitter, Reznikov mostra um gráfico que especifica quantos mísseis de cada tipo tem ainda a Rússia disponíveis para continuar o esforço de guerra.

De acordo com o gráfico apresentado, os misseis que restam serão 124 terra-terra dos 900 iniciais, 272 dos 500 mísseis Kalibr, que são lançados a partir do mar, e 213 mísseis ar-terra Kh-101-Kh555 de 444 existentes antes do início da ofensiva russa na Ucrânia.

Desmilitarização da Rússia“, diz Reznikov. “Ao usar centenas de mísseis contra alvos civis, o estado agressor reduz a sua capacidade de atacar alvos militares”.

“A derrota militar da Rússia é inevitável. A Rússia é um estado terrotista”, conclui o ministro da defesa ucraniano”.

A Rússia lançou esta semana uma série de ataques com mísseis, numa aparente retaliação pela destruição parcial da ponte de Kerch, que liga o país à Crimeia. A ponte é uma via considerada estratégica no abastecimento das tropas russas no território, mas também um símbolo da anexação, em 2014, da península ucraniana.

Pelo menos oito pessoas morreram em Kiev e outras 24 ficaram feridas no primeiro destes bombardeamentos. Três mísseis caíram junto à embaixada portuguesa na cidade.

No segundo dia de bombardeamentos russos, várias cidades ucranianas voltaram a acordar com alertas de ataques aéreos, que terão feito 19 vítimas mortais. Os ataques aéreos terão destruído 30% das infraestruturas energéticas do país.

Segundo o ministro da Defesa ucraniano, estes bombardeamentos massivos terão ajudado a esgotar o arsenal tático da Rússia, pelo menos no que diz respeito ao número de mísseis.

Mas também a Ucrânia tem um problema: aparentemente, o Ocidente já tem poucas armas de que possa dispor para ajudar ao esforço de guerra ucraniano.

ZAP //

33 Comments

      • Se tem https é “sempre” seguro !!!
        Sobre o que a senhora afirma, toda a boa gente off TV’s ,media ja sabe a muito tempo.
        CUSTA a acreditar SIM , mas os verdadeiros inimigos da humanidade são aqueles que estão do outro lado do muro com o Mexico !!! Sejam felizes e vejam muita TV….

    • Quem se der ao trabalho de se informar como aconteceu o criminoso e planeado golpe de estado de Maidan em 2014 e subsequentes perseguições e limpezas políticas entende que não há democracia na Ucrânia.

    • Disse Petro Poroshenko ex presidente ucraniano a respeito dos ucranianos da região do Donbass «Nós teremos trabalho, eles não; teremos pensões, eles não, teremos apoio para as pessoas, crianças e pensionistas, eles não; as nossas crianças irão para escolas e jardins de infância, as crianças deles irão para os abrigos»
      Os democratas…

  1. Os Ucrânianos já não contam apenas com os misseis e munições dos Aliados, o seu stock de armamento está a ser alimentado pelos russos, ou seja, o material que estes abandonam quando recuam ou fogem da frente de combate.

  2. O que diz o ministro da defesa Ucraniana pode dizer qualquer um mas em sentido inverso, ou seja: o Ocidente está sem armas para fornecer a Ucrânia, a validade é a mesma. Quem acha que qualquer destes beligerantes tem qualquer credibilidade o melhor é dedicar-se à pesca, todos eles mentem com todos os dentes e a verdade pouco interessa a estes meliantes, enganar o Zé faz parte das suas atribuições, em qualquer guerra a desinformação é uma arma, e esta guerra não é diferente de nenhuma outra, infelizmente é assim.

  3. Talvez por isso, ontem o Kremlin tenha anunciado o término dos bombardeamentos maciços.
    Não há dinheiro, não há vícios.

  4. Já ouviram fala na Kill List dos Ucranianos? Onde constam nomes como Roger Waters e Elon Musk e até grande quantidade de crianças residentes no Donbass. Nesta guerra não há santinhos…

  5. Esta guerra entre EUA e Rússia, começada em 2014 em território Ucraniano prova que a UE não vale nada como entidade política e militar, o mesmo para a ONU. Não tem qualquer voz ativa para mediar e terminar esta guerra e subjuga-se completamente aos interesses de Washington que querem esta guerra. Nós europeus vamos perder como sempre e vamos sempre ser subalternos e bem mandados, uma espécie de menores a cuidado de alegados “tutores” dominadores do mundo e de todas as guerras.
    Temos um fogo à nossa porta e os nossos políticos continuam a querer apagar com gasolina, sempre a mando dos EUA e da sua NATO.

    • O que vale é que cá você tem liberdade para dizer isso e qualquer outra treta; se fosse no império de Putin tenho sérias dúvidas…

      • Eu por acaso vivi em Moscovo quase 10 anos ao serviço da multinacional em que trabalho. Não estava sempre em Moscovo mas tinha lá casa e passei lá muito tempo durante esse período. Tudo na época Putin. E posso dizer-lhe que a liberdade de expressão foi sempre regredindo nesse período. Sempre. Sentia-se um ambiente cada vez mais ditatorial com controlo dos media, com a economia toda dependente do Putin e testas-de-ferro (oligarcas). Todos os que levantavam a voz eram presos, inventavam-se acusações totalmente absurdas. O povo tinha noção disso mas cada um prefere viver a sua vida e não se meter em problemas.
        Não sei se o Mane Toine viveu ou esteve durante algum tempo na Rússia. Se o fez, percebe aquilo que estou a relatar. Já vivi em muitos países. A Rússia não terá sido o pior de todos, até porque estive 3 meses na Somália 😉 A Rússia tem coisas boas, mas o regime é de facto intolerável. Com outro regime, penso que a Rússia podia efetivamente ser uma enorme potência. Mas para isso tem de começar pelo lado económico e não pelo militar. E o Putin como não consegue ir pelo lado económico, força pelo lado militar. A Ucrânia apenas se quer ocidentalizar porque sabe como é que vivem os povos a leste e a oeste da sua localização. Não é difícil escolher.

      • Qualquer país com aquele tamanho nunca terá uma democracia. Se a tiver … ,fragmenta-se!

        Acham que a UE é uma democracia? Ou que os USA são uma democracia? Pensam que o nosso voto conta para alguma coisa? Vá lá … Já não têm 6 anos de idade !

  6. Podem acabar os mísseis russos, mas o Irão tem drones kamikaze para vender. E o amigo Kim também pode oferecer alguns dos seus tão queridos misseis. Portanto, o foguetório vai continuar. Depois não se admirem se a Ucrânia mandar também umas bombocas para território russo, é que a paciência tem limites. Vai ser um Inverno infernal, infelizmente.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.