Ataques russos vitimaram 19 ucranianos nas últimas horas. Zelenskyy diz que invasores não “intimidarão”

7

Vasiliy Zhlobsky / EPA

O governante frisou que, atualmente, as forças de Moscovo não se podem opor às ucranianas no campo de batalha e que, por isso, recorrem “a este terror”.

Pelo segundo dia consecutivo, várias cidades ucranianas voltaram a acordar com alertas de ataques aéreos para que a população se salvaguarda-se, 24 horas após a Rússia ter lançado um “ataque maciço” contra várias cidades ucranianas. “Aviso. Durante o dia, há uma elevada probabilidade de ataques com mísseis no território da Ucrânia. Por favor, permaneçam nos abrigos para vossa própria segurança, não ignorem os sinais de ataques aéreos”, escreveram os serviços de emergência no Telegram.

Os ataques operados pelas forças russas durante o dia ontem, em várias cidades ucranianas, vitimaram 19 pessoas e causaram 105 feridos. As operações de resgate envolveram ainda mais de mil operacionais e 120 veículos, sendo que pelo menos 300 localidades em quatro regiões permanecem sem energia.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, assegurou esta terça-feira que o seu país não ficará “intimidado” pelo bombardeamento maciço. “A Ucrânia não pode ser intimidada. Só pode ficar muito mais unida. A Ucrânia não pode ser travada”, sublinhou Zelensky, num vídeo divulgado nas redes sociais onde promete combates “mais dolorosos” para as forças russas na frente de batalha.

O governante frisou que, atualmente, as forças de Moscovo não se podem opor às ucranianas no campo de batalha e que, por isso, recorrem “a este terror”. Zelensky explicou ainda que o trabalho de restauração está em andamento em todo o país, garantindo que as autoridades ucranianas irão restaurar “tudo o que foi danificado” pelos ataques desta segunda-feira.

Sobre os bombardeamentos russos, o Presidente ucranianos realçou que “dos 84 mísseis russos lançados contra a Ucrânia, 43 foram abatidos” e que “dos 24 drones russos, 13 foram abatidos”.

O chefe de Estado ucraniano alertou também a população para que esta siga as regras de segurança e preste atenção aos alarmes. “O perigo ainda existe. Mas estamos a lutar. Agradeço às nossas unidades da Força Aérea e das Forças Terrestres que estiveram envolvidas hoje”, concluiu.

ZAP //

7 Comments

    • E continua a correr bem! Só ontem os russos gastaram 700 milhões de dólares nos mísseis que enviaram. Tão cedo não fazem outra desta envergadura. Caso contrário lá se vai o dinheiro para a comida. Ai, espera, os soldados russos já não têm mesmo que comer.

      • Sim, lá isso é verdade!!!

        Desgraçados mesmo. Com tanta terra, tantos recursos e a passarem fome e frio.

        Ainda bem que deste lado da cerca temos comida e gasolina baratos.

        E mesmo que aumente um pouco é para castigar o putin!!

        E ouvi dizer que andam a tirar os chispes das máquinas de lavar para fazerem mísseis! Agora vão lavar a roupa à mão que é para aprenderem!!

      • Sim. Ganharemos o céu com certeza!! Mais depressa que o previsto talvez. Mas pelo menos não morremos estúpidos!

        Temos políticos de alto gabarito, gestores incorruptíveis e líderes que não ficam a dever nada a Moisés ou Abraão!

      • É muito bem Slava Ukraini. Enquanto os Ucranianos combatem no terreno também nós estamos em guerra ao seu lado. Assumimos custos inflacionados, passamos adversidades mas no final iremos ganhar. E quanto aos Boris deste mundo, mudem-se para a Rússia. Se lá é que são felizes, vão para lá. Ou para o Irão ou para a Coreia do Norte. Tudo locais muito recomendáveis. O Ocidente ganhará.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.