Pelo menos 24 mortos após lançamento de mais de 40 mísseis por parte de Moscovo, que nega o ataque.
Várias pessoas estão presas nos escombros de um hospital infantil em Kiev atingido esta segunda-feira por vários ataques russos, anunciou o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy.
“Um dos maiores hospitais infantis da Europa” foi atingido, “há pessoas debaixo dos escombros e o número exato de vítimas é atualmente desconhecido”, afirmou Zelenskyy na rede social X, publicando um vídeo do edifício muito danificado.
“A Rússia não pode alegar que não sabe onde caem os seus mísseis e deve ser responsabilizada totalmente por todos os seus crimes”, acrescentou o presidente da Ucrânia.
This is what the Okhmadyt children’s hospital in Kyiv looks like now. This is at least a reason to convene the UN Security Council. And it should be done immediately!
DO NOT SUPPORT RUSIANS!!! EDUCATE YOURSELF #RussiaIsATerroristState pic.twitter.com/SDyoqQOotP— Sasha 🇺🇦 Benedict Bridgerton’s wife (@ArtSash) July 8, 2024
De acordo com a mais recente recolha da BBC, 24 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas após ataques russos a várias cidades ucranianas, que ativaram as defesas antiaéreas do país, segundo as autoridades locais.
As imagens a circular nas redes sociais podem chocar os mais sensíveis.
Just look at this. These monstrosities do not care who to kill.
Ukraine desperately needs air defenses to save the lives of its people and children from absolutely ruthless russian terroristic attacks.#RussiaIsATerroristState pic.twitter.com/625HzrqrLC
— Ihor Lachenkov (@igorlachenkov) July 8, 2024
Volume on. Crying kids in the children’s hospital Okhmadyt in Kyiv, that was hit with russian missiles. If you are still “confused” what is wrong with terrorists state russia, you are one of them. Invaders must die. pic.twitter.com/lE8ZEkAKGM
— Dmytro Top (@doping_ua) July 8, 2024
As forças russas dispararam “mais de 40 mísseis” esta segunda-feira contra várias cidades da Ucrânia, incluindo a capital Kiev, alertou, antes, o Presidente ucraniano no Telegram.
Além de Kiev, “Dnipro, Kryvyi Rih, Sloviansk, Kramatorsk” foram afetadas, afirmou Zelensky, acrescentando que edifícios de apartamentos, infraestruturas e um hospital infantil foram afetados.
“Todos os serviços estão mobilizados para salvar o maior número de pessoas possível”, acrescentou o Presidente ucraniano.
As autoridades ucranianas disseram que, até ao momento, pelo menos dez pessoas morreram na capital, Kiev, e 10 em Kryvyi Rih (nordeste) após os ataques das forças russas, deixando várias dezenas de feridos.
Na cidade de Pokrovsk, na província de Donetsk, foram relatadas três mortes, segundo o seu governador, Vadim Filashkin, que lamentou que a cidade tenha se tornado um dos alvos dos ataques massivos dos russos por toda a Ucrânia.
Rússia nega ataque
“Numerosas fotografias e imagens de vídeo publicadas em Kiev confirmam inequivocamente a destruição causada pela queda de um míssil de defesa aérea ucraniano lançado de um sistema de mísseis antiaéreos na cidade”, afirmou o Ministério da Defesa da Rússia em comunicado que nega a sua autoria do ataque.
No mesmo documento, o ministério considera falsas as declarações ucranianas sobre um ataque de Moscovo que teria atingido diretamente um hospital civil em Kiev, sem fornecer de imediato as “fotografias e imagens de vídeo citadas para sustentar as acusações”.
Zelenskyy na Polónia antes de reunir com a NATO
Volodymyr Zelenskyy é esperado esta segunda-feira na Polónia, antes de ir para a cimeira da NATO em Washington, anunciou o gabinete do primeiro-ministro polaco, Donald Tusk.
A NATO reúne-se numa cimeira entre terça-feira e quinta-feira em Washington, mais de dois anos depois da invasão russa da Ucrânia, num jantar com Joe Biden em que o primeiro-ministro Luís Montenegro vai participar.
A Polónia e a Ucrânia poderão assinar ainda esta segunda-feira um tratado bilateral sobre cooperação em defesa em Varsóvia.
A Polónia, que faz fronteira com a Ucrânia e a Rússia, está entre os mais fortes apoiadores de Kiev. Os polacos também acolheram massivamente os ucranianos que fugiam da agressão russa contra o seu país.
ZAP // Lusa
Já estou a ver marchas de protesto a emergir pelo planeta todo…. A brincar, o putin podia lançar 10 bombas termonuclear que ninguém se importava ou reclamava. Estão mais preocupados a provar que um homem pode ser uma mulher.
O Povo Russo , tem de por Fin a este Regime “Nazi” , jamais será perdoado por ter permitido tais massacres e danos a nível Mundial ! …. Mesmo cedendo as exigências do Louco Assassino Putin , ninguém pense que por ali ficará !
Terá sido mesmo o Putin ou foram mais uma vez os EUA e seus vassalos europeus? Foram os EUA e seus vassalos europeus que tudo fizeram para desencadear e manter esta guerra.
Carrega Putin!
Miguel, talvez mudes de ideias quando a Guerra mudar de rumo, espero que tenhas um familiar perto da Base das Lajes… .
Miguel o que estás a espera , para ir combater na frente Russa , para o Psicopata Putin , serias Bem Vindo !……. váááá coragem , compra un titulo de transporte só de ida !