Rússia com mais de 10.000 novos casos. Putin está isolado e há ministros infetados

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia registou neste domingo 10.633 casos de covid-19, o maior número de infeções confirmadas num único dia, elevando para 134.687 o número total de infetados com o novo coronavírus.

Segundo as estatísticas oficiais, publicadas diariamente no site stopkoronavirus.rf, nas últimas 24 horas morreram 58 pessoas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, aumentando para 1.280 o número de vítimas mortais no país.

Embora tenha sido observado um número recorde de infeções confirmadas, mais 8,3% face ao dia anterior, as mortes praticamente não aumentaram. De acordo com os dados, as infeções registadas duplicaram nos últimos 10 dias, enquanto nesse mesmo período o número de doentes recuperados quadruplicou, totalizando já 16.639.

Moscovo, com mais de 12,6 milhões de habitantes, é o principal foco de infeção no país, com mais da metade dos casos e mortes confirmados, 68.606 e 729, respetivamente.

Mas como advertiu no sábado o autarca da capital russa, Serguéi Sobianin, os estudos e os modelos matemáticos mostram que o número real de pessoas infetadas é de cerca de 2% da população da cidade, ou seja, cerca de 250.000 pessoas.

Apesar de as autoridades moscovitas terem afirmado que as medidas preventivas ajudaram a conter de certa forma a epidemia da covid-19, alertam para a necessidade de os cidadãos agirem com responsabilidade e respeitarem o regime de “auto-isolamento” em vigor na capital até 11 de maio, inclusive.

Primeiro-ministro hospitalizado

Segundo o Governo, chefiado provisoriamente pelo vice-primeiro-ministro, Andrei Beloúsovk, devido à hospitalização do primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, por covid-19, a decisão sobre o aliviar das medidas preventivas será tomada dependendo do desenvolvimento da situação.

O porta-voz do primeiro-ministro, Boris Beliakov, informou que o Mikhail Mishustin “ainda está sob observação médica, recebendo tratamento” e que “no geral, sente-se bem”.

De acordo com o Diário de Notícias há mais governantes infetados: o ministro das Obras Públicas, Vladimir Yakushev, e o seu vice Dmitry Volkov acusaram positivo no teste do coronavírus e foram hospitalizados.

Já o Presidente russo, Vladimir Putin isolou-se na residência de verão em Novo-Ogaryovo, nos subúrbios de Moscovo desde que, na última semana de março, foi visitar um hospital e cumprimentou um médico que, soube-se mais tarde, testou positivo.

“Dá a impressão de estar cansado, até aborrecido”, disse Yekaterina Schulmann, ex-consultora do Kremlin para os direitos humanos, comentando a situação de Putin em declarações ao jornal norte-americano New York Times.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Fisco alerta para mensagens falsas enviadas a contribuintes

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou os contribuintes, numa mensagem no portal das Finanças, para o envio de mensagens falsas para o telemóvel nas quais é pedido que se carregue em 'links' que são …

"Pandemia do medo". Crianças brincam cada vez menos e isso pode aumentar a ansiedade

A pandemia assim o obriga. Mais tempo fechadas em salas de aula e sem oportunidades para brincarem com os amigos, as crianças estão cada vez mais sedentárias e isso não é positivo para o seu …

Convívio deve ser limitado às pessoas com quem se vive, apela DGS

A diretora-geral da Saúde apelou aos portugueses, esta segunda-feira, na conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, para limitarem os contactos físicos às pessoas com quem vivem. "Ao conviver em presença com familiares …

"Lembranças da Lua." China prepara missão para recolher amostras do solo lunar

A China vai fazer a primeira tentativa desde os anos 70 de ir à Lua recolher rochas. A missão ficará a cargo da Chang'e 5, que será lançada esta terça-feira. A Chang'e 5 vai realizar a …

Hotéis já podem ser usados como escritórios e centros de dia

Os estabelecimentos hoteleiros, de turismo de habitação e resorts já estão autorizados a serem temporariamente usados como escritórios, showrooms e centros de dia, segundo o decreto-lei publicado em Diário da República. O diploma publicado no domingo, …

Bolsonaro critica "ataques injustificados" sobre a desflorestação da Amazónia

O presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, considerou durante a cimeira virtual do G20, que as críticas sobre o aumento da desflorestação são "ataques injustificados" e "demagógicos" que surgem de países "menos competitivos". “Eu apresento factos, dados …

Dois novos casos de legionella diagnosticados no Grande Porto

Mais duas pessoas foram diagnosticadas com legionella, esta segunda-feira, na região do Grande Porto, elevando para 87 o número de casos identificados desde o início do surto. Fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) …

Reformaram-se 1.649 professores este ano. É o valor mais alto desde 2013

Este ano, reformaram-se mais 1.649 professores em Portugal continental. É o valor mais alto dos últimos sete anos. De acordo com o Correio da Manhã, entre janeiro e dezembro deste ano, aposentaram-se 1.649 professores em Portugal …

Já foram assassinadas 30 mulheres este ano, metade por violência doméstica

O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) contabilizou 30 mulheres assassinadas entre 1 de janeiro e o dia 15 de novembro, 16 das quais em contexto de relações de intimidade, um valor abaixo das 21 registadas …

Netanyahu terá visitado Arábia Saudita (e reunido com Mike Pompeo e o príncipe herdeiro em segredo)

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, terá viajado no domingo em segredo à Arábia Saudita para se encontrar com o príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, divulgaram esta segunda-feira vários meios de comunicação de Israel. De acordo …