/

Rússia com mais de 10.000 novos casos. Putin está isolado e há ministros infetados

1

Yuri Kochetkov / EPA

A Rússia registou neste domingo 10.633 casos de covid-19, o maior número de infeções confirmadas num único dia, elevando para 134.687 o número total de infetados com o novo coronavírus.

Segundo as estatísticas oficiais, publicadas diariamente no site stopkoronavirus.rf, nas últimas 24 horas morreram 58 pessoas pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, aumentando para 1.280 o número de vítimas mortais no país.

Embora tenha sido observado um número recorde de infeções confirmadas, mais 8,3% face ao dia anterior, as mortes praticamente não aumentaram. De acordo com os dados, as infeções registadas duplicaram nos últimos 10 dias, enquanto nesse mesmo período o número de doentes recuperados quadruplicou, totalizando já 16.639.

Moscovo, com mais de 12,6 milhões de habitantes, é o principal foco de infeção no país, com mais da metade dos casos e mortes confirmados, 68.606 e 729, respetivamente.

Mas como advertiu no sábado o autarca da capital russa, Serguéi Sobianin, os estudos e os modelos matemáticos mostram que o número real de pessoas infetadas é de cerca de 2% da população da cidade, ou seja, cerca de 250.000 pessoas.

Apesar de as autoridades moscovitas terem afirmado que as medidas preventivas ajudaram a conter de certa forma a epidemia da covid-19, alertam para a necessidade de os cidadãos agirem com responsabilidade e respeitarem o regime de “auto-isolamento” em vigor na capital até 11 de maio, inclusive.

Primeiro-ministro hospitalizado

Segundo o Governo, chefiado provisoriamente pelo vice-primeiro-ministro, Andrei Beloúsovk, devido à hospitalização do primeiro-ministro, Mikhail Mishustin, por covid-19, a decisão sobre o aliviar das medidas preventivas será tomada dependendo do desenvolvimento da situação.

O porta-voz do primeiro-ministro, Boris Beliakov, informou que o Mikhail Mishustin “ainda está sob observação médica, recebendo tratamento” e que “no geral, sente-se bem”.

De acordo com o Diário de Notícias há mais governantes infetados: o ministro das Obras Públicas, Vladimir Yakushev, e o seu vice Dmitry Volkov acusaram positivo no teste do coronavírus e foram hospitalizados.

Já o Presidente russo, Vladimir Putin isolou-se na residência de verão em Novo-Ogaryovo, nos subúrbios de Moscovo desde que, na última semana de março, foi visitar um hospital e cumprimentou um médico que, soube-se mais tarde, testou positivo.

“Dá a impressão de estar cansado, até aborrecido”, disse Yekaterina Schulmann, ex-consultora do Kremlin para os direitos humanos, comentando a situação de Putin em declarações ao jornal norte-americano New York Times.

ZAP // Lusa

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.