/

Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira.

Os deputados do PSD vão reunir-se esta quarta-feira na Sala do Senado da Assembleia da República para a jornadas parlamentares em que vão discutir o OE2021, entregue na semana passada no Parlamento, e nessa altura já saberão o sentido de voto da bancada.

Tal como aconteceu o ano passado, Rui Rio deverá anunciar oficialmente o voto contra o OE2021 no encerramento dos trabalhos das jornadas.

O PSD, recorde-se, recusou reagir ao OE2021 após a apresentação do documento na passada semana, dizendo que iria estudar o seu conteúdo em detalhe e chutando a decisão sobre o sentido de voto para as suas jornadas parlamentares.

Segundo o Expresso, Rui Rio já terá decidido e avançará com um voto contra.

Com o chumbo anunciado, o PSD de Rui Rio obriga o primeiro-ministro, António Costa, a procurar entendimento com os partidos à esquerda (Bloco de Esquerda e PCP).

As negociações entre os antigos parceiros e o Governo parecem estar num impasse: BE e PCP pedem mais ao Executivo liderado por António Costa, que disse esta segunda-feira, em entrevista à TVI, que não percebe como é que o OE2021 não poderá ser viabilizado.

Ainda é possível viabilizar, diz BE

A coordenadora bloquista afirmou que, com um acordo claro que permita na especialidade resolver os problemas estruturais, “ainda é possível” viabilizar o Orçamento do Estado para 2021, lamentando intervenções do PS pautadas pelo “insulto ou provocação”.

“Nós achamos que ainda é possível. É possível termos um acordo que permita a viabilização do orçamento desde que esse acordo seja claro e permita que, na especialidade, os problemas estruturais do Orçamento do Estado sejam resolvidos”, disse esta terça-feira Catarina Martins, antes da reunião com o primeiro-ministro.

No entanto, “ainda que existisse uma situação de impasse para lá da votação”.

Para a bloquista, “o Governo não tem de desistir e ir para duodécimos”, uma vez que “há sempre mais soluções”. “Nós não queremos nenhum mês em duodécimos, nós queremos um OE que responda ao país e que possa ser viabilizado e é para isso que trabalhamos”.

ZAP //

 

 

 

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.