Rui Rio prepara-se para chumbar o OE (e pressionar Costa a entender-se à esquerda)

Mário Cruz / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O presidente do PSD, Rui Rio, prepara-se para anunciar aos social-democratas que o PSD vai chumbar a proposta de Orçamento do Estado para 2021, avança o semanário Expresso esta terça-feira.

Os deputados do PSD vão reunir-se esta quarta-feira na Sala do Senado da Assembleia da República para a jornadas parlamentares em que vão discutir o OE2021, entregue na semana passada no Parlamento, e nessa altura já saberão o sentido de voto da bancada.

Tal como aconteceu o ano passado, Rui Rio deverá anunciar oficialmente o voto contra o OE2021 no encerramento dos trabalhos das jornadas.

O PSD, recorde-se, recusou reagir ao OE2021 após a apresentação do documento na passada semana, dizendo que iria estudar o seu conteúdo em detalhe e chutando a decisão sobre o sentido de voto para as suas jornadas parlamentares.

Segundo o Expresso, Rui Rio já terá decidido e avançará com um voto contra.

Com o chumbo anunciado, o PSD de Rui Rio obriga o primeiro-ministro, António Costa, a procurar entendimento com os partidos à esquerda (Bloco de Esquerda e PCP).

As negociações entre os antigos parceiros e o Governo parecem estar num impasse: BE e PCP pedem mais ao Executivo liderado por António Costa, que disse esta segunda-feira, em entrevista à TVI, que não percebe como é que o OE2021 não poderá ser viabilizado.

Ainda é possível viabilizar, diz BE

A coordenadora bloquista afirmou que, com um acordo claro que permita na especialidade resolver os problemas estruturais, “ainda é possível” viabilizar o Orçamento do Estado para 2021, lamentando intervenções do PS pautadas pelo “insulto ou provocação”.

“Nós achamos que ainda é possível. É possível termos um acordo que permita a viabilização do orçamento desde que esse acordo seja claro e permita que, na especialidade, os problemas estruturais do Orçamento do Estado sejam resolvidos”, disse esta terça-feira Catarina Martins, antes da reunião com o primeiro-ministro.

No entanto, “ainda que existisse uma situação de impasse para lá da votação”.

Para a bloquista, “o Governo não tem de desistir e ir para duodécimos”, uma vez que “há sempre mais soluções”. “Nós não queremos nenhum mês em duodécimos, nós queremos um OE que responda ao país e que possa ser viabilizado e é para isso que trabalhamos”.

ZAP //

 

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …

"Guerra das matrículas" faz escalar tensão entre Sérvia e Kosovo

Esta semana, a fronteira entre o norte do Kosovo e a Sérvia esteve bloqueada por protestos de elementos da etnia sérvia, que não aceitam a decisão do governo kosovar, de etnia albanesa, de proibir a …

Num golpe de "fake it until you make it", Hong Kong vai a eleições a saber o vencedor

Hong Kong prepara-se para as primeiras eleições legislativas após as mudanças no sistema eleitoral implementadas pela China para garantir a vitória dos seus aliados. Aos olhares mais desatentos, as eleições em Hong Kong são mais um …

Stefano Pioli propõe regra de basquetebol que contribui para um "futebol de ataque"

O treinador do Milan, Stefano Pioli, propõe uma alteração nas regras do futebol que promete revolucionar o desporto rei. De forma semelhante ao basquetebol, uma vez dentro do meio campo adversário, as equipas não poderiam voltar …

Um dos maiores sites de dados sobre a covid-19 na Austrália é, afinal, gerido por adolescentes

Aproveitando o momento em que passaram a integrar as estatísticas que os próprios fazem chegar diariamente à população australiana, o grupo de três jovens revelou a sua identidade para surpresa de muitos dos seus seguidores. …

Mais cinco mortes e 713 casos confirmados em Portugal

Portugal registou, este sábado, mais cinco mortes e 713 casos confirmados de covid-19, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Este sábado registaram-se mais cinco mortes e 713 novos casos …