Rui Rio avança à espera que Passos recue

Estela Silva / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

Rui Rio pretende avançar para uma candidatura à liderança do PSD, com fontes sociais democratas a garantirem “não haver margem de recuo”.

O Diário de Notícias dá conta de que o ex-autarca do Porto tem intensificado contactos políticos dentro do partido nas últimas semanas.

A grande derrota que o PSD sofreu nas eleições autárquicas só veio acelerar o processo, depois de várias figuras do partido terem falado na saída de Pedro Passos Coelho e do próprio ter admitido não se recandidatar.

Esta não é, aliás, a primeira vez que se fala no avanço de Rio para liderar os sociais democratas. Na passada quinta-feira, já fontes próximas do político asseguravam aos meios de comunicação que este teria tudo pronto para avançar com a candidatura.

Com esta informação a confirmar-se, o ex-autarca aproveitou a noite de segunda-feira, num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido, entre os quais Nuno Morais Sarmento, Ângelo Correia, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins.

Durante o jantar, os sociais democratas terão discutido a estratégia que Rio deverá seguir, com o social democrata a apresentar um manifesto em que defende a “necessidade de refundar o PSD” e de “devolver o partido à sua matriz original”, diz o Jornal de Notícias.

Para Rui Rio este é um passo natural e o ex-autarca considera até que “notícia seria se eu não falasse com ninguém nesta altura”.

Uma fonte do PSD avança mais: “As coisas mudaram na noite de 1 de outubro, com anunciada saída de cena de Pedro Passos Coelho. Um coisa era dizer que era diferente de Passos, com o Passos na corrida à liderança, outra é não haver Passos e ter de avançar com um programa à presidência do partido”.

Isto porque, segundo o DN, todos os sociais democratas acreditam que Passos irá anunciar esta terça-feira no Conselho Nacional que não será recandidato à liderança, assumindo os péssimos resultados eleitorais. “Passos vai dizer que não se recandidata e abre-se o processo eleitoral e ele fica até vir o próximo líder no início de janeiro, não haverá uma demissão”, prevê um social democrata.

Um dos nomes apontados também a assumir a corrida à liderança do PSD é Luís Montenegro. Miguel Relvas tem mexido e remexido para ver o ex-líder parlamentar  entrar na corrida.

Contudo, afirmam as mesmas fontes sociais democratas, “o timing de Montenegro seria outro. Jogava num confronto Rio/Passos, com um deles a ir às legislativas de 2019 e só depois avançaria”. Agora consideram também inevitável que Montenegro avance.

O Conselho Nacional do PSD reúne hoje pelas 21:00, num hotel em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sai um desastre político entra um corrupto(isto porque não para corrupto o passos serve). Se é para enterrar o psd há que enterrar definitivamente pois não serve para nada!

  2. Mais um que pensa vir a ser o profeta e o salvador , mas está bem enganado .
    Procurem gente nova , com carisma, com garra, não essa gentinha que está na política só para se promover pessoalmente e aos amigos. Entre Rio e Passos a diferença é só no nome

  3. Eu que sou totalmente apartidário tenho apenas uma ressalva a fazer “…num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido…” ora bem… dada a escolha do local de repasto correm o sério risco de ficarem conhecidos como o grupo dos azeiteiros.

RESPONDER

Asteróide passa esta sexta-feira entre a Terra e a Lua

Um asteróide de grandes dimensões, recentemente descoberto, voará esta semana a uma distância relativamente próxima da Terra, avança o o Centro de Estudos de Objetos Próximo da Terra da agência espacial norte-americana. O asteróide, designado como …

A Física diz que nunca tocamos realmente num objeto

Se está, neste momento, com o telemóvel na mão ou a tocar no seu computador para conseguir ler esta notícia, desengane-se: segundo a Física, não está a tocar em nada. Tudo o que conseguimos ver, tocar …

Se os buracos negros o confundem, prepare-se para os buracos brancos

Os buracos negros podem ser o mistério mais atraente do Universo, mas não são o único tipo de "buraco" no Espaço. Os buracos negros atraem a atenção de muitos amantes de astronomia por serem tão misteriosos. …

MySpace perdeu 12 anos de músicas, fotografias e vídeos

A rede social MySpace anunciou que perdeu todas as músicas, fotografias e vídeos com mais de três anos. A perda de conteúdo deveu-se a uma falha na migração de servidor. O MySpace, outrora uma das maiores …

Pela primeira vez uma mulher vence o prémio Abel, o "Nobel" da matemática

A matemática pioneira Karen Uhlenbeck, antiga professora da Universidade do Texas, em Austin (Estados Unidos), recebeu o Prémio Abel de 2019, tornando-se a primeira mulher a receber a distinção, uma das mais ilustres na área. A …

Após 65 anos, diário revela romance entre rei belga e a madrasta

O rei Balduíno da Bélgica terá mantido uma relação secreta com a madrasta, a princesa Lilian, segunda esposa do seu pai, Leopoldo III. A revelação foi feita 65 anos depois, através dos diários do ex-primeiro-ministro …

Estudo revela que consumo diário de canábis aumenta risco de psicose

O consumo diário de canábis, sobretudo de elevada potência, está fortemente ligado ao risco de desenvolver uma psicose, conclui um estudo, que analisou pessoas em 11 locais da Europa e um no Brasil. Vários estudos observacionais …

Uma bebé nasceu "grávida" do seu irmão gémeo

Mónica Vega realizou uma ecografia durante o sétimo mês da sua gravidez daquela que seria a sua terceira filha. Mas, nas imagens, descobriu que dentro da sua bebé estava outro feto mais pequeno. O caso, que …

Só há um país na União Europeia com melhores estradas que Portugal

Portugal é o segundo estado-membro da União Europeia com estradas com mais qualidade e tem registado desde 2010 uma diminuição do número de mortes em acidentes de viação, revela um relatório divulgado esta terça-feira pela …

Boaventura só está "à espera de provas concretas" para enterrar o FC Porto

César Boaventura, acusado de uma ligação ao SL Benfica por Francisco J. Marques, disse que só está "à espera de mais provas concretas" para enterrar o FC Porto. O diretor de comunicação dos azuis e …