Rui Rio avança à espera que Passos recue

Estela Silva / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

Rui Rio pretende avançar para uma candidatura à liderança do PSD, com fontes sociais democratas a garantirem “não haver margem de recuo”.

O Diário de Notícias dá conta de que o ex-autarca do Porto tem intensificado contactos políticos dentro do partido nas últimas semanas.

A grande derrota que o PSD sofreu nas eleições autárquicas só veio acelerar o processo, depois de várias figuras do partido terem falado na saída de Pedro Passos Coelho e do próprio ter admitido não se recandidatar.

Esta não é, aliás, a primeira vez que se fala no avanço de Rio para liderar os sociais democratas. Na passada quinta-feira, já fontes próximas do político asseguravam aos meios de comunicação que este teria tudo pronto para avançar com a candidatura.

Com esta informação a confirmar-se, o ex-autarca aproveitou a noite de segunda-feira, num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido, entre os quais Nuno Morais Sarmento, Ângelo Correia, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins.

Durante o jantar, os sociais democratas terão discutido a estratégia que Rio deverá seguir, com o social democrata a apresentar um manifesto em que defende a “necessidade de refundar o PSD” e de “devolver o partido à sua matriz original”, diz o Jornal de Notícias.

Para Rui Rio este é um passo natural e o ex-autarca considera até que “notícia seria se eu não falasse com ninguém nesta altura”.

Uma fonte do PSD avança mais: “As coisas mudaram na noite de 1 de outubro, com anunciada saída de cena de Pedro Passos Coelho. Um coisa era dizer que era diferente de Passos, com o Passos na corrida à liderança, outra é não haver Passos e ter de avançar com um programa à presidência do partido”.

Isto porque, segundo o DN, todos os sociais democratas acreditam que Passos irá anunciar esta terça-feira no Conselho Nacional que não será recandidato à liderança, assumindo os péssimos resultados eleitorais. “Passos vai dizer que não se recandidata e abre-se o processo eleitoral e ele fica até vir o próximo líder no início de janeiro, não haverá uma demissão”, prevê um social democrata.

Um dos nomes apontados também a assumir a corrida à liderança do PSD é Luís Montenegro. Miguel Relvas tem mexido e remexido para ver o ex-líder parlamentar  entrar na corrida.

Contudo, afirmam as mesmas fontes sociais democratas, “o timing de Montenegro seria outro. Jogava num confronto Rio/Passos, com um deles a ir às legislativas de 2019 e só depois avançaria”. Agora consideram também inevitável que Montenegro avance.

O Conselho Nacional do PSD reúne hoje pelas 21:00, num hotel em Lisboa.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sai um desastre político entra um corrupto(isto porque não para corrupto o passos serve). Se é para enterrar o psd há que enterrar definitivamente pois não serve para nada!

  2. Mais um que pensa vir a ser o profeta e o salvador , mas está bem enganado .
    Procurem gente nova , com carisma, com garra, não essa gentinha que está na política só para se promover pessoalmente e aos amigos. Entre Rio e Passos a diferença é só no nome

  3. Eu que sou totalmente apartidário tenho apenas uma ressalva a fazer “…num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido…” ora bem… dada a escolha do local de repasto correm o sério risco de ficarem conhecidos como o grupo dos azeiteiros.

RESPONDER

Caso do avião com cocaína. PJ vai vigiar Aérodromo de Tires 24 horas por dia

A Polícia Judiciária (PJ) vai vigiar as movimentações de aeronaves e passageiros que chegam e saem do Aeródromo de Tires 24 horas por dia. A informação foi adiantada pelo Correio da Manhã, que falou com …

Facebook paga 650 milhões para encerrar litígio sobre vida privada nos EUA

O juiz federal norte-americano James Donato aprovou a indemnização de 650 milhões de dólares (540 milhões de euros) a 1,6 milhões de utilizadores do estado norte-americano do Illinois por parte do Facebook. Este acordo, assinado na …

"Retoma da normalidade". Bruxelas propõe este mês livre-trânsito digital para vacinados e recuperados

A Comissão Europeia vai apresentar este mês uma proposta legislativa para criar um livre-trânsito digital que permita retomar as viagens em altura de pandemia de covid-19, comprovando a vacinação ou a recuperação dos cidadãos. A informação …

Noiva de Khashoggi pede "punição imediata" de Mohammed bin Salman

As declarações da noiva de Jamal Khashoggi surgem depois de as autoridades norte-americanas terem publicado um relatório em que Mohammed bin Salman é acusado de ter ordenado o assassínio do jornalista. Joe Biden está a ser …

Covax permite que países mais pobres comecem a receber a vacina (mas só garante 20% da vacinação)

A Covax visa fornecer vacinas contra a covid-19 a 20% da população de 200 países e territórios que estão incluídos no sistema através de um sistema de financiamento que permite a 92 economias de baixo …

Reino Unido vacinou 20 milhões com 1.ª dose. País deteta casos de variante de Manaus

O ministro da Saúde britânico, Matt Hancock, anunciou no domingo que mais de 20 milhões de pessoas no Reino Unido já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. "Estou absolutamente encantado por informar que mais …

Famílias numerosas já podem pedir desconto no IVA da luz

As famílias com cinco ou mais elementos podem pedir a redução do IVA da eletricidade ao seu fornecedor a partir desta segunda-feira e têm de comprovar a sua condição de família numerosa. Em causa está a …

Netflix foi a grande vencedora da noite dos Globos de Ouro

  A 78.ª edição dos Globos de Ouro decorreu de forma virtual, com apresentação de Tina Fey e Amy Poehler e a participação de alguns dos laureados do ano passado. Os Globos de Ouro, prémios de cinema …

Portugal regista mais 34 óbitos e 394 novos casos. O número mais baixo desde setembro

Portugal registou esta segunda-feira 394 novos casos de infeção por covid-19 e mais 34 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Nicolas Sarkozy condenado a três anos de prisão por corrupção

Nicolas Sarkozy foi esta segunda-feira condenado a três anos de prisão por corrupção e tráfico de influências, tornando-se o segundo chefe de Estado condenado em França, após Jacques Chirac em 2011. O ex-Presidente francês foi condenado …