Rui Rio avança à espera que Passos recue

Estela Silva / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

Rui Rio pretende avançar para uma candidatura à liderança do PSD, com fontes sociais democratas a garantirem “não haver margem de recuo”.

O Diário de Notícias dá conta de que o ex-autarca do Porto tem intensificado contactos políticos dentro do partido nas últimas semanas.

A grande derrota que o PSD sofreu nas eleições autárquicas só veio acelerar o processo, depois de várias figuras do partido terem falado na saída de Pedro Passos Coelho e do próprio ter admitido não se recandidatar.

Esta não é, aliás, a primeira vez que se fala no avanço de Rio para liderar os sociais democratas. Na passada quinta-feira, já fontes próximas do político asseguravam aos meios de comunicação que este teria tudo pronto para avançar com a candidatura.

Com esta informação a confirmar-se, o ex-autarca aproveitou a noite de segunda-feira, num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido, entre os quais Nuno Morais Sarmento, Ângelo Correia, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins.

Durante o jantar, os sociais democratas terão discutido a estratégia que Rio deverá seguir, com o social democrata a apresentar um manifesto em que defende a “necessidade de refundar o PSD” e de “devolver o partido à sua matriz original”, diz o Jornal de Notícias.

Para Rui Rio este é um passo natural e o ex-autarca considera até que “notícia seria se eu não falasse com ninguém nesta altura”.

Uma fonte do PSD avança mais: “As coisas mudaram na noite de 1 de outubro, com anunciada saída de cena de Pedro Passos Coelho. Um coisa era dizer que era diferente de Passos, com o Passos na corrida à liderança, outra é não haver Passos e ter de avançar com um programa à presidência do partido”.

Isto porque, segundo o DN, todos os sociais democratas acreditam que Passos irá anunciar esta terça-feira no Conselho Nacional que não será recandidato à liderança, assumindo os péssimos resultados eleitorais. “Passos vai dizer que não se recandidata e abre-se o processo eleitoral e ele fica até vir o próximo líder no início de janeiro, não haverá uma demissão”, prevê um social democrata.

Um dos nomes apontados também a assumir a corrida à liderança do PSD é Luís Montenegro. Miguel Relvas tem mexido e remexido para ver o ex-líder parlamentar  entrar na corrida.

Contudo, afirmam as mesmas fontes sociais democratas, “o timing de Montenegro seria outro. Jogava num confronto Rio/Passos, com um deles a ir às legislativas de 2019 e só depois avançaria”. Agora consideram também inevitável que Montenegro avance.

O Conselho Nacional do PSD reúne hoje pelas 21:00, num hotel em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sai um desastre político entra um corrupto(isto porque não para corrupto o passos serve). Se é para enterrar o psd há que enterrar definitivamente pois não serve para nada!

  2. Mais um que pensa vir a ser o profeta e o salvador , mas está bem enganado .
    Procurem gente nova , com carisma, com garra, não essa gentinha que está na política só para se promover pessoalmente e aos amigos. Entre Rio e Passos a diferença é só no nome

  3. Eu que sou totalmente apartidário tenho apenas uma ressalva a fazer “…num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido…” ora bem… dada a escolha do local de repasto correm o sério risco de ficarem conhecidos como o grupo dos azeiteiros.

RESPONDER

A primeira exolua alguma vez descoberta vai ficar escondida durante a próxima década

Uma boa exolua é difícil de encontrar e provar que a primeira lua em torno de um exoplaneta realmente existe pode levar até uma década. "Estamos a enfrentar alguns problemas difíceis em termos da confirmação da …

Por um euro, é possível comprar casa na cidade italiana do "Esplendor"

O município italiano de Sambuca, localizado na região italiana da Sicília, está a vender casas por um euro (1,14 dólares), visando travar o declínio populacional que a zona tem sofrido nos últimos anos.  A pequena cidade, cheia …

Pela felicidade dos professores, escola chinesa cria “licença do amor”

A escola secundária de Dinglan, localizada na cidade chinesa de Hangzhou, apresentou esta terça-feira a "licença do amor", que visa melhorar o humor dos seus professores e, consequentemente, o trabalho que fazem com os alunos. …

60% das espécies de café estão em risco de extinção

Pela primeira vez, o café integra a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie em vias de extinção. De acordo com um estudo publicado esta quarta-feira nas revistas ScienceAdvances e Global …

Norte-americanos morrem mais por overdose do que por acidente de carro

Pela primeira vez na História, os norte-americanos estão mais propensos a morrer por 'overdose' de opióides do que por acidente de carro, sendo a morte devido ao consumo excessivo destas substâncias considerada uma epidemia que …

Choques elétricos e chicotadas: relatório denuncia tortura de mulheres sauditas

Um relatório da Human Rights Watch ​​​​​denuncia que a Arábia Saudita prendeu e torturou ativistas e dissidentes, nomeadamente mulheres que lutam pelos seus direitos. Segundo o "Relatório Mundial 2019" da organização não governamental Human Rights Watch …

"Robôs" podem eliminar um milhão de empregos (e criar outros tantos) até 2030

A adoção da automação em Portugal pode levar à perda de 1,1 milhões de empregos na indústria e comércio até 2030, mas criar outros tantos na saúde, assistência social, ciência, profissões técnicas e construção. Segundo um …

Hacker Rui Pinto admite ser denunciante no Football Leaks

Os advogados de Rui Pinto, o alegado 'hacker' que terá acedido ilegalmente a e-mails do Benfica, defenderam esta quinta-feira a sua conduta, por denunciar "práticas criminosas", e vão opor-se à sua extradição da Hungria, onde …

Duarte Lima recorre para plenário do Constitucional e suspende ida para a prisão

Duarte Lima recorreu esta quinta-feira para o plenário do Tribunal Constitucional (TC) evitando que comece a cumprir a pena de seis anos de prisão a que foi condenado no caso BPN/Homeland, disse à agência Lusa …

Coreia do Norte pede assinatura de tratado de paz antes de nova cimeira com EUA

A imprensa norte-coreana pediu a assinatura do tratado de paz inter-coreano, numa altura em que é esperado nos Estados Unidos um alto dirigente norte-coreano, no âmbito da preparação de uma segunda cimeira bilateral. No editorial, o …