Rui Rio avança à espera que Passos recue

Estela Silva / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

Rui Rio pretende avançar para uma candidatura à liderança do PSD, com fontes sociais democratas a garantirem “não haver margem de recuo”.

O Diário de Notícias dá conta de que o ex-autarca do Porto tem intensificado contactos políticos dentro do partido nas últimas semanas.

A grande derrota que o PSD sofreu nas eleições autárquicas só veio acelerar o processo, depois de várias figuras do partido terem falado na saída de Pedro Passos Coelho e do próprio ter admitido não se recandidatar.

Esta não é, aliás, a primeira vez que se fala no avanço de Rio para liderar os sociais democratas. Na passada quinta-feira, já fontes próximas do político asseguravam aos meios de comunicação que este teria tudo pronto para avançar com a candidatura.

Com esta informação a confirmar-se, o ex-autarca aproveitou a noite de segunda-feira, num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido, entre os quais Nuno Morais Sarmento, Ângelo Correia, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins.

Durante o jantar, os sociais democratas terão discutido a estratégia que Rio deverá seguir, com o social democrata a apresentar um manifesto em que defende a “necessidade de refundar o PSD” e de “devolver o partido à sua matriz original”, diz o Jornal de Notícias.

Para Rui Rio este é um passo natural e o ex-autarca considera até que “notícia seria se eu não falasse com ninguém nesta altura”.

Uma fonte do PSD avança mais: “As coisas mudaram na noite de 1 de outubro, com anunciada saída de cena de Pedro Passos Coelho. Um coisa era dizer que era diferente de Passos, com o Passos na corrida à liderança, outra é não haver Passos e ter de avançar com um programa à presidência do partido”.

Isto porque, segundo o DN, todos os sociais democratas acreditam que Passos irá anunciar esta terça-feira no Conselho Nacional que não será recandidato à liderança, assumindo os péssimos resultados eleitorais. “Passos vai dizer que não se recandidata e abre-se o processo eleitoral e ele fica até vir o próximo líder no início de janeiro, não haverá uma demissão”, prevê um social democrata.

Um dos nomes apontados também a assumir a corrida à liderança do PSD é Luís Montenegro. Miguel Relvas tem mexido e remexido para ver o ex-líder parlamentar  entrar na corrida.

Contudo, afirmam as mesmas fontes sociais democratas, “o timing de Montenegro seria outro. Jogava num confronto Rio/Passos, com um deles a ir às legislativas de 2019 e só depois avançaria”. Agora consideram também inevitável que Montenegro avance.

O Conselho Nacional do PSD reúne hoje pelas 21:00, num hotel em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sai um desastre político entra um corrupto(isto porque não para corrupto o passos serve). Se é para enterrar o psd há que enterrar definitivamente pois não serve para nada!

  2. Mais um que pensa vir a ser o profeta e o salvador , mas está bem enganado .
    Procurem gente nova , com carisma, com garra, não essa gentinha que está na política só para se promover pessoalmente e aos amigos. Entre Rio e Passos a diferença é só no nome

  3. Eu que sou totalmente apartidário tenho apenas uma ressalva a fazer “…num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido…” ora bem… dada a escolha do local de repasto correm o sério risco de ficarem conhecidos como o grupo dos azeiteiros.

RESPONDER

Jovem chinês desaparecido há 18 anos foi encontrado graças a uma aplicação de reconhecimento facial

Foi encontrado na China um jovem que estava desaparecido há 18 anos, graças a uma aplicação semelhante à FaceApp, com tecnologia de envelhecimento facial. Segundo noticiou o Jornal de Notícias na segunda-feira, Yu WeiFang foi separado …

Agricultores entre as novas profissões de residente não habitual a pagar menos IRS

Arquitetos, designers ou geólogos são excluídos e dão lugar a agricultores e trabalhadores qualificados da agricultura na nova lista de atividades do residente não habitual. Agricultores e profissões das ciências e engenharia, de nível intermédio, passam …

Espião francês, cúmplice de Latifa, ajuda a esclarecer a fuga da princesa Haya

Hervé Jaubert afirma que Haya terá descoberto que o Emir do Dubai aprisionou a sua filha Latifa, depois desta ter tentado fugir, e teve medo que o mesmo lhe acontecesse. A fuga da princesa Haya, sexta …

"Muitos americanos vão saber pela primeira vez o que diz o relatório Mueller"

O ex-procurador especial, que se encarregou de investigar as alegadas ligações da equipa do Presidente norte-americano com a Rússia vai, esta quarta-feira, ao Congresso explicar mais uma vez o que diz o seu relatório. A visita …

Tinder, drogas e álcool. Há uma revolução silenciosa em marcha no Irão

Sem esperança no amanhã e desiludida com os líderes do país e com a República Islâmica, a juventude iraniana transgride as apertadas regras religiosas do país, numa postura desafiante que se faz na "sombra" e …

Costa esteve em 15 debates quinzenais, membros do Governo em 233 audições

O balanço provisório da quarta e última sessão legislativa da legislatura revela que o primeiro-ministro esteve presente em 15 debates quinzenais na Assembleia da República, órgão onde foram realizadas 233 audições a membros do Governo. António …

Espanha. Turista detido por comer marisco no valor de 400 euros sem ter dinheiro para pagar

Na passada quarta-feira, um turista italiano, de visita a Formentera, em Espanha, entrou na marisqueira Es Molí de Sal e pediu uma grande quantidade de comida. Consumiu 400 euros em marisco, mas não tinha dinheiro …

Aulas de condução aos 17, menos tempo e mais baratas. Mudanças em França são bem vistas em Portugal

Em França, há novas regras que entram em vigor a partir desta segunda-feira para quem quer tirar a carta de condução em França. As mudanças são bem vistas em Portugal. De acordo com a entrevista de …

Bruno Fernandes não esconde que gostava de jogar em Inglaterra (mas não é ele que manda)

Bruno Fernandes continua sem esconder que gostaria de jogar em Inglaterra, mas quem decide o seu valor e quando sai é o Sporting. Antes da partida para os Estados Unidos, onde o clube leonino irá defrontar …

Greve dos Motoristas. Patrões vão exigir 70% de serviços mínimos

A Antram e o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas vão reunir-se esta quarta-feira para definir os serviços mínimos na greve de 12 de agosto. O Expresso avança esta terça-feira que a Antram - Associação …