Rui Rio avança à espera que Passos recue

Estela Silva / Lusa

O ex-presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Rio

Rui Rio pretende avançar para uma candidatura à liderança do PSD, com fontes sociais democratas a garantirem “não haver margem de recuo”.

O Diário de Notícias dá conta de que o ex-autarca do Porto tem intensificado contactos políticos dentro do partido nas últimas semanas.

A grande derrota que o PSD sofreu nas eleições autárquicas só veio acelerar o processo, depois de várias figuras do partido terem falado na saída de Pedro Passos Coelho e do próprio ter admitido não se recandidatar.

Esta não é, aliás, a primeira vez que se fala no avanço de Rio para liderar os sociais democratas. Na passada quinta-feira, já fontes próximas do político asseguravam aos meios de comunicação que este teria tudo pronto para avançar com a candidatura.

Com esta informação a confirmar-se, o ex-autarca aproveitou a noite de segunda-feira, num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido, entre os quais Nuno Morais Sarmento, Ângelo Correia, Feliciano Barreiras Duarte e José Eduardo Martins.

Durante o jantar, os sociais democratas terão discutido a estratégia que Rio deverá seguir, com o social democrata a apresentar um manifesto em que defende a “necessidade de refundar o PSD” e de “devolver o partido à sua matriz original”, diz o Jornal de Notícias.

Para Rui Rio este é um passo natural e o ex-autarca considera até que “notícia seria se eu não falasse com ninguém nesta altura”.

Uma fonte do PSD avança mais: “As coisas mudaram na noite de 1 de outubro, com anunciada saída de cena de Pedro Passos Coelho. Um coisa era dizer que era diferente de Passos, com o Passos na corrida à liderança, outra é não haver Passos e ter de avançar com um programa à presidência do partido”.

Isto porque, segundo o DN, todos os sociais democratas acreditam que Passos irá anunciar esta terça-feira no Conselho Nacional que não será recandidato à liderança, assumindo os péssimos resultados eleitorais. “Passos vai dizer que não se recandidata e abre-se o processo eleitoral e ele fica até vir o próximo líder no início de janeiro, não haverá uma demissão”, prevê um social democrata.

Um dos nomes apontados também a assumir a corrida à liderança do PSD é Luís Montenegro. Miguel Relvas tem mexido e remexido para ver o ex-líder parlamentar  entrar na corrida.

Contudo, afirmam as mesmas fontes sociais democratas, “o timing de Montenegro seria outro. Jogava num confronto Rio/Passos, com um deles a ir às legislativas de 2019 e só depois avançaria”. Agora consideram também inevitável que Montenegro avance.

O Conselho Nacional do PSD reúne hoje pelas 21:00, num hotel em Lisboa.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Sai um desastre político entra um corrupto(isto porque não para corrupto o passos serve). Se é para enterrar o psd há que enterrar definitivamente pois não serve para nada!

  2. Mais um que pensa vir a ser o profeta e o salvador , mas está bem enganado .
    Procurem gente nova , com carisma, com garra, não essa gentinha que está na política só para se promover pessoalmente e aos amigos. Entre Rio e Passos a diferença é só no nome

  3. Eu que sou totalmente apartidário tenho apenas uma ressalva a fazer “…num rescaldo das autárquicas, para reunir num jantar em Azeitão com várias figuras importantes do partido…” ora bem… dada a escolha do local de repasto correm o sério risco de ficarem conhecidos como o grupo dos azeiteiros.

RESPONDER

Desenterradas duas múmias no cemitério egípcio onde o rei Tut foi sepultado

Uma equipa de arqueólogos desenterrou duas múmias no Vale dos Reis, o cemitério antigo onde está sepultado o rei Tutankhamon e outras realezas egípcias, anunciou o Ministério das Antiguidades do Egito. Em conferência de imprensa …

"Avião do Juízo Final" foi construído para sobreviver a um ataque nuclear (mas foi derrotado por um pássaro)

Uma aeronave do "dia do juízo final" da Marinha dos EUA, destinada a sobreviver a um ataque nuclear, foi recentemente derrotada por um pássaro. Um pássaro derrubou um dos quatro motores do avião e a Marinha …

Cova da Piedade 0-4 Benfica | Em frente na Taça com goleada

, O Benfica goleou hoje o Cova da Piedade por 4-0, garantindo o apuramento para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, com dois tentos de Pizzi e outros tantos de Carlos Vinícius. O internacional português abriu …

Vírus informático faz caixas de multibanco "cuspirem" notas (e está a espalhar-se pelo mundo)

Um vírus informático está a ser utilizado para entrar em caixas de multibanco e fazê-las ejetar todo o seu dinheiro. Os primeiros casos surgiram na Alemanha, mas têm-se alastrado um pouco por todo o mundo. Na …

Piloto Bernardo Sousa suspenso dois anos por controlo antidoping positivo a cocaína

O ex-campeão nacional de ralis Bernardo Sousa foi suspenso por dois anos devido a um controlo antidoping positivo a cocaína, anunciou na quinta-feira a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK). De acordo com o comunicado …

Porsche lança Taycan "low cost" para competir com a Tesla

https://vimeo.com/367293637 A Porsche lançou uma versão económica do Taycan de forma a competir com o Model S da Tesla. O veículo elétrico está disponível a partir de janeiro e custará cerca de 105 mil euros. A batalha …

Quartel da Graça vai ser um hotel de luxo

A concessão do Quartel da Graça, em Lisboa, vai ser entregue ao grupo Sana, no âmbito do programa Revive, estando previsto um investimento de 30 milhões de euros, para a instalação de um hotel, foi …

Infarmed retira do mercado protetor solar infantil

O Infarmed disse esta sexta-feira que está acompanhar as precauções da agência espanhola do medicamento em relação aos produtos de proteção solar ISDIN, indicando que em novos testes detetou variabilidade e inconsistência no fator de …

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …