Rio vai mesmo avançar contra Passos (a contar com desastre do PSD)

Estela Silva / Lusa

O economista Rui Rio, ex-presidente da Câmara Municipal do Porto

Rui Rio tem tudo a postos para avançar com uma candidatura à liderança do PSD. O ex-presidente da Câmara do Porto estará a preparar terreno, há vários meses, procurando unir rivalidades contra Passos Coelho e antecipando resultados muito negativos para o partido nas autárquicas de domingo.

O Observador e o Público citam fontes próximas de Rui Rio que asseguram que, desta vez, o ex-autarca avançará mesmo com uma candidatura à liderança do PSD. O cenário já foi noticiado por diversas vezes, mas, na hora da verdade, Rio ficou sempre na sombra.

Agora, o ex-autarca “tem tudo a postos, até um site de candidatura que ficará disponível quando esta for assumida”, refere o Observador, notando que “dirigentes sociais-democratas têm trabalhado na sombra – na clandestinidade – a preparar tudo para o ataque a Passos Coelho”.

“No último ano e meio Rui Rio já correu 160 concelhos, incluindo as ilhas”, acrescenta uma fonte não identificada ao Público, realçando que a estratégia é unir os críticos de Passos em torno da sua candidatura, de modo a evitar uma terceira alternativa.

Esse cenário de uma candidatura além de Rio e Passos é, contudo, improvável porque “poucos são os que no PSD acreditam que o partido terá hipóteses de vencer António Costa, seja com que líder for”, refere o Público.

“O timing não é atraente. Não é desconfortável ficar à espera”, aponta uma fonte não identificada ao jornal.

Assim, Rio espera ganhar a liderança do PSD após umas eleições autárquicas, agendadas para domingo, 1 de Outubro, que muitos prevêem que vão ditar “derrotas históricas” para o partido em Lisboa e no Porto.

Esse cenário de hecatombe eleitoral até poderá levar Passos Coelho a demitir-se da liderança do PSD, situação que motivaria uma alternativa de candidatura dentro da actual estrutura do partido, com Luís Montenegro como o mais provável candidato.

ZAP //

 

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Passos Coelho, está psicologicamente doente, e ainda não se deu conta disso. Quando der, precisará de ser tratado, caso contrário, irá continuar a pensar que portugal sem ele, será sempre uma desgraça. Bom.. e……, monte Negro, é isso mesmo. Um monte negro, onde nada se vê. Um presunçoso a imitar passos. Ainda não conseguiu apontar nada de concreto, que fizesse a diferença entre o PSD e o Sr. Costa e companhia, tomando todos os Portugueses por imbecis.

  2. Finalmente. Foram precisos 15 anos para aparecer alguém capaz de tomar as rédeas do Partido. Não sei se vai ter apoio, é que este não é muleta. O meu voto é dos oscilantes, por isso, este vai ter o meu voto, isso é garantido… e muitos mais pensam como eu. Estou farto de ser Xulado por esse Costa.

  3. o sr até é competente como mostrou na câmara do Porto, mas tendo passado pelas reuniões do grupinho bilderberg não terá nunca o meu voto.

  4. Passos fez um grande trabalho ao retirar Portugal da banca rota deixada pelo Sócras.
    Mas como todos os motores que aceleram demais… gripou.
    Há uma franja de eleitorado ao centro, necessário para um vitória do PSD, que nunca mais votará PPC.
    Será preciso uma nova cara, um novo discurso, novos objectivos, e Rui Rio conseguirá tudo isso.

  5. Para mim, este senhor Rui Rio, sempre revelou uma tremenda falta de caracter, se aassim for, só vem confirmar a minha opinião.

  6. O Sr. Rio foi o grande derrotado no Porto nas eleições.
    Se os portuenses não o querem, é porque existem outras escolhas melhores e com menos vícios políticos.

    • Mas o que anda o senhor a tomar? Anda sob o efeito de drogas fortes ou quê? Se a sua memória não o ajuda pesquise no google e veja o disparate que acabou de dizer. É por essas e por outras que o país está como está.

  7. Certamente ninguém irá impedir o senhor Rio de se candidatar, caso venha a acontecer e ganhe só espero que não venha a ser uma desilusão.

  8. O líder da coligação de interesses (exploradores/corruptos/paraditas) que, na anterior legislatura, arruinou a vida de centenas de milhar de portugueses, impôs medidas que levou o país a um atraso de décadas, “roubou” rendimentos legítimos e direitos foi afastado, nas urnas, do poder mas, na oposição continua obcecado por não ter conseguido levar até ao fim os seus propósitos, subjugar a maioria dos portugueses às garras neo-liberalismo fascista. No tempo que passa, continua errático, com uma narrativa sem pés nem cabeça mas com uma “virtude” já não engana a maioria, enquanto os seus apaniguados do seu partido, nos bastidores, lhe preparam a “cama” para depois, mudarem de máscara e aqui, muito cuidado, os portugueses que vivem honestamente do seu trabalho assim como os empresários honestos, não podem pactuar com políticos corruptos, têm de estar atentos para que não se volte ao terror 2011/15.

    • Sim… pela sua ordem de ideias é preferível deixar um país endividado até ao pescoço e na bancarrota e que paguem as gerações futuras. Olhe… vá tomar banho de água fria que pode ser que isso lhe passe ou então peça ao seu médico algo mais forte.

  9. Só Vejo Asneiras e Bocas. Tenham Juízo e haja Respeito. Passos Coelho foi Eleito pelos Militantes do Partido Social Democrata e não por aqueles que se julgam ser Donos do Partido.

  10. Rui Rio .Líder do maior partido P:S. D.
    Foi um bom autarca mas é um mau liderr de um partido com a pojança do p s. d.
    é manso .Não sabe o que dizer .Falta-lhe ideias novas para substituir António . Não seria ser muito inteligente para enfrentar António Costa 😮 tal que diz que o incendido de Monchique foi um sucesso
    rui rio nem reagiu .

    coitado parece um homem perdido no deserto. seria bom que fosse um homem com coragem ,meditasse e verificar que não tem estilo para ser líder do maior partido português que é o P. S. D

    deve pode demitir-se

RESPONDER

"A situação está caótica": Hospital de Penafiel com vários profissionais infetados

Colaboradores de vários grupos profissionais do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, em Penafiel, estão infetados com o novo coronavírus, disse esta terça-feira a administração daquela unidade, sem precisar o número de casos. "Tal como em …

"Santo Graal". Cientistas criam o primeiro supercondutor a temperatura ambiente do mundo

Uma equipa de físicos criou o primeiro material capaz de supercondutividade em temperatura ambiente, desenvolvendo um processo que pode ajudar a "quebrar barreiras e abrir a porta a muitas potenciais aplicações". Desde a sua descoberta, há …

Planetas parecidos com a Terra costumam ter "guarda-costas"

Um grupo internacional de astrónomos, liderado por Martin Schlecker do Instituto Max Planck para Astronomia, descobriu que o arranjo de planetas rochosos, gasosos e gelados nos sistemas planetários aparentemente não é aleatório e depende apenas …

Disney+ alerta para estereótipos racistas. Filmes clássicos com avisos sobre "maus tratos"

Embora já exibisse mensagens padrão desde o ano passado, a nova plataforma de vídeo Disney+ mostra agora um aviso, que não pode ser passado à frente, no início de vários filmes clássicos - como Dumbo …

Curados da covid-19 continuam com sintomas meses depois de terem contraído o vírus

Um estudo da Universidade de Oxford indica que 64% dos pacientes hospitalizados com o novo coronavírus apresenta falta de ar 2 a 3 meses depois de serem infetados. E quase 40% tem sintomas de depressão. Já …

Portugal vai estar no Mundial sub-20 (sem jogar o apuramento)

Todas as fases do Europeu sub-19 foram canceladas e a seleção portuguesa foi uma das eleitas para participar no Mundial do próximo ano. Portugal já sabe que vai estar na fase final do Mundial sub-20 (se …

Novos implantes cardíacos podem salvar 10 mil vidas por ano

O chamado envelope antibiótico envolve o implante cardíaco e previne infeções no paciente. Por ano, morrem cerca de 10 mil pessoas devido a infeções geradas pelo implante. O pacemaker é um pequeno aparelho que é colocado …

Banda dá concerto com músicos e público envoltos em bolhas de plástico para evitar contágio

A banda norte-americana Flaming Lips utilizou bolhas insufláveis ​​de tamanho humano num concerto em Oklahoma, uma solução para proteger os músicos e o público do novo coronavírus, enquanto tenta encontrar uma forma segura para atuar …

EUA. Especialista diz que as próximas semanas "vão ser as mais negras de toda a pandemia"

Um especialista em doenças infecciosas disse que no caso dos Estados Unidos, as próximas seis a 12 semanas vão ser as mais negras de toda a pandemia de covid-19. Michael Osterholm, diretor do Centro de Investigação …

Chelsea inscreve... Petr Cech

Antigo guarda-redes poderá voltar aos relvados nesta época, embora seja pouco provável, para já. Petr Čech entrou em campo pela última vez em maio de 2019, há quase um ano e meio. Já tinha anunciado a …