Rui Mão de Ferro é o 12.º arguido no caso Sócrates

Rui Mão de Ferro / Linkedin

Sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas e suspeito no caso José Sócrates.

Sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas e suspeito no caso José Sócrates.

A Operação Marquês tem mais um arguido. Trata-se de Rui Mão de Ferro que é suspeito no âmbito de vários negócios com Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que também é arguido no caso.

A SIC adianta que Rui Mão de Ferro foi constituído arguido por suspeitas de que seria um dos testas-de-ferro de Santos Silva e, por via indirecta, de José Sócrates.

A estação adianta ainda que o consultor, sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas, é suspeito da destruição de provas.

Já em Abril passado se tinha noticiado que o Ministério Público suspeitava da intervenção de Mão de Ferro numa alegada tentativa de ocultação de provas levada a cabo por Santos Silva com o intuito de apagar vestígios da sua ligação a Sócrates.

Nas buscas efectuadas ao consultor terão sido encontrados documentos alusivos aos apartamentos adquiridos por Santos Silva à mãe de Sócrates.

O administrador da Proengel, uma das empresas de Santos Silva, terá também sido uma das pessoas que comprou o livro de Sócrates em massa a pedido do ex-primeiro-ministro e com dinheiro alegadamente saído das contas de Santos Silva.

Rui Mão de Ferro está também associado ao Walton Grupo Inversor, mais uma empresa de Santos Silva que terá financiado a compra dos direitos televisivos da Liga espanhola por parte da Worldcom de Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses.

O Ministério Público suspeita que os cerca de 3 milhões de euros investidos nos direitos televisivos sejam, de facto, de José Sócrates.

A investigação tem analisado com detalhe as ligações entre Carlos Santos Silva, Rui Mão de Ferro e Rui Pedro Soares, que também já surgiu envolvido em outros casos relacionados com Sócrates, nomeadamente o caso Figo/Taguspark.

As suspeitas em torno dos três elementos surgiram no seguimento de negócios efectuados depois de Carlos Santos Silva ter feito uma transferência bancária de 23 milhões de euros da Suíça para Portugal, beneficiando do Regime Especial de Regularização Tributária.

Esse dinheiro, de acordo com a tese do Ministério Público, será de José Sócrates.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se a esquerda quer subir o ordenado minimo para 600 euros, até concordo, mas que sejam eles tambem a criar empresas para dar emprego a quem necessita, não é so dizer por dizer, é muito bonito e facil criticar os outros, com a fortuna que recebem, criem postos de trabalho e não andem a fazer pressão na casa dos outros

  2. A procissão ainda vai no adro. Este VIGARO do JS é do pior possível e inimaginável em casos de corrupção, um DITADOR. que só não foi mais adiante devido a sermos um país de UE senão já estávamos sobre o jugo do pior FACISTA, DITADOR. O Salazar ao pé deste vigairo JS era um “anjo”. Esse pelo menos não roubou o povo antes pelo contrario…

RESPONDER

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …

Revelados os segredos originais do "Cordeiro Místico"

Uma equipa de cientistas belgas e norte-americanos radiografou a pintura A Adoração do Cordeiro Místico para descobrir como era a obra de arte flamenga, pintada pelos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, quando foi concluída, em …

Trump abre a porta à compra do TikTok pela Microsoft

A rede social deve ser vendida até 15 de setembro para se manter em operação nos Estados Unidos, disse, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano. Depois de, na sexta-feira, ter anunciado que iria proibir a TikTok nos …

Egito convida Musk a verificar pessoalmente que as pirâmides não foram construídas por alienígenas

O Egito convidou o multimilionário Elon Musk a verificar pessoalmente que as míticas pirâmides do país não foram construídas por alienígenas, ao contrário do que sugeriu o CEO da Tesla e da SpaceX na rede …

Pinto da Costa diz que renovação de Sérgio Conceição está para breve

O presidente do FC Porto afirmou que a renovação do treinador, que conquistou a dobradinha esta época, está para breve. "Não é urgente, porque temos um ano para a fazer, mas espero fazê-la em breve", afirmou …