Rui Mão de Ferro é o 12.º arguido no caso Sócrates

Rui Mão de Ferro / Linkedin

Sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas e suspeito no caso José Sócrates.

Sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas e suspeito no caso José Sócrates.

A Operação Marquês tem mais um arguido. Trata-se de Rui Mão de Ferro que é suspeito no âmbito de vários negócios com Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que também é arguido no caso.

A SIC adianta que Rui Mão de Ferro foi constituído arguido por suspeitas de que seria um dos testas-de-ferro de Santos Silva e, por via indirecta, de José Sócrates.

A estação adianta ainda que o consultor, sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas, é suspeito da destruição de provas.

Já em Abril passado se tinha noticiado que o Ministério Público suspeitava da intervenção de Mão de Ferro numa alegada tentativa de ocultação de provas levada a cabo por Santos Silva com o intuito de apagar vestígios da sua ligação a Sócrates.

Nas buscas efectuadas ao consultor terão sido encontrados documentos alusivos aos apartamentos adquiridos por Santos Silva à mãe de Sócrates.

O administrador da Proengel, uma das empresas de Santos Silva, terá também sido uma das pessoas que comprou o livro de Sócrates em massa a pedido do ex-primeiro-ministro e com dinheiro alegadamente saído das contas de Santos Silva.

Rui Mão de Ferro está também associado ao Walton Grupo Inversor, mais uma empresa de Santos Silva que terá financiado a compra dos direitos televisivos da Liga espanhola por parte da Worldcom de Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses.

O Ministério Público suspeita que os cerca de 3 milhões de euros investidos nos direitos televisivos sejam, de facto, de José Sócrates.

A investigação tem analisado com detalhe as ligações entre Carlos Santos Silva, Rui Mão de Ferro e Rui Pedro Soares, que também já surgiu envolvido em outros casos relacionados com Sócrates, nomeadamente o caso Figo/Taguspark.

As suspeitas em torno dos três elementos surgiram no seguimento de negócios efectuados depois de Carlos Santos Silva ter feito uma transferência bancária de 23 milhões de euros da Suíça para Portugal, beneficiando do Regime Especial de Regularização Tributária.

Esse dinheiro, de acordo com a tese do Ministério Público, será de José Sócrates.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se a esquerda quer subir o ordenado minimo para 600 euros, até concordo, mas que sejam eles tambem a criar empresas para dar emprego a quem necessita, não é so dizer por dizer, é muito bonito e facil criticar os outros, com a fortuna que recebem, criem postos de trabalho e não andem a fazer pressão na casa dos outros

  2. A procissão ainda vai no adro. Este VIGARO do JS é do pior possível e inimaginável em casos de corrupção, um DITADOR. que só não foi mais adiante devido a sermos um país de UE senão já estávamos sobre o jugo do pior FACISTA, DITADOR. O Salazar ao pé deste vigairo JS era um “anjo”. Esse pelo menos não roubou o povo antes pelo contrario…

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …