Rui Mão de Ferro é o 12.º arguido no caso Sócrates

Rui Mão de Ferro / Linkedin

Sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas e suspeito no caso José Sócrates.

Sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas e suspeito no caso José Sócrates.

A Operação Marquês tem mais um arguido. Trata-se de Rui Mão de Ferro que é suspeito no âmbito de vários negócios com Carlos Santos Silva, o amigo de José Sócrates que também é arguido no caso.

A SIC adianta que Rui Mão de Ferro foi constituído arguido por suspeitas de que seria um dos testas-de-ferro de Santos Silva e, por via indirecta, de José Sócrates.

A estação adianta ainda que o consultor, sócio de Carlos Santos Silva em várias empresas, é suspeito da destruição de provas.

Já em Abril passado se tinha noticiado que o Ministério Público suspeitava da intervenção de Mão de Ferro numa alegada tentativa de ocultação de provas levada a cabo por Santos Silva com o intuito de apagar vestígios da sua ligação a Sócrates.

Nas buscas efectuadas ao consultor terão sido encontrados documentos alusivos aos apartamentos adquiridos por Santos Silva à mãe de Sócrates.

O administrador da Proengel, uma das empresas de Santos Silva, terá também sido uma das pessoas que comprou o livro de Sócrates em massa a pedido do ex-primeiro-ministro e com dinheiro alegadamente saído das contas de Santos Silva.

Rui Mão de Ferro está também associado ao Walton Grupo Inversor, mais uma empresa de Santos Silva que terá financiado a compra dos direitos televisivos da Liga espanhola por parte da Worldcom de Rui Pedro Soares, presidente da SAD do Belenenses.

O Ministério Público suspeita que os cerca de 3 milhões de euros investidos nos direitos televisivos sejam, de facto, de José Sócrates.

A investigação tem analisado com detalhe as ligações entre Carlos Santos Silva, Rui Mão de Ferro e Rui Pedro Soares, que também já surgiu envolvido em outros casos relacionados com Sócrates, nomeadamente o caso Figo/Taguspark.

As suspeitas em torno dos três elementos surgiram no seguimento de negócios efectuados depois de Carlos Santos Silva ter feito uma transferência bancária de 23 milhões de euros da Suíça para Portugal, beneficiando do Regime Especial de Regularização Tributária.

Esse dinheiro, de acordo com a tese do Ministério Público, será de José Sócrates.

SV, ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Se a esquerda quer subir o ordenado minimo para 600 euros, até concordo, mas que sejam eles tambem a criar empresas para dar emprego a quem necessita, não é so dizer por dizer, é muito bonito e facil criticar os outros, com a fortuna que recebem, criem postos de trabalho e não andem a fazer pressão na casa dos outros

  2. A procissão ainda vai no adro. Este VIGARO do JS é do pior possível e inimaginável em casos de corrupção, um DITADOR. que só não foi mais adiante devido a sermos um país de UE senão já estávamos sobre o jugo do pior FACISTA, DITADOR. O Salazar ao pé deste vigairo JS era um “anjo”. Esse pelo menos não roubou o povo antes pelo contrario…

RESPONDER

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …

João Oliveira "tem a certeza quase absoluta" de que não se coloca a questão de liderar o PCP

Há menos de dois meses, em entrevista ao Público e à Rádio Renascença, João Oliveira foi questionado sobre se se via no futuro como líder do PCP e respondeu que não. Esta segunda-feira, voltou a …