Amigos de Sócrates gastaram 170 mil euros no seu livro com dinheiro de Santos Silva

João Relvas / Lusa

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates (D), cumprimenta o seu advogado, João Araújo, à chegada à casa

José Sócrates terá “instruído” amigos seus a comprarem exemplares do livro que publicou, em 2013, num total de 170 mil euros, dinheiro que seria de Carlos Santos Silva.

A tese é defendida pelo Ministério Público, conforme reporta a SIC Notícias, frisando que os investigadores da Operação Marquês suspeitam que o livro foi “comprado por atacado, em diversos pontos do país, por amigos do ex-primeiro-ministro, a seu pedido”.

Este dado é relevante para a investigação porque o Ministério Público também acredita que os tais 170 mil euros gastos na compra de exemplares do livro saíram das contas de Carlos Santos Silva.

No centro da investigação está a teoria de que o dinheiro de algumas contas bancárias de Carlos Santos Silva é, na verdade, de José Sócrates.

Entretanto, o Correio da Manhã avança que José Sócrates gastou, em 2012, quando estava em Paris, mais de 344 mil euros.

Um dado que ganha importância perante o facto de o ex-primeiro-ministro não ter declarado quaisquer rendimentos nesse ano, conforme aponta o mesmo jornal.

As contas da publicação concluem que Sócrates gastou, em média, mais de 28 mil euros por mês na capital francesa.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Acredito, “eu mesma” terá fé para além da razão dos fundamentos da nebulosa que paira sobre o possível acordo em Portugal e o voto contra do PS ámanhã no parlamento europeu às propostas do PCP e do BE “…se (aquela) grandeza se conhece, é glória manifesta; se não se conhece, fica escurecida, e não é glória. ” (Pdre António Vieira)
        Será o conspurcar da ética no limiar da prostituição política pelo poder…”FEm política, feio, feio, é perder.” (Ex-PAPA DOC do PS)

        • “Mal é dizer mal, mas depois de o haverdes dito, dizerdes ainda que dizeis bem, é um mal maior sobre outro mal, porque é estar obstinado nele”. Padre António Vieira.

          • Não é fé que te faz falta… É a água do riacho, a aridez que te assola na ausência de ética e moral, coisas de vida desavinda?
            (Bombarda)

  1. Esse senhor com o empréstimo que fez na CGD de 100.000€ , ainda dava para pagar uns almoços aos compatriotas emigrantes no restaurante.

  2. Agora só resta acrescentar esta mais valia “Sócrates” ao carnaval que o PS nos vem oferecendo nos últimos tempos porque encaixa tudo muito bem como peças de LEGO.

RESPONDER

China cria aplicação de reconhecimento facial para distinguir pandas

Investigadores do Centro de Pesquisa e Conservação da China para Pandas Gigantes, juntamente com a Universidade de Tecnologia de Nanyang, em Singapura, e a Universidade Normal de Sichuan desenvolveram uma aplicação com um software de …

Corvos da Torre de Londres "salvaram" o país. Tiveram crias pela primeira vez em 30 anos

Os icónicos corvos negros da Torre de Londres "salvaram" o Reino Unido das consequências fatídicas de uma antiga profecia ao ter descendentes pela primeira vez desde 1989. O casal formado por Huginn (o pai) e Muninn …

A Estónia só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender

O Banco Central da Estónia, que completou em maio 100 anos desde a sua função, só tem um lingote de ouro e nem sequer o pode vender, uma vez que o material não é puro …

Explosão atinge autocarro de turistas perto das Pirâmides de Gizé

Uma explosão atingiu um autocarro de turistas perto das célebres pirâmides de Gizé, no Egito, provocando 17 feridos, entre naturais do Egito e da África do Sul, noticia a agência France-Presse. Um engenho explosivo detonou à …

Alerta de erupção vulcânica. Monte Hakone fechado a turistas

As autoridades japonesas activaram este domingo o alerta por possível erupção vulcânica no monte Hakone, e fecharam todos os acessos à popular paisagem natural, que é visitada anualmente por milhões de turistas. A Agência Meteorológica do …

Vírus gigantes nas águas da Índia podem resolver mistério evolutivo

Uma equipa liderada por cientistas do Instituto Indiano de Tecnologia em Bombaim descobriu mais de 20 novos vírus nas águas da cidade, incluindo versões gigantes destes agentes biológicos que podem ajudar a desvendar questões importantes …

Sondagens dão maioria pró-UE no Parlamento Europeu (mas eurocéticos crescem)

As sondagens para o Parlamento Europeu apontam para uma maioria de partidos pró-União Europeia (UE), apesar de os partidos eurocéticos ganharem terreno em relação à composição que resultou das eleições de 2014. Entre os 751 assentos …

A ciência por detrás de um bom chocolate foi finalmente revelada

O melhor chocolate é uma mistura complexa de ciência e o truque não é novo: esta técnica de mistura tem mais de 140 anos. Uma equipa de cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, Reino Unido, …

Cristiano Ronaldo eleito o melhor da liga italiana

Cristiano Ronaldo foi o melhor jogador da Liga Italiana 2018/19. A distinção foi anunciada neste sábado, com a Série A a explicar que a escolha foi feita com base em cálculos dos sites Opta Sports, …

Europeias: PS quer fazer o mesmo na Europa, PSD lembra cataplana de Costa e BE pede para não ficar em casa

No dia em que ficou decidido quem seria o campeão nacional de futebol deste ano, a campanha eleitoral para as europeias abrandou, com os partidos a terminarem as iniciativas pelo final da tarde. O cabeça de …