Amigos de Sócrates gastaram 170 mil euros no seu livro com dinheiro de Santos Silva

João Relvas / Lusa

O ex-primeiro-ministro, José Sócrates (D), cumprimenta o seu advogado, João Araújo, à chegada à casa

José Sócrates terá “instruído” amigos seus a comprarem exemplares do livro que publicou, em 2013, num total de 170 mil euros, dinheiro que seria de Carlos Santos Silva.

A tese é defendida pelo Ministério Público, conforme reporta a SIC Notícias, frisando que os investigadores da Operação Marquês suspeitam que o livro foi “comprado por atacado, em diversos pontos do país, por amigos do ex-primeiro-ministro, a seu pedido”.

Este dado é relevante para a investigação porque o Ministério Público também acredita que os tais 170 mil euros gastos na compra de exemplares do livro saíram das contas de Carlos Santos Silva.

No centro da investigação está a teoria de que o dinheiro de algumas contas bancárias de Carlos Santos Silva é, na verdade, de José Sócrates.

Entretanto, o Correio da Manhã avança que José Sócrates gastou, em 2012, quando estava em Paris, mais de 344 mil euros.

Um dado que ganha importância perante o facto de o ex-primeiro-ministro não ter declarado quaisquer rendimentos nesse ano, conforme aponta o mesmo jornal.

As contas da publicação concluem que Sócrates gastou, em média, mais de 28 mil euros por mês na capital francesa.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

      • Acredito, “eu mesma” terá fé para além da razão dos fundamentos da nebulosa que paira sobre o possível acordo em Portugal e o voto contra do PS ámanhã no parlamento europeu às propostas do PCP e do BE “…se (aquela) grandeza se conhece, é glória manifesta; se não se conhece, fica escurecida, e não é glória. ” (Pdre António Vieira)
        Será o conspurcar da ética no limiar da prostituição política pelo poder…”FEm política, feio, feio, é perder.” (Ex-PAPA DOC do PS)

        • “Mal é dizer mal, mas depois de o haverdes dito, dizerdes ainda que dizeis bem, é um mal maior sobre outro mal, porque é estar obstinado nele”. Padre António Vieira.

          • Não é fé que te faz falta… É a água do riacho, a aridez que te assola na ausência de ética e moral, coisas de vida desavinda?
            (Bombarda)

  1. Esse senhor com o empréstimo que fez na CGD de 100.000€ , ainda dava para pagar uns almoços aos compatriotas emigrantes no restaurante.

  2. Agora só resta acrescentar esta mais valia “Sócrates” ao carnaval que o PS nos vem oferecendo nos últimos tempos porque encaixa tudo muito bem como peças de LEGO.

RESPONDER

Um morto e um ferido em tiroteio junto a hospital em Paris. Atirador encontra-se em fuga

Um tiroteio numa rua no bairro 16 da capital francesa causou a morte de um segurança do hospital Henry Dunant e ferimentos muito graves numa utente. Os disparos deram-se em frente ao hospital Henry Dunant, …

Bloco de esquerda quer plano nacional de férias de Verão financiado pelo Governo

O Bloco de Esquerda vai entregar um projeto de lei na Assembleia da República para que o Governo defina um programa de férias de Verão. Catarina Martins, coordenadora do partido, frisa que a maior parte …

Índia ultrapassa Brasil e é o segundo país mais afetado pela covid-19

A Índia é o segundo país mais afetado pela pandemia de covid-19, ultrapassando o Brasil, depois de registar um valor máximo de 168 mil novas contaminações nas últimas 24 horas. O país, com 1,3 mil milhões …

Dois anos depois, mulher de Assange pede que Reino Unido pressione EUA para acusações caírem

A mulher de Julian Assange, Stella Moris, disse que a Grã-Bretanha seria mais forte a fazer campanha contra regimes autoritários se pressionasse o Governo Biden a retirar o seu apelo para o extraditar sob acusações …

Operação Marquês. Ministério Público pede alargamento do prazo previsto na lei para recorrer

Depois da decisão instrutória tomada pelo juiz Ivo Rosa, os procuradores Rosário Teixeira e Vítor Pinto já entregaram um requerimento a pedir 120 dias para o recurso. O alargamento do prazo passaria assim a ser …

Duas mortes e 271 infetados em 24 horas. Rt continua a subir em Portugal

O boletim da DGS desta segunda-feira dá conta de mais 271 novos casos. Registaram-se ainda mais duas mortes por covid-19. Segundo a DGS existem 25.784 casos ativos, menos 176 do que na véspera, e há mais …

Maioria dos pobres em Portugal trabalha (os "três D" da pobreza e 4 perfis que são uma "supresa")

Um quinto da população portuguesa é pobre e a maior parte das pessoas em situação de pobreza trabalha, mantendo vínculos laborais sem termo. As conclusões são de um estudo promovido pela Fundação Francisco Manuel dos …

Guillermo Lasso declara-se vencedor das eleições presidenciais no Equador

Guillermo Lasso declarou-se vencedor da segunda e última volta das eleições presidenciais no Equador, numa altura em que foram contabilizados 96,94% dos votos, que lhe deram uma diferença de 5,04 pontos percentuais sobre o socialista …

Número de nascimentos no primeiro trimestre de 2021 regista valor mais baixo desde 2015

No primeiro trimestre de 2021, nasceram em Portugal cerca de 18.200 bebés, o número mais baixo dos últimos sete anos para igual período. Cerca de 18.200 bebés nasceram em Portugal no primeiro trimestre de 2021, o …

Escolhas "unilaterais" agitam PSD. Castelo Branco acusa direção nacional de desrespeitar estatutos

A concelhia do PSD de Castelo Branco acusou esta segunda-feira a direção nacional do partido de desrespeitar os estatutos, ao escolher “unilateralmente e discricionariamente” o nome de João Belém para candidato àquele município, contra a …