Provas do caso José Sócrates escondidas por Rui Mão de Ferro

José Cartaxo / Flickr

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal

O empresário Rui Mão de Ferro surge implicado no caso judicial que envolve José Sócrates por estar, alegadamente, envolvido numa tentativa de ocultação de provas do Ministério Público (MP).

O jornal i teve acesso ao acórdão do Tribunal da Relação que reavaliou a medida de coacção aplicada a Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que é considerado o testa-de-ferro do ex-primeiro-ministro, e nele constará que o Ministério Público apreendeu vários documentos na casa de Rui Mão de Ferro no âmbito da Operação Marquês.

Rui Mão de Ferro é administrador da Proengel, uma das empresas de Carlos Santos Silva, e terá escondido documentos que poderiam incriminar José Sócrates a pedido do amigo do ex-primeiro-ministro, logo que este soube do início da investigação.

O jornal i frisa ainda que entre os documentos encontrados constam papéis alusivos à compra das casas da mãe de José Sócrates por parte de Carlos Santos Silva e outros que comprovam relações contratuais entre Carlos Santos Silva e o motorista João Perna.

Rui Mão de Ferro já tinha sido apontado no âmbito do processo antes, a propósito da compra de direitos televisivos da Liga Espanhola, considerando o MP que esteve envolvido na ocultação da ligação directa entre Carlos Santos Silva e Rui Pedro Soares, duas figuras próximas de José Sócrates.

Rui Pedro Soares adquiriu, através da empresa Worldcom da qual Santos Silva também é accionista, os direitos televisivos da Liga Espanhola, mas o MP suspeita que o dinheiro pertencia, realmente, a José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O cúmulo das ironias… Não p’a rir
    …. Mas percebe-se a necessidade da investigação em proteger o processo “marquês”

    • É como estar na estação à espera do comboio, ele passar e nem o ver…
      Após decretada a prisão preventiva, a investigação, depois de alegar ‘especial complexidade’ do processo, viu alargado para até 12 meses a produção da acusação. E antes disso poder acontecer, aquela ainda requereu adiamento do acesso ao processo ( há 2 semanas) ao réu e advogados, por mais 3 meses, o que lhe foi concedido!
      Convém lembrar, tendo como boas as revelações na imprensa de que a empresa ‘X’ era a corruptora, estranho seria que antes não tivessem ocorrido buscas àquela, o que só veio a acontecer a semana passado, posteriormente àquela ‘notícia’. Pelos vistos, deu frutos: Aparentemente uma mão de ferro em falsificação de documentação que tentava ‘proteger’ o… Estratégia!

      • Você Viés é tão querido! … Dá-nos bem a perceber o enviesamento, da análise que faz da trama das informações que nos vão sendo dadas por terceiros..
        Não se esforce tanto, querido! Os terceiros já estão a fazer muito bem o trabalho sujo que lhe encomendaram!

  2. Seria interessante averiguar a ligação da Interprev ,empresa de medicina do trabalho ao grupo empresarial Lena/Santos Silva/Sócrates

    • Aí está um homem com grandes ideias e sugestões!
      Deve ser o Carlos que está a fazer falta na investigação. Candidate-se pode ser que resolva o problema de uma vez!

  3. Transcrições do testo:
    …que o Ministério Público apreendeu vários documentos na casa de Rui Mão de Ferro no âmbito da Operação Marquês.

    Rui Mão de Ferro é administrador da Proengel, uma das empresas de Carlos Santos Silva, e terá escondido documentos que poderiam incriminar José Sócrates a pedido do amigo do ex-primeiro-ministro, logo que este soube do início da investigação.

    Finalmente!… O Ministério Público está na posse dos documentos que incriminam!
    Bom, isto agora é dum dia ao outro e a acusação fica pronta!!!!
    Até que enfim! … Tá no bom caminho, tá no bom caminho!…
    Foi em 02.05.2015, Hoje 25.05.2015, tá no bom caminho?… Tá no bom caminho?…

RESPONDER

Tribunal dos Estados Unidos confirma 18 anos de prisão para familiares de Maduro

Um tribunal de apelação de Nova Iorque ratificou a condenação a 18 anos de prisão de dois familiares do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, por conspiração para enviar droga para os Estados Unidos. "Fica ordenado, julgado …

Ana Gomes espera "verdadeiro Portugal Leaks" com Rui Pinto a colaborar com a justiça

A antiga eurodeputada Ana Gomes considerou que “é um verdadeiro Portugal Leaks” que se pode esperar a partir de agora, depois de Rui Pinto aceitar colaborar com a justiça portuguesa. O criador do Football Leaks e …

Exames nacionais adiados. Terceiro período arranca a 14 de abril (mas à distância)

Esta quinta-feira, António Costa falou ao país para anunciar que o 3.º período irá recomeçar no dia 14 de abril, mas sem aulas presenciais. Os exames nacionais do ensino secundário foram adiados para julho e …

TAP. Estado equaciona reformas antecipadas sem penalizações

O Jornal Económico escreve esta quinta-feira que o Estado pondera avançar com reformas antecipadas sem penalizações na TAP, visando assim diminuir o impacto da pandemia de covid-19 na companhia aérea portuguesa. Apesar de a empresa ter …

Santa Maria ganha 40 camas para os cuidados intensivos

A maior unidade hospitalar do país reforçou capacidade dos Cuidados Intensivos para os doentes infetados, passando das atuais 80 camas para cerca de 120. O Hospital Santa Maria, em Lisboa, vai quadruplicar a sua capacidade …

"Isto é criminoso". Estivadores dizem que há risco de portos pararem

"Da forma como estamos a trabalhar nos portos, corremos o risco de todo o contingente ficar parado, porque não há nenhum cuidado em termos de criar equipas rotativas", garantiu o líder sindical. O presidente do Sindicato …

Demitiu-se o diretor do serviço de cirurgia e transplantação do Curry Cabral

Américo Martins demitiu-se esta quarta-feira por ter visto impedida a proposta de reorganização com circuitos independentes no hospital. O diretor do Serviço de Cirurgia Geral e Transplantação do Hospital Curry Cabral, Américo Martins, demitiu-se esta quarta-feira …

Bancos impedidos de cobrar comissões por operações digitais. Acesso a jogos online limitados

Os bancos vão ficar impedidos de cobrar comissões por operações de pagamento através de plataformas digitais dos prestadores de serviços, segundo uma proposta do PEV com alterações do PS aprovada no Parlamento. O projeto de lei …

Pessoas assintomáticas devem usar máscara, diz Centro Europeu de Controlo de Doenças

Num relatório divulgado na quarta-feira, o Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC) referiu que as máscaras podem reduzir a propagação do novo coronavírus de pessoas assintomáticas, recomendando a sua utilização. De acordo com o Público, …

Portugal ultrapassa as 400 vítimas mortais. Cordão sanitário em Castro Daire equacionado

Portugal regista esta quinta-feira 409 mortos associados à covid-19, mais 29 do que na quarta-feira, e 13.956 infetados (mais 815), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Trata-se de um aumento de 6% …