Provas do caso José Sócrates escondidas por Rui Mão de Ferro

José Cartaxo / Flickr

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal

O empresário Rui Mão de Ferro surge implicado no caso judicial que envolve José Sócrates por estar, alegadamente, envolvido numa tentativa de ocultação de provas do Ministério Público (MP).

O jornal i teve acesso ao acórdão do Tribunal da Relação que reavaliou a medida de coacção aplicada a Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que é considerado o testa-de-ferro do ex-primeiro-ministro, e nele constará que o Ministério Público apreendeu vários documentos na casa de Rui Mão de Ferro no âmbito da Operação Marquês.

Rui Mão de Ferro é administrador da Proengel, uma das empresas de Carlos Santos Silva, e terá escondido documentos que poderiam incriminar José Sócrates a pedido do amigo do ex-primeiro-ministro, logo que este soube do início da investigação.

O jornal i frisa ainda que entre os documentos encontrados constam papéis alusivos à compra das casas da mãe de José Sócrates por parte de Carlos Santos Silva e outros que comprovam relações contratuais entre Carlos Santos Silva e o motorista João Perna.

Rui Mão de Ferro já tinha sido apontado no âmbito do processo antes, a propósito da compra de direitos televisivos da Liga Espanhola, considerando o MP que esteve envolvido na ocultação da ligação directa entre Carlos Santos Silva e Rui Pedro Soares, duas figuras próximas de José Sócrates.

Rui Pedro Soares adquiriu, através da empresa Worldcom da qual Santos Silva também é accionista, os direitos televisivos da Liga Espanhola, mas o MP suspeita que o dinheiro pertencia, realmente, a José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O cúmulo das ironias… Não p’a rir
    …. Mas percebe-se a necessidade da investigação em proteger o processo “marquês”

    • É como estar na estação à espera do comboio, ele passar e nem o ver…
      Após decretada a prisão preventiva, a investigação, depois de alegar ‘especial complexidade’ do processo, viu alargado para até 12 meses a produção da acusação. E antes disso poder acontecer, aquela ainda requereu adiamento do acesso ao processo ( há 2 semanas) ao réu e advogados, por mais 3 meses, o que lhe foi concedido!
      Convém lembrar, tendo como boas as revelações na imprensa de que a empresa ‘X’ era a corruptora, estranho seria que antes não tivessem ocorrido buscas àquela, o que só veio a acontecer a semana passado, posteriormente àquela ‘notícia’. Pelos vistos, deu frutos: Aparentemente uma mão de ferro em falsificação de documentação que tentava ‘proteger’ o… Estratégia!

      • Você Viés é tão querido! … Dá-nos bem a perceber o enviesamento, da análise que faz da trama das informações que nos vão sendo dadas por terceiros..
        Não se esforce tanto, querido! Os terceiros já estão a fazer muito bem o trabalho sujo que lhe encomendaram!

  2. Seria interessante averiguar a ligação da Interprev ,empresa de medicina do trabalho ao grupo empresarial Lena/Santos Silva/Sócrates

    • Aí está um homem com grandes ideias e sugestões!
      Deve ser o Carlos que está a fazer falta na investigação. Candidate-se pode ser que resolva o problema de uma vez!

  3. Transcrições do testo:
    …que o Ministério Público apreendeu vários documentos na casa de Rui Mão de Ferro no âmbito da Operação Marquês.

    Rui Mão de Ferro é administrador da Proengel, uma das empresas de Carlos Santos Silva, e terá escondido documentos que poderiam incriminar José Sócrates a pedido do amigo do ex-primeiro-ministro, logo que este soube do início da investigação.

    Finalmente!… O Ministério Público está na posse dos documentos que incriminam!
    Bom, isto agora é dum dia ao outro e a acusação fica pronta!!!!
    Até que enfim! … Tá no bom caminho, tá no bom caminho!…
    Foi em 02.05.2015, Hoje 25.05.2015, tá no bom caminho?… Tá no bom caminho?…

RESPONDER

Vacina russa chama-se "Sputnik V" e foi já pedida por 20 países

A vacina russa contra a covid-19, cujo registo foi esta terça-feira anunciado pelo Presidente, Vladimir Putin, chama-se "Sputnik V", vai começar a ser fabricada em setembro e já foi encomendada por 20 países. De acordo com …

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …