Provas do caso José Sócrates escondidas por Rui Mão de Ferro

José Cartaxo / Flickr

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal

O empresário Rui Mão de Ferro surge implicado no caso judicial que envolve José Sócrates por estar, alegadamente, envolvido numa tentativa de ocultação de provas do Ministério Público (MP).

O jornal i teve acesso ao acórdão do Tribunal da Relação que reavaliou a medida de coacção aplicada a Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que é considerado o testa-de-ferro do ex-primeiro-ministro, e nele constará que o Ministério Público apreendeu vários documentos na casa de Rui Mão de Ferro no âmbito da Operação Marquês.

Rui Mão de Ferro é administrador da Proengel, uma das empresas de Carlos Santos Silva, e terá escondido documentos que poderiam incriminar José Sócrates a pedido do amigo do ex-primeiro-ministro, logo que este soube do início da investigação.

O jornal i frisa ainda que entre os documentos encontrados constam papéis alusivos à compra das casas da mãe de José Sócrates por parte de Carlos Santos Silva e outros que comprovam relações contratuais entre Carlos Santos Silva e o motorista João Perna.

Rui Mão de Ferro já tinha sido apontado no âmbito do processo antes, a propósito da compra de direitos televisivos da Liga Espanhola, considerando o MP que esteve envolvido na ocultação da ligação directa entre Carlos Santos Silva e Rui Pedro Soares, duas figuras próximas de José Sócrates.

Rui Pedro Soares adquiriu, através da empresa Worldcom da qual Santos Silva também é accionista, os direitos televisivos da Liga Espanhola, mas o MP suspeita que o dinheiro pertencia, realmente, a José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O cúmulo das ironias… Não p’a rir
    …. Mas percebe-se a necessidade da investigação em proteger o processo “marquês”

    • É como estar na estação à espera do comboio, ele passar e nem o ver…
      Após decretada a prisão preventiva, a investigação, depois de alegar ‘especial complexidade’ do processo, viu alargado para até 12 meses a produção da acusação. E antes disso poder acontecer, aquela ainda requereu adiamento do acesso ao processo ( há 2 semanas) ao réu e advogados, por mais 3 meses, o que lhe foi concedido!
      Convém lembrar, tendo como boas as revelações na imprensa de que a empresa ‘X’ era a corruptora, estranho seria que antes não tivessem ocorrido buscas àquela, o que só veio a acontecer a semana passado, posteriormente àquela ‘notícia’. Pelos vistos, deu frutos: Aparentemente uma mão de ferro em falsificação de documentação que tentava ‘proteger’ o… Estratégia!

      • Você Viés é tão querido! … Dá-nos bem a perceber o enviesamento, da análise que faz da trama das informações que nos vão sendo dadas por terceiros..
        Não se esforce tanto, querido! Os terceiros já estão a fazer muito bem o trabalho sujo que lhe encomendaram!

  2. Seria interessante averiguar a ligação da Interprev ,empresa de medicina do trabalho ao grupo empresarial Lena/Santos Silva/Sócrates

    • Aí está um homem com grandes ideias e sugestões!
      Deve ser o Carlos que está a fazer falta na investigação. Candidate-se pode ser que resolva o problema de uma vez!

  3. Transcrições do testo:
    …que o Ministério Público apreendeu vários documentos na casa de Rui Mão de Ferro no âmbito da Operação Marquês.

    Rui Mão de Ferro é administrador da Proengel, uma das empresas de Carlos Santos Silva, e terá escondido documentos que poderiam incriminar José Sócrates a pedido do amigo do ex-primeiro-ministro, logo que este soube do início da investigação.

    Finalmente!… O Ministério Público está na posse dos documentos que incriminam!
    Bom, isto agora é dum dia ao outro e a acusação fica pronta!!!!
    Até que enfim! … Tá no bom caminho, tá no bom caminho!…
    Foi em 02.05.2015, Hoje 25.05.2015, tá no bom caminho?… Tá no bom caminho?…

RESPONDER

Aeroporto do Montijo avança com luz verde da Agência Portuguesa do Ambiente

O projeto do novo aeroporto no Montijo, na margem sul do Tejo, recebeu esta terça-feira uma decisão favorável condicionada em sede de Declaração de Impacte Ambiental (DIA), anunciou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Em comunicado, …

Vírus da China faz nona vítima mortal. Já há casos em Macau e nos Estados Unidos

O número de mortes causadas por um novo tipo de pneumonia na China subiu esta quarta-feira para nove, com a morte de mais três pacientes, enquanto o número total de infetados é já superior a …

A cura para todos os tipos de cancro pode estar no nosso sistema imunitário

Em laboratório, uma equipa de cientistas da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, conseguiu usar células do nosso próprio corpo para matar células cancerígenas. O nosso sistema imunitário é a defesa natural do nosso organismo contra …

Foi um asteróide (e nada mais do que um asteróide) que dizimou os dinossauros

Uma equipa internacional de cientistas acaba de reafirmar que foi um asteróide - e nada mais do que este corpo rochoso - que dizimou os dinossauros da face da Terra há cerca de 66 milhões …

Descoberta classe de objetos bizarros perto do enorme buraco negro da Via Láctea

Astrónomos da Iniciativa Órbitas do Centro Galáctico da UCLA (Universidade da Califórnia) descobriram uma nova classe de objetos bizarros no centro da Via Láctea, não muito longe do buraco negro supermassivo chamado Sagitário A*. "Estes objetos …

David Lynch lança curta-metragem no Netflix em dia de aniversário

O realizador norte-americano lançou no Netflix, esta segunda-feira, uma curta-metragem de 17 minutos. David Lynch lançou, esta segunda-feira, no dia do seu 74.º aniversário, uma curta-metragem de 17 minutos no Netflix, escreve o jornal Público. "What Did …

Dois homens confessam ter roubado (e depois devolvido) quadro de Klimt

A dupla de assaltantes disse que tinha roubado a pintura, em fevereiro de 1997, e que a devolveu "como um presente para a cidade". Dois homens confessaram ter roubado, e logo depois devolvido, a pintura de …

Ozzy Osbourne revela que tem Parkinson

O músico britânico, de 71 anos, revelou, esta terça-feira, que foi diagnosticado com a doença de Parkinson. De acordo com o The Guardian, Ozzy Osbourne fez esta revelação durante uma entrevista no programa Good Morning America, …

Jorja Smith regressa ao NOS Alive em 2020

A cantora britânica é a mais recente confirmação do NOS Alive 2020. O Passeio Marítimo de Algés volta assim a receber Jorja Smith pelo segundo ano consecutivo. “A artista que fez história com um dos concertos …

Confirmada a autenticidade de um raro auto-retrato de Van Gogh

Os principais especialistas holandeses da obra de Van Gogh concluíram que um auto-retrato de 1889 foi realmente pintado pelo artista. A notícia é avançada pelo jornal local holandês Dutch News, que recorda que a autenticidade desta …