Provas do caso José Sócrates escondidas por Rui Mão de Ferro

José Cartaxo / Flickr

José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal

O empresário Rui Mão de Ferro surge implicado no caso judicial que envolve José Sócrates por estar, alegadamente, envolvido numa tentativa de ocultação de provas do Ministério Público (MP).

O jornal i teve acesso ao acórdão do Tribunal da Relação que reavaliou a medida de coacção aplicada a Carlos Santos Silva, o empresário amigo de José Sócrates que é considerado o testa-de-ferro do ex-primeiro-ministro, e nele constará que o Ministério Público apreendeu vários documentos na casa de Rui Mão de Ferro no âmbito da Operação Marquês.

Rui Mão de Ferro é administrador da Proengel, uma das empresas de Carlos Santos Silva, e terá escondido documentos que poderiam incriminar José Sócrates a pedido do amigo do ex-primeiro-ministro, logo que este soube do início da investigação.

O jornal i frisa ainda que entre os documentos encontrados constam papéis alusivos à compra das casas da mãe de José Sócrates por parte de Carlos Santos Silva e outros que comprovam relações contratuais entre Carlos Santos Silva e o motorista João Perna.

Rui Mão de Ferro já tinha sido apontado no âmbito do processo antes, a propósito da compra de direitos televisivos da Liga Espanhola, considerando o MP que esteve envolvido na ocultação da ligação directa entre Carlos Santos Silva e Rui Pedro Soares, duas figuras próximas de José Sócrates.

Rui Pedro Soares adquiriu, através da empresa Worldcom da qual Santos Silva também é accionista, os direitos televisivos da Liga Espanhola, mas o MP suspeita que o dinheiro pertencia, realmente, a José Sócrates.

ZAP

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. O cúmulo das ironias… Não p’a rir
    …. Mas percebe-se a necessidade da investigação em proteger o processo “marquês”

    • É como estar na estação à espera do comboio, ele passar e nem o ver…
      Após decretada a prisão preventiva, a investigação, depois de alegar ‘especial complexidade’ do processo, viu alargado para até 12 meses a produção da acusação. E antes disso poder acontecer, aquela ainda requereu adiamento do acesso ao processo ( há 2 semanas) ao réu e advogados, por mais 3 meses, o que lhe foi concedido!
      Convém lembrar, tendo como boas as revelações na imprensa de que a empresa ‘X’ era a corruptora, estranho seria que antes não tivessem ocorrido buscas àquela, o que só veio a acontecer a semana passado, posteriormente àquela ‘notícia’. Pelos vistos, deu frutos: Aparentemente uma mão de ferro em falsificação de documentação que tentava ‘proteger’ o… Estratégia!

      • Você Viés é tão querido! … Dá-nos bem a perceber o enviesamento, da análise que faz da trama das informações que nos vão sendo dadas por terceiros..
        Não se esforce tanto, querido! Os terceiros já estão a fazer muito bem o trabalho sujo que lhe encomendaram!

  2. Seria interessante averiguar a ligação da Interprev ,empresa de medicina do trabalho ao grupo empresarial Lena/Santos Silva/Sócrates

    • Aí está um homem com grandes ideias e sugestões!
      Deve ser o Carlos que está a fazer falta na investigação. Candidate-se pode ser que resolva o problema de uma vez!

  3. Transcrições do testo:
    …que o Ministério Público apreendeu vários documentos na casa de Rui Mão de Ferro no âmbito da Operação Marquês.

    Rui Mão de Ferro é administrador da Proengel, uma das empresas de Carlos Santos Silva, e terá escondido documentos que poderiam incriminar José Sócrates a pedido do amigo do ex-primeiro-ministro, logo que este soube do início da investigação.

    Finalmente!… O Ministério Público está na posse dos documentos que incriminam!
    Bom, isto agora é dum dia ao outro e a acusação fica pronta!!!!
    Até que enfim! … Tá no bom caminho, tá no bom caminho!…
    Foi em 02.05.2015, Hoje 25.05.2015, tá no bom caminho?… Tá no bom caminho?…

RESPONDER

Conseguirão os humanos compreender baleiês? Cientistas acreditam que sim

Uma equipa de investigadores está a tentar recolher e decifrar os sons emitidos por cachalotes, para compreender a sua linguagem. Os cachalotes estão entre os animais mais barulhentos do planeta, produzindo sons de rangidos, batidas e …

NASA regressa a Vénus para perceber se o planeta já foi habitável no passado

A NASA está a regressar a Vénus para aprender como é que o planeta se tornou um deserto quente e venenoso — e se o planeta já foi habitável no passado. A NASA está finalmente a …

"Sonho que se tornou pesadelo". Fernando Santos admite mudanças no onze

O selecionador Fernando Santos disse hoje que Portugal vai carimbar a passagem aos ‘oitavos’ de final do Euro2020 e admite fazer mudanças na equipa para o encontro da derradeira jornada do Grupo F, com a …

Cientistas descobriram dois novos tipos de células cerebrais em ratos

Cientistas descobriram dois novos tipos de células gliais, um tipo de células do sistema nervoso central que dá suporte ao cérebro, em ratos. De acordo com o site EurekAlert!, investigadores da Universidade de Basileia, na Suíça, …

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …