As eleições europeias provocaram a primeira baixa política em Espanha. Depois do “mau resultado” obtido nas eleições europeias de domingo, o secretário-geral do PSOE, Alfredo Pérez Rubalcaba, vai abandonar a liderança do partido e convocou um Congresso Extraordinário para 18 a 20 de Julho para eleger uma nova direção.
“Tivemos um mau resultado eleitoral e esse resultado tem um responsável, em concreto o secretário-geral. Deve ser uma nova direção a continuar o trabalho do partido”, afirmou Alfredo Pérez Rubalcaba.
“Essa responsabilidade é assumida pela direção. Não deve ser esta direção a organizar o processo de primárias abertas. Deve ser a nova direção a fazê-lo. Temos que assumir uma responsabilidade política que é da direção e do secretário-geral”, afirmou.
O Partido Popular (PP) de Mariano Rajoy, no Governo em Espanha, venceu as eleições europeias, apesar de, tal como o PSOE, ter perdido apoio significativo face a 2009, obtendo o pior resultado da sua história, com apenas 23% dos votos e elegendo 14 eurodeputados dos 23 que tinha.
ZAP / Lusa