Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes fazem doação milionária a hospitais de Porto e Lisboa

José Sena Goulão / Lusa

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes fizeram uma doação milionária que vai permitir o financiamento necessário para a construção de unidades funcionais nos hospitais de Santo António, no Porto, e Santa Maria, em Lisboa. O objetivo é o combate à propagação do surto de Covid-19 em Portugal.

“Estamos perante um investimento avultadíssimo com mais de uma dezena de ventiladores e equipamentos necessários. Se vier a ser preciso haverá ainda a importação de recursos humanos disponíveis para apoio. Sem dúvida, um contributo muito significativo e que irá salvar imensas vidas“, disse ao JN o diretor do departamento do Cirurgia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, Eurico Castro Alves.

Além disso, o centro de atendimento do Santo António destinado a doentes mais graves terá capacidade ficará com capacidade para tratar “20 a 24 pacientes durante 24 horas”.

“Esta unidade vai permitir a abertura de 15 camas de cuidados intensivos, integralmente equipadas com ventiladores, monitores e restante equipamento“, indicou o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), onde se insere o Santo António.

Segundo o CHUP, como forma de agradecimento a nova ala vai ter o nome destes dois mecenas do mundo do futebol.

“O Centro Hospitalar Universitário do Porto agradece ao Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes esta iniciativa tão útil, num momento em que o país de todos tanto necessita”, afirmou o presidente do conselho de administração, Paulo Barbosa.

Em Lisboa, vão ser criadas duas alas com capacidade para dez camas cada. Segundo o jornal A BOLA, Daniel Ferro, presidente do Hospital de Santa Maria, confirmou esta terça-feira a doação. Assim, a unidade hospitalar passa a dispor de 51 camas. A instalação das unidades de cama com ventilador deverá ficar concluída no final de abril

Cristiano Ronaldo pretende também fazer doações na Madeira, ilha de onde é natural e onde está atualmente em quarentena com a família. “É intenção de Cristiano Ronaldo fazer igual na Madeira, se for necessário. Sempre foi sua intenção criar uma unidade a norte, outra no Sul e também na Madeira”, contou Eurico Castro Alves ao JN.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS! É assim mesmo!
    Já que não posso financeiramente (e até já tenho familiares q/foram dispensados dos empregos), tento ajudar c/serviços, palavras de apoio, entregas, etc. – mas sempre protegida, sem me colocar em risco nem aos outros! Também tenho saudades dos meus, pois tenho!!!
    Mas temos todos que ajudar, q/colaborar!!!
    E quem não puder e/ou não quiser ajudar c/nada, já AJUDA MUITO ficando em casa, desde que possa! Arranje um jornal/papeis ou folhetos usados p/o cãozinho fazer as necessidades, faça outro exercício que não seja correr na rua, coma massa em vez de arroz, feijão em vez de batatas, pão c/manteiga, etc, etc.!!! Isto é uma guerra, só que de saúde!!!
    ESPANHA é já aqui ao lado!!! Olhem p/os outros e aprendam c/os erros deles! O sol não acaba, nem o ar, nem os passeios, nem a convivência social, mas a VIDA SIM!!!
    Saúde p/todos, sejam responsáveis!

RESPONDER

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …

Apple está a seguir iPhones roubados das lojas durante os protestos nos EUA

Os iPhones que têm sido roubados das lojas da Apple durante os protestos contra a violência policial, nos Estados Unidos, foram desativados e estão a ser seguidos pela empresa. De acordo com a revista Newsweek, as …