Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes fazem doação milionária a hospitais de Porto e Lisboa

José Sena Goulão / Lusa

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes fizeram uma doação milionária que vai permitir o financiamento necessário para a construção de unidades funcionais nos hospitais de Santo António, no Porto, e Santa Maria, em Lisboa. O objetivo é o combate à propagação do surto de Covid-19 em Portugal.

“Estamos perante um investimento avultadíssimo com mais de uma dezena de ventiladores e equipamentos necessários. Se vier a ser preciso haverá ainda a importação de recursos humanos disponíveis para apoio. Sem dúvida, um contributo muito significativo e que irá salvar imensas vidas“, disse ao JN o diretor do departamento do Cirurgia do Centro Hospitalar Universitário do Porto, Eurico Castro Alves.

Além disso, o centro de atendimento do Santo António destinado a doentes mais graves terá capacidade ficará com capacidade para tratar “20 a 24 pacientes durante 24 horas”.

“Esta unidade vai permitir a abertura de 15 camas de cuidados intensivos, integralmente equipadas com ventiladores, monitores e restante equipamento“, indicou o Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHUP), onde se insere o Santo António.

Segundo o CHUP, como forma de agradecimento a nova ala vai ter o nome destes dois mecenas do mundo do futebol.

“O Centro Hospitalar Universitário do Porto agradece ao Cristiano Ronaldo e Jorge Mendes esta iniciativa tão útil, num momento em que o país de todos tanto necessita”, afirmou o presidente do conselho de administração, Paulo Barbosa.

Em Lisboa, vão ser criadas duas alas com capacidade para dez camas cada. Segundo o jornal A BOLA, Daniel Ferro, presidente do Hospital de Santa Maria, confirmou esta terça-feira a doação. Assim, a unidade hospitalar passa a dispor de 51 camas. A instalação das unidades de cama com ventilador deverá ficar concluída no final de abril

Cristiano Ronaldo pretende também fazer doações na Madeira, ilha de onde é natural e onde está atualmente em quarentena com a família. “É intenção de Cristiano Ronaldo fazer igual na Madeira, se for necessário. Sempre foi sua intenção criar uma unidade a norte, outra no Sul e também na Madeira”, contou Eurico Castro Alves ao JN.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. PARABÉNS! É assim mesmo!
    Já que não posso financeiramente (e até já tenho familiares q/foram dispensados dos empregos), tento ajudar c/serviços, palavras de apoio, entregas, etc. – mas sempre protegida, sem me colocar em risco nem aos outros! Também tenho saudades dos meus, pois tenho!!!
    Mas temos todos que ajudar, q/colaborar!!!
    E quem não puder e/ou não quiser ajudar c/nada, já AJUDA MUITO ficando em casa, desde que possa! Arranje um jornal/papeis ou folhetos usados p/o cãozinho fazer as necessidades, faça outro exercício que não seja correr na rua, coma massa em vez de arroz, feijão em vez de batatas, pão c/manteiga, etc, etc.!!! Isto é uma guerra, só que de saúde!!!
    ESPANHA é já aqui ao lado!!! Olhem p/os outros e aprendam c/os erros deles! O sol não acaba, nem o ar, nem os passeios, nem a convivência social, mas a VIDA SIM!!!
    Saúde p/todos, sejam responsáveis!

RESPONDER

Covid-19 já matou mais pessoas em Nova Iorque do que o 11 de setembro

O Estado de Nova Iorque recenseou esta segunda-feira 731 mortos num só dia, elevando o total de vítimas mortais para 5.489 desde o início da pandemia de Covid-19 nos Estados Unidos, indicou o governador Andrew …

Cofundador do Twitter doa 28% da riqueza para causas solidárias. Incluindo combate à Covid-19

O cofundador do Twitter, Jack Dorsey, anunciou que vai doar mil milhões de dólares (920 milhões de euros), 28% da sua riqueza pessoal, para causas solidárias, incluindo a luta contra a pandemia da Covid-19. Numa mensagem …

Reclusos libertados e cortes de água, luz, gás e internet suspensos

Esta quarta-feira, no Parlamento, a esquerda viabilizou o projeto do Governo para libertar reclusos. O PS vai ainda viabilizar as propostas do PCP e do BE que suspendem cortes na água, luz, gás e internet. A …

Pandemia deixa passaporte português mais "forte". É o sexto mais poderoso do mundo

A pandemia desencadeada pelo novo coronavírus oriundo da China (covid-19) tornou o passaporte português mais forte. O documento português subiu uma posição no ranking da Henley Passport Index, estando agora o documento na sexta posição dos …

SAD do Leixões avança para lay-off

A SAD do Leixões propôs ao plantel "que nos próximos três meses, abril incluído, pagaria metade do salário em cada mês, valores que seriam repostos ao longo do trimestre que se seguiria". O plantel do Leixões, …

Rui Pinto colocado em prisão domiciliária

O hacker Rui Pinto, criador do Football Leaks e autor das revelações do caso Luanda Leaks, foi colocado em prisão domiciliária esta quarta-feira. Rui Pinto, que estava em prisão preventiva desde 22 de março de 2019, …

Detidas 33 pessoas desde a renovação do estado de emergência

A PSP e a GNR detiveram, até terça-feira, 33 pessoas pelo crime de desobediência desde 3 de abril, totalizando 141 as detenções feitas desde o início do estado de emergência, indicou o Ministério da Administração …

Bruxelas disponibiliza 300 milhões de euros a pequenas e médias empresas para alavancar investimentos

O programa "Escalar" disponibiliza 300 milhões de euros, através do Fundo Europeu de Investimento, para apoiar investimentos de pequenas e médias empresas "promissoras" que queiram crescer. A Comissão Europeia anunciou que vai disponibilizar 300 milhões de …

Maçonaria cancela eleições e proíbe rituais em sessões virtuais

A pandemia de Covid-19 levou o Grão Mestre do Grande Oriente Lusitano, Fernando Lima, a principal obediência maçónica em Portugal, a cancelar as eleições e a proibir os encontros com rituais maçónicos 'online', visto que …

Mourinho quebra regras e assume que errou ao ir treinar com Ndombele

Fotografias e vídeos divulgados nas redes sociais mostram José Mourinho e os jogadores do Tottenham a treinar juntos e a violar as regras de segurança impostas devido ao surto do novo coronavírus. O Tottenham, treinado por …