Roma vai multar pessoas que atirem máscaras ou luvas para o chão

É possível encontrar, nas várias ruas de Roma, máscaras e luvas descartadas no chão. A ação foi denunciada por várias associações ambientalistas.

A autarquia de Roma vai aplicar multas entre 25 e 500 euros a todas as pessoas que atirem máscaras ou luvas para a via pública. A medida foi aprovada pela capital de Itália para mitigar a propagação da pandemia.

“Durante os meses de emergência sanitárias devido ao novo coronavírus, os nossos operadores ecologistas denunciaram em numerosas ocasiões o descarte de máscaras e luvas usadas para o chão por pessoas mal-educadas”, lamentou a presidente da autarquia, Virginia Raggi, citada pela agência espanhola EFE.

A capital italiana estabeleceu “a proibição”, até 31 de julho, de abandonar este tipo de equipamentos de proteção individual e a aplicação de multas.

Várias associações ambientalistas denunciaram o facto de várias máscaras e luvas terem sido descartadas na via pública, uma ação que pode colocar em risco a saúde pública, aumentando também o lixo nas ruas. Estes objetos devem ser colocados em contentores do lixo depois de utilizados.

As preocupações destas associações vão ao encontro das da presidente da autarquia, que sublinhou que o abandono destes equipamentos de proteção individual “constitui um potencial risco sanitário”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Os recordes de atletismo sucedem-se em Tóquio – e a razão pode estar na pista

O cariz "extremamente rápido" da pista já foi destacado por vários atletas ao longo das olimpíadas de Tóquio. Tecnologia usada tem como objetivo salvaguardar a saúde dos atletas, mas também conferir-lhes um estímulo extra. É já …

"Mataram-nos por dentro". Um ano depois da explosão em Beirute, os libaneses continuam sem respostas

Assinala-se hoje o primeiro aniversário da explosão do porto de Beirute, que causou 218 mortos. As famílias das vítimas não se conformam com o impasse na justiça e a falta de responsabilidades dos políticos. Foi já …

Marcelo será mais exigente com as leis orgânicas do EMGFA e dos ramos militares

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, aprovou a nova arquitetura do comando superior das Forças Armadas, que entrará em vigor com a alteração das leis orgânicas do Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) …

Terminou "possível sequestro" de petroleiro na costa dos Emirados Árabes Unidos

O grupo que terá entrado no petroleiro Asphalt Princess sem autorização abandonou esta quarta-feira a embarcação, informou a marinha britânica. "A embarcação está segura", disse aquela autoridade, citada pela EuroNews. Na terça-feira, fonte do ministério da Defesa …

Adeptos voltaram aos estádios (racismo e violência também)

Jogo da Liga dos Campeões foi interrompido e adeptos entraram mesmo no relvado, na Colômbia. A nova temporada começa e os estádios de futebol vão abrindo as portas aos adeptos em muitos países, incluindo Portugal. A …

Maiores bancos portugueses recusaram apoio à Dielmar

Os quatro maiores bancos nacionais fecharam a porta ao pedido de ajuda da empresa de vestuário, uma vez que não tinha garantias públicas. A empresa de vestuário Dielmar, com sede em Alcains, Castelo Branco, pediu a …

Jesus: "Quem se vai defrontar são duas equipas e não dois treinadores"

O treinador do Benfica relativizou o conhecimento que Rui Vitória tem dos encarnados e recordou que quem se vai defrontar, esta quarta-feira, "são duas equipas e não dois treinadores". "Obviamente que os treinadores portugueses conhecem …

Supremo manda refazer normas de declarações de rendimentos dos juízes. Tudo para evitar vinganças

O Supremo Tribunal de Justiça decidiu que o Conselho Superior da Magistratura (CSM) deve refazer as normas que regulam a apresentação de declarações de rendimentos de juízes. O jornal Público avança, esta quarta-feira, que o Supremo …

Profissionais de saúde já realizaram 11,5 milhões de horas extras em 2021. Estão prestes a bater novo recorde

Em apenas seis meses, os profissionais de saúde do SNS realizaram dois terços de todas as horas extraordinárias prestadas em 2020. Segundo noticia o jornal i, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) deverá, este ano, bater …

Portugal vai reconhecer AstraZeneca de fabrico indiano e chinesa Sinovac

Portugal prepara-se para reconhecer as vacinas contra a covid-19 da AstraZeneca de fabrico indiano e a chinesa Sinovac, que são usadas noutros países. A SIC Notícias avança, esta quarta-feira, que a decisão da Autoridade Nacional do …