/

Robert Mueller “não devia testemunhar” perante o Congresso dos EUA

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos Estados Unidos disse este domingo que o procurador-especial Robert Mueller “não devia testemunhar” perante o Congresso.

Mueller, que investigou as suspeitas de interferência dos russos na campanha presidencial de 2016 — e cujo relatório foi publicado no mês passado afastando a hipótese de conluio de Trump —, é esperado no parlamento norte-americano este mês para falar aos congressistas. Mas Trump não concorda com a ideia, uma vez que o relatório concluiu que “não houve crime”.

Divulgado a 18 de abril, o relatório do procurador-especial Robert Mueller não acusou Donald Trump de nenhum crime — levando o Presidente norte-americano a reagir afirmando que as conclusões significavam um “Game Over” para os seus adversários políticos.

Mueller respeitou o precedente do Departamento de Justiça dos EUA de não acusar formalmente o Presidente que está em funções. Porém, com a convocatória para testemunhar perante o Congresso para explicar as suas conclusões aos congressistas, o caso passa para a arena política, onde o parlamento pode considerar que o relatório tem matéria suficiente para lançar um impeachment a Trump.

Na última sexta-feira, quando foi questionado pelos jornalistas sobre a possível audiência de Mueller perante o Congresso, Trump respondeu: “Não sei. Isso é com o nosso procurador-geral, que tem feito um trabalho fantástico”. De acordo com o Politico, o procurador-geral William Barr já disse ao Congresso que não tem nenhuma objeção à audição de Mueller.

Agora, Trump recorreu ao Twitter. “Após ter gastado mais de 35 milhões de dólares ao longo de um período de dois anos, ter entrevistado 500 pessoas, usado 18 democratas irados que odeiam Trump e 49 agentes do FBI — tudo para culminar num relatório de mais de 400 páginas que mostrou que não houve conluio — porque é que os democratas no Congresso agora precisam que Robert Mueller testemunhe?”

“Estão à procura de uma repetição porque odiaram a conclusão de que não houve conluio? Não houve crime, exceto do outro lado (que incrivelmente não foi incluído no relatório), e não houve obstrução. Bob Mueller não devia testemunhar. Nada de repetições para os democratas”.

Robert Mueller foi convocado para testemunhar no Congresso pelos democratas, que propuseram a data de 15 de maio, embora ainda não se saiba se Mueller vai mesmo falar nem quando o irá fazer.

ZAP //

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.