Rio pede “coerência” na lotação do Avante e faz comparação com estádios

Rodrigo Antunes / Lusa

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios.

Na sua conta do Twitter, o presidente do PSD, Rui Rio, invoca as declarações da ministra da Saúde, Marta Temido, na conferência de imprensa desta quarta-feira sobre a evolução da pandemia em Portugal, para lembrar que “se reduzirem a lotação máxima em 50%, passará a corresponder ao Estádio do Porto ou do Sporting completamente cheios”.

Aguardo com expectativa qual será a anunciada redução que o Governo irá fazer, em coerência com a sua obrigação de defesa da saúde pública”, conclui o social-democrata.

Entretanto, em resposta ao tweet do social-democrata, o PCP divulgou um comunicado a acusar Rio de “má-fé e desonestidade política”.

“Há afirmações tão ridículas que só podem assentar numa aversão sem limites ao PCP e à sua luta pelos direitos dos trabalhadores e do povo”, pode ler-se.

“Comparar lotações de estádios de futebol fingindo ignorar a diferença de área desses espaços com o terreno da Festa do ‘Avante!’, que é cerca de 20 vezes maior, só pode ser compreendido por má-fé e desonestidade política subjacentes aos tiques da conhecida intolerância democrática desta pessoa”, conclui.

A ministra da Saúde assegurou que à organização da Festa do Avante “não será permitido o que está proibido nem proibido o que está permitido” e que “não haverá exceções” às regras adotadas pelas autoridades de saúde para conter o contágio pelo novo coronavírus.

A ministra da Saúde disse também que a Direção-Geral da Saúde (DGS) está a definir as regras concretas para o evento, sublinhando que ainda está à espera de respostas da organização.

A realização da festa está envolta em polémica, depois de todos os partidos terem cancelado acontecimentos que juntem muitas pessoas e de o Governo ter proibido os festivais de verão até setembro. O PCP desde sempre argumentou que o Avante “não é um simples festival de música”

Na semana passada, a organização comunista da festa garantiu o escrupuloso cumprimento das regras de distanciamento e higiene sanitários impostos pelas autoridades, mas recusou-se a dizer quantos bilhetes já foram vendidos.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Senhor Rui Rio e porque o seu partido não se uniu aao CDS,Chega,IL e até ao PS para na A.R. Proibi a realização da festa do avante, o seu partido que foi tão hábil a unir-se ao CDS,IL,CDS,Chega, BE e ao PCP para aprovar leis contrárias ás que o governo tinham aprovado agora não se uniram ao CDS,BE,Chega e ao IL e até acredito que uma parte dos deputados do PS iriam votar ao vosso lado ou as alianças é só quando convém?

RESPONDER

Encontrado o primeiro planeta que sobreviveu à morte da sua estrela

Uma equipa internacional de astrónomos relatou o que pode ser o primeiro planeta intacto encontrado a orbitar uma anã branca, as densas sobras de uma estrela semelhante ao Sol, apenas 40% maior do que Terra. O …

Os sinais de vida em Marte podem ter sido "apagados" por ácidos

Fluidos ácidos podem ter destruído há muito as evidências de vida biológica passada dentro da argila marciana - possivelmente explicando, assim, por que é tão difícil encontrar evidências de vida antiga no Planeta Vermelho. Em pouco …

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …