Rio diz que é “normal” para Costa ter no Governo ministros que mentem

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

O líder do PSD afirmou, esta quarta-feira, que o ministro do Ambiente se mantém no Governo porque “mentir” e “faltar à verdade” não é para o primeiro-ministro “muito grave, é normal”.

No final da audiência com o Presidente da República sobre o estado de emergência, Rui Rio foi questionado se entende que o caso da venda de seis barragens pela EDP já deveria ter tido consequências políticas.

“É muito difícil responder a isso, sempre disse que compete ao primeiro-ministro decidir se os seus ministros continuam em funções ou se saem, só posso dizer como atuaria se eu fosse primeiro-ministro”, começou por dizer.

“Nesta circunstância, penso que o mais provável – depois do que aconteceu com o ministro Eduardo Cabrita, depois do que aconteceu com a ministra da Justiça – é que o primeiro-ministro mantenha também em funções o ministro do Ambiente porque mentir, faltar à verdade não é para o primeiro-ministro muito grave, é normal”, criticou.

“Tenho de admitir que no Governo dele seja normal, no meu não seria”, assegurou Rio, acrescentando não antecipar uma “atitude diferente” quanto ao ministro João Pedro Matos Fernandes.

“Então tinha de os mandar todos embora. Eu sinceramente acho isto intolerável, à medida que o tempo avança outros ministros se sentirão à vontade para fazer o mesmo”, acrescentou.

Questionado sobre a chamada do presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ao Parlamento, Rio disse que é “fundamental que explique o que é que o levou a alterar o parecer técnico da autora”.

Segundo Rio, citado pelo jornal online Observador, a “sustentação do parecer técnico da APA é clara quanto à impossibilidade e às dúvidas do valor das barragens que estamos a falar”, mas o social-democrata nota que depois foi “dada a volta por cima, com retoques políticos” desse parecer.

O líder do PSD acusou ainda o Executivo de, nos últimos dias, condicionar o canal público. “Põem a RTP a dizer que a empresa, que foi criada com um funcionário, foi com 28 funcionários. Tenho o documento a dizer que foi só um”, apontou Rui Rio, acrescentando que há “um esforço incrível da parte do Governo em baralhar, mentir, para que as pessoas não percebam nada“.

  ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Partidos alertam que demora no leilão do 5G está a atrasar a rede de alta velocidade em Portugal

O leilão para a quinta geração de comunicações móveis (5G) dura há quase 200 dias e está a atrasar a implementação da rede de alta velocidade em Portugal. Neste sentido, os partidos, tanto à esquerda como …

Rainha Isabel II está "bem-disposta" depois de passar noite no hospital e já voltou a Windsor

A visita ao hospital de Isabel II foi preventiva e nada teve a ver com a covid-19, confirmou a família real. A monarca vai continuar a descansar nos próximos dias. Depois de ter passado uma noite …

Caso Gabby Petito. Restos mortais encontrados pertencem ao namorado da jovem

As autoridades norte-americanas confirmaram que os restos mortais encontrados na quarta-feira são de Brian Laundrie. Identificação foi feita através de registos dentários. “No dia 21 de outubro de 2021, uma comparação de registos dentários confirmou que …

Rui Rio, líder do Partido Social Democrata (PSD)

Rui Rio apresenta hoje recandidatura à liderança no Porto

Depois de semanas a manter o tabu sobre a sua recandidatura, Rio decidiu mesmo avançar contra Paulo Rangel. O eurodeputado já saudou a decisão. O presidente do PSD, Rui Rio, apresenta hoje publicamente a sua recandidatura …

Trabalho não declarado passa a ser crime com pena de prisão até 3 anos

O Governo aprovou uma proposta de alteração à legislação laboral que prevê a criminalização do trabalho totalmente não declarado, com pena de prisão até três anos ou multa até 360 dias. Esta medida de combate ao …

"Não é o arguido que decide ter Alzheimer." Advogado de Salgado critica recusa em suspender o processo

Depois de o juiz que está a julgar o ex-presidente do Banco Espírito Santo (BES), no âmbito da Operação Marquês, ter recusado suspender o julgamento, Francisco Proença de Carvalho critica a decisão. O julgamento continua …

Poiares Maduro diz que crise política será “responsabilidade” de Costa - e deixa duras críticas a Rio

Miguel Poiares Maduro considera que geringonça criou uma bipolarização no país. O ex-ministro de Pedro Passos Coelho responsabiliza o primeiro-ministro caso haja uma crise política em Portugal. Numa entrevista ao Diário de Notícias, o jurista refere …

Abdul Fatawu Issahaku, futebolista ganês de 17 anos.

Sporting contrata pérola africana que esteve perto de assinar pelo Liverpool

O Sporting terá assegurado a contratação de Abdul Fatawu Issahaku, jovem promessa de 17 anos que estava a ser seguido pelo Liverpool. No Gana, fala-se que Abdul Fatawu Issahaku, extremo ganês de 17 anos que foi …

Com recados de Merkel sobre a Polónia e as migrações em cima da mesa, líderes da UE encerram Conselho Europeu

Ainda sem uma resolução definitiva sobre o Estado de Direito da Polónia, a chanceler alemã deixou recados no seu 107º e último Conselho Europeu. A questão das migrações é um dos temas na agenda no …

Política do "logo se vê" deixa Lisboa noturna ao deus-dará

Os moradores do Bairro Alto mostram-se descontentes com o estado atual da vida noturna na capital portuguesa, onde consideram haver um desgoverno. A vida noturna regressou quase totalmente no início deste mês, com os bares a …