/

Deputados do PSD/Madeira furaram “disciplina de voto” e arriscam processo disciplinar

Ricardo Castelo / Lusa

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Rui Rio

O presidente do líder parlamentar do PSD lamentou esta sexta-feira ter sabido do sentido de voto dos deputado do PSD/Madeira no OE2020 através da comunicação social, revelando ainda que vai comunicar ao Conselho de Jurisdição Nacional a quebra da disciplina de voto pelos deputados madeirenses.

“Compreendo a sua posição mas lamento ter sabido através da comunicação social”, disse Rui Rio após a aprovação do Orçamento do Estado para 2020, na Assembleia da República.

“Aquilo que é o normal fazer-se e que eu vou fazer não é decidir o que quer que seja, porque o presidente do partido, mesmo presidente do grupo parlamentar, não tem poder de decisão. Tem a obrigação de comunicar ao Conselho de Jurisdição Nacional (CJN) para avaliar se move ou não aos três deputados um processo disciplinar”.

O líder social-democrata disse até compreender a posição dos três deputados – que esta sexta-feira se abstiveram, quando a bancada do PSD votou contra – pela “pressão que sobre eles foi exercida pela comissão política regional da Madeira”.

“Agora, foram eles que protagonizaram a quebra da disciplina de voto num documento importante”, apontou, dizendo que foi informado da decisão pelos deputados apenas esta sexta-feira de manhã e, na prática, ter sabido pela comunicação social, que desde quarta-feira noticia este sentido de voto.

Rio admitiu que não competiria dos deputados do PSD/Madeira essa informação e, questionado se houve uma falha de comunicação entre o partido nacional e o regional, admitiu que sim. “Haverá. Daqui para lá telefona-se bem, de cá para lá não sei”, ironizou o líder social democrata, respondendo que está disponível para atender o líder do PSD-Madeira, Miguel Albuquerque, caso esta entenda telefonar-lhe.

Questionado se faria sentido adiar esta comunicação ao CJN devido às eleições diretas do próximo sábado, o líder do PSD e recandidato ao cargo respondeu negativamente. “Isso vai ser feito provavelmente para a semana. Admito que o CJN que vá analisar este caso, já não seja o atual, mas o que vai sair do Congresso”.

Os deputados do PSD-Madeira, Sara Madruga da Costa, Paulo Neves e Sérgio Marques, justificaram esta sexta-feira a abstenção na generalidade na votação do Orçamento do Estado para 2020 por considerarem que “o interesse da região sobrepõe-se”, garantindo que assumirão “as consequências” da quebra da disciplina de voto.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.