Rio apoia confinamento “muito mais apertado” e sugere fechar escolas

ppdpsd / Flickr

O presidente do PSD, Rui Rio

Rui Rio mostrou-se disponível a negociar um confinamento mais duro, de três ou quatro semanas, e sugeriu fechar as escolas para evitar contágios de covid-19.

António Costa está a receber na tarde desta sexta-feira o PSD, PCP, PS e CDS, em São Bento. O primeiro-ministro vai ouvir os partidos sobre as possíveis medidas mais restritivas a adotar para travar o aumento de contágios de covid-19 no país.

O PSD foi o primeiro a ser ouvido e, à saída da reunião com o chefe do Governo, o líder dos sociais-democratas, Rui Rio, disse que o estado atual da pandemia aponta para “medidas mais drásticas”, sendo necessário “um confinamento muito mais apertado”.

“O PSD estará disponível para aprovar esse estado de emergência e as medidas de defesa da saúde pública aliadas a atenuantes do drama do ponto de vista económico que significa fechar o país por duas, três ou quatro semanas”, disse Rui Rio.

Rio sugere ainda esperar pela reunião do Infarmed com os especialistas de saúde para decidir um eventual encerramento das escolas, definindo este assunto como um “ponto nevrálgico”. O social-democrata diz que lhe “custa ver como é que se pode fechar grande parte do país e não as aulas”.

O líder da oposição realça ainda que tem havido “falta de planeamento” e que se for preciso ajudar o estado de emergência por dois ou três dias, não se vai opor, já que “a situação do país é efetivamente muito grave”.

Portugal registou hoje mais 118 óbitos e 10.176 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, de acordo com o mais recente boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Rui Rio diz ainda que o PSD se mostra disponível para um possível adiamento das eleições presidenciais: “Se entre os candidatos houver unanimidade e se sentem confortáveis para haver eleições, não há questão. Se houver candidatos que não podendo fazer campanha e no dia das eleições houver confinamento, o PSD está disponível para em sede da Assembleia da República procurar encontrar um consenso no sentido do adiamento”.

Na conferência de imprensa de quinta-feira, António Costa admitiu “um agravamento da situação epidemiológica” em Portugal, procurando falar com todos os partidos para perceber quais são as melhores medidas a adotar.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Rui Rio se defende o fecho das escolas porque antes de terem votado a favor o confinamento não alteraram? Se tem alterado tantas leis na A.R. podiam ter alterado e aí o PPD até ficava mais bem visto, não venha dizer que não sabia o que o documento para o confinamento tinha isso é o cidadão comum que só sabe o que o confinamento contém depois de aprovado, não façam os portugueses de parvos os deputados seja uma lei ou outra coisa tem acesso a todo o documento daí muita vez fazerem alterações, o senhor e o seu PPD agora vêm armados em anjinhos vão todos lamber sabão.

  2. Eu fechava-te a boca, não passas de um MRPP envergando uma Bandeira “ROubada” da “Democracia”, tal como o Furioso Burroso, e outros que aprenderam a “Politica” na Escola do MRPP do Advogado Matos.

RESPONDER

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …

Ramalho Eanes defende que Otelo "tem direito a lugar de proeminência" na História

O ex-presidente da República Ramalho Eanes defendeu esta segunda-feira que Otelo Saraiva de Carvalho, falecido no domingo, tem direito a um "lugar de proeminência histórica", apesar "da autoria" do que considerou "desvios políticos perversos, de …

Hidilyn Diaz dá primeira medalha de ouro de sempre às Filipinas

A filipina Hidilyn Diaz deu esta segunda-feira a primeira medalha de ouro de sempre ao seu país em Jogos Olímpicos, ao conquistar a categoria de -55 kg de halterofilismo em Tóquio2020. Depois de ter sido segunda …