Ricciardi vende acções do BES, Salgado abandona BESI

Isabelmariapinto / Wikimedia; D.R. / bes.pt

José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado

José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado

O administrador do Banco Espírito Santo (BES) José Maria Ricciardi alienou 41.900 das 42 mil ações do banco que tinha em carteira a um preço médio de 0,86 euros por título, encaixando 36 mil euros.

“José Maria Espírito Santo Silva Ricciardi alienou no passado dia 23 de junho, em sessão de bolsa, 41.900 ações do BES ao preço médio de 0,86 euros”, lê-se no comunicado divulgado esta terça-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O documento acrescenta que, “após esta transação, o referido administrador passou a deter 100 ações do BES”. Ricciardi tinha adquirido 12 mil ações no âmbito da recente operação de aumento de capital social do BES, conforme foi tornado público na segunda-feira.

Ainda ontem, também o Banco Espírito Santo de Investimento comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a saída de Ricardo Salgado do conselho de administração do banco.

“Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 4.º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A. (“Banco”) informa que o Senhor Dr. Ricardo Espírito Santo Silva Salgado apresentou a sua renúncia ao cargo de Presidente do Conselho de Administração do Banco”, lê-se no comunicado enviado à CMVM.

Ricciardi dedica-se ao BES Investimento

No mesmo dia em que vendeu praticamente toda a carteira de títulos do BES que detinha, José Maria Ricciardi, que além de administrador do BES é o presidente do BES Investimento, tinha emitido um comunicado revelando que vai sair de todos os órgãos sociais das empresas do Grupo Espírito Santo (GES) para se dedicar em exclusivo ao banco de investimento.

“Tendo prevalecido um projeto alternativo [no BES] para o qual não fui chamado a intervir, não se justifica que continue a participar nos órgãos sociais das empresas do Grupo [GES], mas impõe-se, sim, que me dedique em exclusivo ao programa de futuro traçado pelo Banco Espírito Santo de Investimento, que já mereceu a adesão de princípio do Banco de Portugal”, anunciou o gestor numa declaração enviada à comunicação social.

E reforçou: “Posso contribuir de forma mais incisiva para a estabilidade e valorização do Grupo, concentrando toda a minha atividade no projeto de aumento de capital e consequente expansão do banco de investimento a que presido”.

No mesmo comunicado, Ricciardi tornou público que teve a possibilidade de passar a liderar o setor financeiro do GES (que conta com o BES e a seguradora Tranquilidade entre os principais ativos), algo que recusou, ao mesmo tempo que deu conta de que não participou na elaboração do novo modelo de governação do banco proposto a 20 de junho último pelo principal acionista, o Espírito Santo Financial Group (ESFG).

Mudanças necessárias

Estas mudanças, caso sejam aprovadas pelos acionistas na reunião magna agendada para 31 de julho, implicam a saída de Ricardo Salgado da presidência executiva do BES, passando o testemunho ao atual administrador financeiro, e seu braço-direito, Amílcar Morais Pires.

Recorde-se que Ricciardi era apontado como possível sucessor do seu primo Ricardo Salgado na liderança do BES.

Já no dia 25 de junho, o BES afastou a possibilidade de uma mudança da estrutura acionista ou do capital do BES Investimento, apesar de Ricardo Salgado, que na altura ainda era presidente do BESI, ter dito que quer avançar com um aumento de capital através de uma parceria internacional.

“O Banco Espírito Santo [BES] esclarece que não está a apreciar nenhuma operação de alteração da estrutura acionista ou do capital da sua subsidiária Banco Espírito Santo de Investimento, da qual detém 100% do capital”, anunciou a instituição ainda liderada por Ricardo Salgado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Áustria planeia confinar não vacinados contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …

Portugal com mais quatro óbitos e 604 casos de covid-19

Portugal regista hoje mais 604 novos casos de covid-19 confirmados e quatro óbitos pela doença, assim como mais 243 pessoas recuperadas e menos internamentos em enfermaria e unidades de cuidados intensivos, segundo o boletim oficial. De …

Retrato de Monsieur Lavoisier e a sua esposa Marie-Anne-Pierrette Paulze.

Análise revela composição secreta debaixo de retrato de Lavoisier

Um icónico retrato do químico francês Antoine-Laurent de Lavoisier e da sua esposa, Marie-Anne, mostrou ter uma composição escondida debaixo dele. Antoine-Laurent de Lavoisier foi um químico francês fundamental para a revolução deste campo científico no …

Combustíveis: governantes "não fizeram o trabalho de casa"

A presidente executiva da OZ Energia, Micaela Silva, defendeu que o “Governo devia intervir menos” no mercado dos combustíveis, porque é liberalizado e não tem margens excessivas de comercialização, mas é “muito penalizado” pela quantidade …

Implante cerebral permite que paciente totalmente cega consiga ver formas e letras

Os cientistas da Universidade Miguel Hernández de Elche (UMH), em Espanha, fizeram com que uma mulher completamente cega conseguisse ver formas simples e letras, através da colocação de um implante no seu córtex visual. Os investigadores …

Teoria dos primatas pedrados. Podem os cogumelos mágicos ter sido a chave para a nossa evolução?

A teoria já era conhecida desde os anos 90, mas um novo estudo veio trazê-la à baila novamente. O argumento é de que os cogumelos com efeitos psicadélicos podem ter ajudado a tornar os nossos …

Ainda sem fumo branco para o OE, Bloco e PCP reúnem órgãos máximos

O PCP e o Bloco de Esquerda reúnem hoje os respetivos órgãos máximos entre congressos com a proposta orçamental para 2022 no centro do debate. As conclusões da reunião da Mesa Nacional do BE serão apresentadas …

Sismo de 4,9 em La Palma e novo colapso do cone do Cumbre Vieja

A ilha espanhola de La Palma registou hoje um sismo de 4,8 de magnitude, no dia em que o vulcão voltou a sofrer um colapso no cone principal, causando grandes derrames de lava. O sismo foi …

Algas vivas sensíveis à luz (um tipo de cianobactérias chamado Synechocystis) injetadas num girino

Podia ser ficção científica, mas não é. Injetar algas no sangue dos sapos pode ajudá-los a respirar

Os sapos adotam várias técnicas de respiração ao longo da sua vida. Agora, uma equipa de cientistas alemães desenvolveu um novo método que permite que os girinos "respirem" graças à introdução de algas na sua …