Ricciardi vende acções do BES, Salgado abandona BESI

Isabelmariapinto / Wikimedia; D.R. / bes.pt

José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado

José Maria Ricciardi e Ricardo Salgado

O administrador do Banco Espírito Santo (BES) José Maria Ricciardi alienou 41.900 das 42 mil ações do banco que tinha em carteira a um preço médio de 0,86 euros por título, encaixando 36 mil euros.

“José Maria Espírito Santo Silva Ricciardi alienou no passado dia 23 de junho, em sessão de bolsa, 41.900 ações do BES ao preço médio de 0,86 euros”, lê-se no comunicado divulgado esta terça-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O documento acrescenta que, “após esta transação, o referido administrador passou a deter 100 ações do BES”. Ricciardi tinha adquirido 12 mil ações no âmbito da recente operação de aumento de capital social do BES, conforme foi tornado público na segunda-feira.

Ainda ontem, também o Banco Espírito Santo de Investimento comunicou à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a saída de Ricardo Salgado do conselho de administração do banco.

“Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 4.º do Regulamento da CMVM n.º 5/2008, o Banco Espírito Santo de Investimento, S.A. (“Banco”) informa que o Senhor Dr. Ricardo Espírito Santo Silva Salgado apresentou a sua renúncia ao cargo de Presidente do Conselho de Administração do Banco”, lê-se no comunicado enviado à CMVM.

Ricciardi dedica-se ao BES Investimento

No mesmo dia em que vendeu praticamente toda a carteira de títulos do BES que detinha, José Maria Ricciardi, que além de administrador do BES é o presidente do BES Investimento, tinha emitido um comunicado revelando que vai sair de todos os órgãos sociais das empresas do Grupo Espírito Santo (GES) para se dedicar em exclusivo ao banco de investimento.

“Tendo prevalecido um projeto alternativo [no BES] para o qual não fui chamado a intervir, não se justifica que continue a participar nos órgãos sociais das empresas do Grupo [GES], mas impõe-se, sim, que me dedique em exclusivo ao programa de futuro traçado pelo Banco Espírito Santo de Investimento, que já mereceu a adesão de princípio do Banco de Portugal”, anunciou o gestor numa declaração enviada à comunicação social.

E reforçou: “Posso contribuir de forma mais incisiva para a estabilidade e valorização do Grupo, concentrando toda a minha atividade no projeto de aumento de capital e consequente expansão do banco de investimento a que presido”.

No mesmo comunicado, Ricciardi tornou público que teve a possibilidade de passar a liderar o setor financeiro do GES (que conta com o BES e a seguradora Tranquilidade entre os principais ativos), algo que recusou, ao mesmo tempo que deu conta de que não participou na elaboração do novo modelo de governação do banco proposto a 20 de junho último pelo principal acionista, o Espírito Santo Financial Group (ESFG).

Mudanças necessárias

Estas mudanças, caso sejam aprovadas pelos acionistas na reunião magna agendada para 31 de julho, implicam a saída de Ricardo Salgado da presidência executiva do BES, passando o testemunho ao atual administrador financeiro, e seu braço-direito, Amílcar Morais Pires.

Recorde-se que Ricciardi era apontado como possível sucessor do seu primo Ricardo Salgado na liderança do BES.

Já no dia 25 de junho, o BES afastou a possibilidade de uma mudança da estrutura acionista ou do capital do BES Investimento, apesar de Ricardo Salgado, que na altura ainda era presidente do BESI, ter dito que quer avançar com um aumento de capital através de uma parceria internacional.

“O Banco Espírito Santo [BES] esclarece que não está a apreciar nenhuma operação de alteração da estrutura acionista ou do capital da sua subsidiária Banco Espírito Santo de Investimento, da qual detém 100% do capital”, anunciou a instituição ainda liderada por Ricardo Salgado.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Trump cancela visita à Dinamarca por Gronelândia não estar à venda

Donald Trump cancelou a visita que tinha agendada à Dinamarca depois de a primeira-ministra dinamarquesa se ter recusado a vender a Gronelândia aos Estados Unidos. Apesar de ter admitido anteriormente que a sua visita à Dinamarca …

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …