Ricardo Salgado assume responsabilidades na situação do grupo Espírito Santo

(dr) BES.pt

Ricardo Salgado, presidente do BES

Ricardo Salgado, presidente do BES

O presidente do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado, assumiu numa entrevista publicada esta quinta-feira ter responsabilidades nos problemas financeiros que o grupo atravessa, e admitiu que os acionistas deveriam ter prestado mais atenção à parte não financeira.

Numa entrevista hoje publicada pelo Jornal de Negócios, Ricardo Salgado afirmou que os problemas na Espírito Santo International (ESI) tiveram como base uma menor atenção dada à área não financeira do grupo desde 2008, devido à crise.

O Banco de Portugal detetou irregularidades nas contas da ESI e concluiu, com base numa auditoria divulgada na quarta-feira, que a situação financeira é grave.

A conclusão do Banco de Portugal consta do prospeto do aumento de capital do BES divulgado na CMVM, no qual é acrescentado que a holding está num processo de reorganização.

Na entrevista ao Negócios, Ricardo Salgado sublinha que “o grupo cometeu erros“.

“A crise bateu forte e bateu forte no grupo. As necessidades de concentração das nossas atenções e esforços no setor financeiro, principalmente a partir de 2008, levaram a uma menor atenção na área não financeira“, afirmou o líder do BES.

“Todos nós cometemos erros e eu assumo que o grupo cometeu erros, mas erros provocados pela nossa estrutura e organização no topo, à qual deveríamos ter prestado mais atenção”, acrescentou.

De acordo com Ricardo Salgado, embora a ESI seja a holding de topo do grupo e onde se sentam os cinco principais acionistas, todos são da área financeira.

No entanto, “a necessidade de concentração e de tempo para dar a volta à crise levou a que não tivéssemos prestado atenção à nossa organização administrativa, financeira e contabilística no topo do grupo”, disse.

Segundo Ricardo Salgado, os problemas apanharam os acionistas “desprevenidos e despreparados” para a situação, devido à dispersão enorme de atividades e holdings que o grupo tinha.

“Nunca ninguém nos disse que tínhamos de consolidar as holdings. O nosso responsável pela área dizia que só com 30% do capital a exigir a consolidação é que nós devíamos fazer a consolidação”, adiantou o fundador do BES, admitindo que os acionistas perceberam depois que não era assim e que “havia uma parte da dívida que estava mal contabilizada“.

Decisão não foi do BdP

Sublinhando que o grupo começou de imediato a fazer uma reestruturação, Ricardo Salgado garantiu que a análise das empresas mostrou “que o grupo é sustentável” e que “a dívida é sustentável”, mas que tinha de constituir uma provisão.

“Foi a Pricewaterhouse, como auditor, que propôs uma provisão de 600 milhões. O Banco de Portugal imediatamente ordenou uma auditoria à ES International, uma auditoria especial à KPMG. E A KPMG propõe uma provisão de 600 milhões”, lembrou.

“O que ficou decidido é que iríamos constituir uma provisão de 700 milhões. Então foi o grupo – já vi muitas vezes escrito que foi o Banco de Portugal – que decidiu que a provisão devia ser toda no ESFG [Espírito Santo Financial Group]”, referiu Ricardo Salgado.

O BES publicou na terça-feira à noite o prospeto do aumento de capital de até 1.045 milhões de euros, no âmbito do qual o banco vai emitir até 1.607 milhões de novas ações, ao preço de 0,65 euros cada uma.

Segundo o ESFG, a provisão extraordinária nas contas de 2013 foi feita devido à preocupação de que várias empresas não financeiras do grupo Espírito Santo, caso da Espírito Santo International, não tenham capacidade de reembolsar o papel comercial colocado junto de clientes do BES.

O prospeto do aumento de capital refere ainda que a Espírito Santo International tem “em marcha um programa de reorganização do seu grupo e de desalavancagem” para “reequilibrar a sua situação financeira” e “proceder ao reembolso do passivo”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …