//

A revolucionária Faraday Future tem o futuro por um fio

A misteriosa empresa Faraday Future está a enfrentar uma luta contra o tempo para conseguir alcançar uma meta cuja data limite é em dezembro: arrecadar cerca de 419 milhões de euros.

Segundo um relatório da Bloomberg, publicado esta terça-feira, a empresa, que tem como foco o desenvolvimento de carros elétricos inteligentes, entrará em incumprimento com os investidores chineses caso não consiga obter o valor.

O dinheiro tem vindo a ser arrecadado desde o início do ano, altura em que a empresa anunciou estar a passar por uma fase precária, divulga o CanalTech.

As dívidas da Faraday Future são referentes a contas não pagas e ações judiciais dos fornecedores. Para piorar a situação, o diretor financeiro Stefan Krause, um dos executivos recém-contratados para liderar o projeto de angariação de 839 milhões de euros, deixou a empresa no mês passado.

A Faraday Future estaria a negociar o financiamento de um plano com países do Médio Oriente, Reino Unido, Alemanha, China e Estados Unidos, que colocaria os veículos inteligentes nas estradas. Com a falta do financiamento, a empresa viu-se forçada a arquivar um projeto em Las Vegas, tendo sido a locação movida para a Califórnia.

De acordo com fontes familiarizadas com a situação da startup, os tribunais chineses congelaram grande parte dos bens de Jia Yueting, o único investidor conhecido da Faraday Future, e tornaram impossível a injeção do capital necessário para construir as duas fábricas prometidas, em Las Vegas e São Francisco.

Além disso, Yueting terá recusado a ideia de Krause que envolvia a criação de um plano de falência, descartando todas as outras soluções que implicavam Jia Yueting abdicar do controlo da Faraday Future.

A empresa começou por se tornar conhecida em novembro de 2015. No início, sabia-se apenas que iria desenvolver carros elétricos ligados de forma inteligente com o mundo exterior e com as nossas vidas.

Em Janeiro do ano seguinte, a misteriosa empresa apresentou o seu primeiro carro autónomo, continuando, porém, sem dar muito mais detalhes sobre quais seriam os seus próximos passos.

Em teoria, o FFZER01 tem uma potência de mil cavalos, atinge velocidades de 0 a 100 km por hora em menos de três segundos e ultrapassa a barreira de 320 km por hora de velocidade.

Dois dias depois de ter apresentado o automóvel, a Faraday Future revelou que já tinha recebido mais de 64 mil reservas para o seu primeiro elétrico de produção. Na altura, a Faraday Future estipulou 5 mil dólares (4800 euros) como valor de depósito reembolsável para se proceder à encomenda do futuro elétrico.

Em comparação, na altura da apresentação do Model 3, a Tesla exigiu 1000 dólares de depósito (quase mil euros). Mas o FF91, de acordo com a Faraday Future, estará muito acima do rival de Elon Musk, não devendo custar menos de 100.000 dólares.

O veículo parece estar projetado e a um pequeno passo de se tornar o automóvel futuro. Mas, ao que tudo indica, a empresa tem o seu por um fio.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.