A revolucionária Faraday Future tem o futuro por um fio

A misteriosa empresa Faraday Future está a enfrentar uma luta contra o tempo para conseguir alcançar uma meta cuja data limite é em dezembro: arrecadar cerca de 419 milhões de euros.

Segundo um relatório da Bloomberg, publicado esta terça-feira, a empresa, que tem como foco o desenvolvimento de carros elétricos inteligentes, entrará em incumprimento com os investidores chineses caso não consiga obter o valor.

O dinheiro tem vindo a ser arrecadado desde o início do ano, altura em que a empresa anunciou estar a passar por uma fase precária, divulga o CanalTech.

As dívidas da Faraday Future são referentes a contas não pagas e ações judiciais dos fornecedores. Para piorar a situação, o diretor financeiro Stefan Krause, um dos executivos recém-contratados para liderar o projeto de angariação de 839 milhões de euros, deixou a empresa no mês passado.

A Faraday Future estaria a negociar o financiamento de um plano com países do Médio Oriente, Reino Unido, Alemanha, China e Estados Unidos, que colocaria os veículos inteligentes nas estradas. Com a falta do financiamento, a empresa viu-se forçada a arquivar um projeto em Las Vegas, tendo sido a locação movida para a Califórnia.

De acordo com fontes familiarizadas com a situação da startup, os tribunais chineses congelaram grande parte dos bens de Jia Yueting, o único investidor conhecido da Faraday Future, e tornaram impossível a injeção do capital necessário para construir as duas fábricas prometidas, em Las Vegas e São Francisco.

Além disso, Yueting terá recusado a ideia de Krause que envolvia a criação de um plano de falência, descartando todas as outras soluções que implicavam Jia Yueting abdicar do controlo da Faraday Future.

A empresa começou por se tornar conhecida em novembro de 2015. No início, sabia-se apenas que iria desenvolver carros elétricos ligados de forma inteligente com o mundo exterior e com as nossas vidas.

Em Janeiro do ano seguinte, a misteriosa empresa apresentou o seu primeiro carro autónomo, continuando, porém, sem dar muito mais detalhes sobre quais seriam os seus próximos passos.

Em teoria, o FFZER01 tem uma potência de mil cavalos, atinge velocidades de 0 a 100 km por hora em menos de três segundos e ultrapassa a barreira de 320 km por hora de velocidade.

Dois dias depois de ter apresentado o automóvel, a Faraday Future revelou que já tinha recebido mais de 64 mil reservas para o seu primeiro elétrico de produção. Na altura, a Faraday Future estipulou 5 mil dólares (4800 euros) como valor de depósito reembolsável para se proceder à encomenda do futuro elétrico.

Em comparação, na altura da apresentação do Model 3, a Tesla exigiu 1000 dólares de depósito (quase mil euros). Mas o FF91, de acordo com a Faraday Future, estará muito acima do rival de Elon Musk, não devendo custar menos de 100.000 dólares.

O veículo parece estar projetado e a um pequeno passo de se tornar o automóvel futuro. Mas, ao que tudo indica, a empresa tem o seu por um fio.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …

Proibição de circulação. Governo rejeita ter "vários pesos e várias medidas"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, rejeitou esta terça-feira que o Governo tenha “vários pesos e várias medidas” tendo em conta as exceções à circulação dos cidadãos entre concelhos entre 30 de outubro e …

Pfizer pode ter vacina ainda neste ano. Guterres exige que esteja “disponível e acessível” para todos

A farmacêutica Pfizer está otimista em relação à perspetiva de fornecer uma vacina contra a covid-19 ainda em 2020. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, exigiu que esteja “disponível” e “acessível” para todos. Albert Bourla, …

Nem um carro consegue esmagar este besouro indestrutível

O diabólico besouro de ferro tem um dos mais resistentes exoesqueletos naturais. A forma como este animal consegue sobreviver pode inspirar o desenvolvimento de novos materiais com a mesma dureza. Engenheiros da Universidade da Califórnia e …

OSIRIS-REx recolheu demasiadas amostras do Bennu (e está a perder parte delas)

A NASA revelou que a sonda OSIRIS-REx conseguiu recolher uma grande amostra de partículas do asteróide Bennu - tanto material que fez com que a tampa do compartimento não fechasse corretamente. Na semana passada, a sonda …

Cientistas captam atmosfera de um extraordinário exoplaneta que não deveria existir

Uma equipa de cientistas da Universidade do Kansas, nos Estados Unidos, captou a atmosfera de um exoplaneta "que não deveria existir" ao analisar dados do telescópio TESS da agência espacial norte-americana (NASA). O planeta em causa …

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …