A Faraday Future apresentou finalmente o seu carro (e é surreal)

A misteriosa empresa apresentou no CES 2016 o seu primeiro carro autónomo, continuando ainda sem dar muito mais detalhes sobre quais serão os seus próximos passos.

Com quase dois anos de existência, mas sempre envolta em mistério e sem dar quase nenhum detalhe sobre o negócio, a startup norte-americana Faraday Future subiu esta segunda-feira ao palco do CES, em Las Vegas.

Depois de muito segredo, a empresa abriu finalmente o jogo e mostrou o conceito do seu primeiro carro futurista, de seu nome FFZER01.

Em teoria, o carro tem uma potência de mil cavalos, atinge velocidades de 0 a 100 km por hora, em menos de três segundos, e ultrapassa a barreira de 320 km por hora de velocidade.

São números impressionantes mas que, por enquanto, ficam no papel, já que o modelo ainda não é funcional.

Além disso, a empresa mostrou ainda outras ideias que tem para o veículo, a começar pelo cockpit que é inteiramente climatizado, o assento ser capaz de “memorizar” a forma de sentar do condutor, o volante possuir um smartphone embutido e ainda o facto de o carro projetar imagens em realidade aumentada no para-brisas para auxiliar a direção.

Quanto ao formato do veículo, a ideia de que o carro pode ser desenhado por alienígenas não é acidental: o design é chamado de “UFO Line” e deverá ser uma assinatura da Faraday Future em todos os seus veículos.

Mesmo depois da apresentação, ainda há mais perguntas do que respostas sobre a empresa mas, pelo menos, o caminho que a FF pretende seguir já foi revelada e isso passa por um modelo de negócio disruptivo.

Segundo Nick Sampson, o diretor de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, a ideia é mudar, sobretudo, a relação que temos com os carros mas, para isso, é preciso alterar primeiro o setor.

Uma das maiores suspeitas perante esta empresa era a de que esta não vai vender diretamente aos consumidores, mas funcionando antes como um sistema de assinatura e uso sob demanda.

A teoria ainda não foi confirmada mas o executivo indicou que a empresa vai, além de fabricar e vender veículos, explorar outros modelos de negócio como o “conteúdo dentro dos veículos” e a “condução autónoma”.

Continua sem se perceber muito bem o que cada um destes modelos significa, porém, um dos principais anúncios da noite – a parceria com a empresa chinesa LeTV – já dá algumas pistas de que o foco da empresa passa pela produção de conteúdo para ser consumido dentro destes veículos autónomos.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu queria era os ver a andar nas nossas estradas alcatroadas cheias de buracos e nas de paralelos àquela velocidade, por isso nem sonhar de pobre nem de rico, da maneira como isto vai, mais vale um bom jipe na mão do que um bólide na sucata, cumprimentos.

RESPONDER

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …