A Faraday Future apresentou finalmente o seu carro (e é surreal)

A misteriosa empresa apresentou no CES 2016 o seu primeiro carro autónomo, continuando ainda sem dar muito mais detalhes sobre quais serão os seus próximos passos.

Com quase dois anos de existência, mas sempre envolta em mistério e sem dar quase nenhum detalhe sobre o negócio, a startup norte-americana Faraday Future subiu esta segunda-feira ao palco do CES, em Las Vegas.

Depois de muito segredo, a empresa abriu finalmente o jogo e mostrou o conceito do seu primeiro carro futurista, de seu nome FFZER01.

Em teoria, o carro tem uma potência de mil cavalos, atinge velocidades de 0 a 100 km por hora, em menos de três segundos, e ultrapassa a barreira de 320 km por hora de velocidade.

São números impressionantes mas que, por enquanto, ficam no papel, já que o modelo ainda não é funcional.

Além disso, a empresa mostrou ainda outras ideias que tem para o veículo, a começar pelo cockpit que é inteiramente climatizado, o assento ser capaz de “memorizar” a forma de sentar do condutor, o volante possuir um smartphone embutido e ainda o facto de o carro projetar imagens em realidade aumentada no para-brisas para auxiliar a direção.

Quanto ao formato do veículo, a ideia de que o carro pode ser desenhado por alienígenas não é acidental: o design é chamado de “UFO Line” e deverá ser uma assinatura da Faraday Future em todos os seus veículos.

Mesmo depois da apresentação, ainda há mais perguntas do que respostas sobre a empresa mas, pelo menos, o caminho que a FF pretende seguir já foi revelada e isso passa por um modelo de negócio disruptivo.

Segundo Nick Sampson, o diretor de engenharia, pesquisa e desenvolvimento, a ideia é mudar, sobretudo, a relação que temos com os carros mas, para isso, é preciso alterar primeiro o setor.

Uma das maiores suspeitas perante esta empresa era a de que esta não vai vender diretamente aos consumidores, mas funcionando antes como um sistema de assinatura e uso sob demanda.

A teoria ainda não foi confirmada mas o executivo indicou que a empresa vai, além de fabricar e vender veículos, explorar outros modelos de negócio como o “conteúdo dentro dos veículos” e a “condução autónoma”.

Continua sem se perceber muito bem o que cada um destes modelos significa, porém, um dos principais anúncios da noite – a parceria com a empresa chinesa LeTV – já dá algumas pistas de que o foco da empresa passa pela produção de conteúdo para ser consumido dentro destes veículos autónomos.

ZAP / Canal Tech

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu queria era os ver a andar nas nossas estradas alcatroadas cheias de buracos e nas de paralelos àquela velocidade, por isso nem sonhar de pobre nem de rico, da maneira como isto vai, mais vale um bom jipe na mão do que um bólide na sucata, cumprimentos.

RESPONDER

Cientistas conseguiram manter tecido cerebral de cobaias vivo durante semanas

Cientistas japoneses conseguiram manter partes de tecido cerebral de cobaias vivas e viáveis durante 25 dias, isoladas numa cultura, graças a um novo método. De acordo com o Science Alert, a chave para o sucesso foi …

Arqueólogos descobrem 25 sítios que comprovam presença militar romana no Norte e na Galiza

Investigadores portugueses e galegos descobriram 25 novos sítios no Norte de Portugal e na Galiza que “comprovam arqueologicamente” a presença militar romana nos dois territórios, correspondendo a maioria dos locais a “acampamentos militares”, revelou hoje …

EUA poderão manter alguns efetivos na Síria para proteger poços de petróleo

Os EUA planeiam deixar alguns efetivos no nordeste da Síria para proteger instalações petrolíferas e garantir o combate contra um possível ressurgimento do grupo extremista Estado Islâmico (EI), disse hoje o secretário de Defesa dos …

Polícias realizam manifestação conjunta em Lisboa a 21 de novembro

Elementos da PSP e da GNR realizam a 21 de novembro, em Lisboa, uma manifestação conjunta para exigirem ao novo Governo "a resolução rápida" dos problemas que ficaram por resolver na anterior legislatura. Com o lema …

Sérvia punida por racismo no jogo com Portugal

A UEFA condenou nesta segunda-feira a Sérvia a disputar o próximo jogo da fase de qualificação para o Euro 2020 à porta fechada, por manifestações racistas na partida com Portugal, disputada em Belgrado, que terminou …

Juve Leo lança críticas à direção: Um clube sem rumo e que precisa de bodes expiatórios

Depois de o Sporting rescindir os protocolos com a Juventude Leonina e com o Diretivo Ultras XXI devido à "escalada de violência" recente, a Juve Leo reagiu em comunicado com duras críticas à direção de …

Um terço dos fogos deste ano tiveram como causa queima e queimadas

Um terço dos incêndios florestais registados este ano e investigados tiveram como causa queimadas e queimas, revela o último relatório do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). O relatório provisório de incêndios rurais, …

De Nova Iorque a Sydney em 19 horas. Avião da Qantas bate recorde

O primeiro voo comercial direto entre as cidades de Nova Iorque e Sydney, com mais de 19 horas, terminou, este domingo, na cidade australiana. O teste realizado pela companhia aérea Qantas faz parte do Project Sunrise, …

Marcelo ficou "muito impressionado" pela destruição do furacão Lorenzo nos Açores

O Presidente da República visitou, este domingo, o porto das Lajes das Flores, que ficou destruído após a passagem do furacão Lorenzo pelos Açores, mostrando-se "muito impressionado" pela destruição "massiva". "Muito impressionado com aquilo que foi …

Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da formação espalhados pela Europa

O Sporting é o terceiro clube com mais jogadores da sua formação a atuarem nas ligas europeias e o emblema português mais representado nas 'big 5', segundo o observatório de futebol do Centro Internacional de …