Reviravolta: nova sondagem mostra Trump à frente de Clinton

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Uma sondagem conduzida pela ABC News em parceria com o Washington Post divulgada esta terça-feira aponta Donald Trump à frente de Hillary Clinton. O republicano aparece com 46% das intenções de voto, enquanto a democrata tem 45%.

Ainda que do ponto de vista estatístico os dois estejam tecnicamente empatados, o levantamento aponta uma diminuição da distância entre os principais candidatos à Presidência dos EUA.

A última vez que Trump tinha aparecido à frente numa sondagem realizada pelos dois orgãos de comunicação foi em maio. As informações são do próprio Washington Post.

A sondagem apontou ainda uma diferença entre os apoiantes de cada candidatura.

Enquanto 43% dos eleitores de Clinton disseram que estão muito entusiasmados em demonstrar apoio à sua candidata, entre os que apoiam Trump essa percentagem é de 53%.

Em comparação, em 2012, no período eleitoral equivalente, Obama apresentava uma taxa de 64% de entusiasmo.

A projecção foi realizada entre os dias 27 e 30 de outubro através de questionários por telefone com 1.128 eleitores. O levantamento tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

Hillary tinha vindo a abrir uma vantagem sobre Trump nas últimas sondagens, em grande medida graças às polémicas em volta do candidato republicano.

No momento de maior distanciamento, o adversário da democrata era criticado por um vídeo em que descrevia acções abusivas contra mulheres, o que levou figuras importantes de seu partido a pedirem a sua renúncia da disputa eleitoral.

Mas nos últimos dias, Clinton viu-se de novo envolvida em polémica à volta de uma carta enviada ao Congresso por James Comey, na qual o diretor do FBI afirma que a polícia federal norte-americana tinha encontrado novos e-mails privados da democrata enquanto esta era secretária de Estado.

Hillary foi investigada pelo FBI por ter usado um servidor privado de e-mails para enviar mensagens relacionadas com a sua função no governo.

Caso tivesse lidado com informações sigilosas de forma não segura no ambiente virtual, a democrata teria cometido crime federal.

O caso, entretanto, tinha sido arquivado em julho deste ano.

O anúncio de Comey, que não detalhou quais seriam esses novos e-mails, reacendeu a polémica – a pouco mais de uma semana das eleições que vão determinar o próximo presidente do Estados Unidos.

ZAP / Brasil de Fato

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Só espero que tenha sido uma sondagem encomendada pelo próprio Trump ou então o mundo enlouqueceu e terei que concluir que os Americanos são ainda mais estúpidos do que eu pensava!
    Uma eventual vitória deste senhor terá consequências mais nefastas para o planeta que 10 histórias do aquecimento global! Não quero viver num mundo em que o país mais influente é governado por um energúmero!

    • Você é mesmo um dronezinho tão bem programado…

      A começar por falar mal do Americanos, quem lhe dera a si chegares-lhes ás unhas dos pés, já nem falando de Portugal em geral comparando com os Estados Unidos.
      Veja só o que temos aqui, todas a lojas a tentar puxar o Halloween, Black Friday, basicamente tudo o que vêem os Americanos fazerem, tentam imitar mas é tão triste que só dá pena.

      Agora diga lá o que tem contra o Donald Trump?
      Quero ouvir a sua sentença que não há-de ser mais do que vomitar aquilo que ouviu na comunicação social TODA DE ESQUERDA do nosso país.
      Cada vez que vejo pessoas como você só me lembro da nojenta da Clara de Sousa a chamar ignorante ao Donald Trump, um multi-bilionário…

      A inveja e dor de corno de pessoas como você até dá dó.

      Mas para que fique a saber, se tivesse mais inteligência e pensa-se pela sua cabeça em vez de ir com os outros como uma ovelha ranhosa, a Hillary Clinton quer aproveitar o conflito na Síria para entrar em guerra nuclear com a Russia.
      Basta olhar para toda a carreira politica dele, a mulher adora guerra, com a desculpa de controlar o espaço aéreo Síria e os emails que ele diz terem sido roubados pelos Russos (mais uma mentira) vamos ter a terceira guerra mundial.

      Quanto a Trump, é uma figura publica desde os anos oitenta, foi preciso concorrer contra a esquerdalha para lhe começarem a chamar tudo, é a única coisa que a merda dos partidos de esquerda sabem fazer, tanto aqui como nos Estados Unidos, esquerda é merda em todo o lado.

  2. Se ganhar Trump, então o melhor é a raça humana ir viver para Marte. Na Terra ninguém estará seguro, nem a salvo. Vai começar uma caça às bruxas, como nunca foi visto à face da Terra.

  3. É um perigo.
    Este Trump é sem duvida um perigo para os americanos mas, mais ainda, para o Mundo. É um desiquilibrado mental. Apresenta uma instabilidade assutadora.
    O Mundo, num momento em que existem focos de tensão em varias zonas do planeta e onde a “Guerra Fria”, entre americanos e russos, parece ter voltado, precisa de pessoas moderadas e sensatas, não de individuos deste calibre.
    É o tipico labrego americano.

    • Santa ignorância, deixe-se de comportar como uma ovelha e pense pela sua cabeça!

      Donald Trump disse que quer cooperar com a Russia no conflito da Síria e mandar vir todas as tropas Americanas que andam pelo mundo para casa.

      Hillary Clinton disse que quer sancionar a Russia por alegadamente lhe terem roubados os emails (mentira) e que se der a ordem para lançar armas nucleares elas são lançadas em 4 minutos.

      E Donald Trump é que é um desequilibrado mental?

      Vê-se logo que você andou nos centros de lavagem cerebral da esquerda, mais conhecidos por Escola Publica, onde os professores ganham mais que os privados e a única coisa que fazem é partidalizar os alunos… Para os partidos de esquerda claro.
      Isto não podia ser mais evidente pela sua horrível ortografia, até dá nojo tentar ler.

      Depois é só fazer a manutenção do seu cérebro já podre com a comunicação social de esquerda, onde você ouviu as baboseira que está aqui a relatar, e temos um exercito de pessoas como você.
      Lemings do mais ignorante que se possa imaginar mas com a mania que são muito cultos e que tem um pulso firme na realidade do país o de planeta…

  4. Olha!!!
    O homenzinho GANHOU!
    E agora?
    Será que vão abandonar o país como disseram fazê-lo?
    Estão com medo de pagar mais impostos?
    Ou vão deixar de ganhar dinheiro por não passarem de ser intermediários, e pagar taxas os produtos importados?
    Olhem bem para o nosso país e preocupem-se com o que cá temos!
    Deixem a casa dos outros em paz (ou guerra). Até porque essas nações capitalistas não nos interessam…
    Bom, agora até a Clinton é de esquerda (santa ignorância…).

RESPONDER

Novo líder do Aliança reúne-se com Rui Rio (com autárquicas em cima da mesa)

Paulo Bento, recém-eleito presidente do Aliança, e Rui Rio, líder do PSD, vão encontrar-se esta quarta-feira. Em cima da mesa vão estar as eleições autárquicas do próximo ano. De acordo com o Público, o encontro destina-se …

Mais de 60% dos portugueses deixaram de ir a restaurantes. Só 33% considera que o Estado prioriza a saúde

A nível nacional, 63% dos portugueses que continuaram a ir a espaços de restauração indicaram o convívio familiar com principal motivo da deslocação. A nível dos cuidados de saúde apenas 33% dos portugueses consideram que …

Santa Casa contratou Paulo Pedroso como consultor por 3700 euros

O ex-ministro socialista Paulo Pedroso, actual director da campanha presidencial de Ana Gomes, foi contratado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em Setembro passado, com um ordenado de 3700 euros e efeitos retroactivos …

Covid-19. Médicos devem dar prioridade a quem pode recuperar vida normal e não à idade

Os doentes que podem recuperar para uma vida normal devem ter prioridade face aos que têm baixa probabilidade de recuperação e a idade não pode por si só ser critério, recomenda um parecer do Colégio …

"Há doentes a ficar para trás". Ex-ministro da Saúde diz que mortes por falta de cuidados são inaceitáveis

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) está a ser exposto a um teste de stresse devido à pandemia e que não é aceitável que …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar a médica que divulgou receita para enganar testes à covid-19

Depois de médica divulgar receita para os possíveis infetados testarem negativo à covid-19, a Ordem dos Médicos abriu o terceiro processo contra membros do movimento que contesta o uso de máscaras - os "Médicos pela …

Aprovado alargamento das taxas agravadas do IMI e IMT para empresas em offshores

As empresas localizadas em offshore que criem um veículo para deter imóveis em Portugal vão passar a estar sujeitas a taxas agravadas de IMI e de IMT, segundo uma proposta aprovada pelo Parlamento nesta terça-feira. A …

Processo de contratação pública "é um terror" que "torna um inferno" o trabalho do Estado

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, afirmou esta terça-feira que "o processo de contratação pública é um terror" que "torna num inferno" o trabalho do Estado e das empresas que fazem investimento público. "O processo …

"Não fui eu que o fiz". Nélio Lucas não se lembra de detalhes dos negócios com o FC Porto

O ex-presidente da Doyen, Nélio Lucas, disse esta terça-feira em tribunal, no âmbito do julgamento do caso Football Leaks, que não se recorda das circunstâncias e detalhes dos empréstimos que o fundo fez à SAD …

Juízes indeferem requerimentos da Doyen contra defesa de Rui Pinto

O coletivo de juízes do processo Football Leaks indeferiu os requerimentos apresentados hoje pelos advogados da Doyen para travar a linha de inquirição da defesa de Rui Pinto, alegando estar em causa um "escrutínio" dos …