Reviravolta: nova sondagem mostra Trump à frente de Clinton

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Uma sondagem conduzida pela ABC News em parceria com o Washington Post divulgada esta terça-feira aponta Donald Trump à frente de Hillary Clinton. O republicano aparece com 46% das intenções de voto, enquanto a democrata tem 45%.

Ainda que do ponto de vista estatístico os dois estejam tecnicamente empatados, o levantamento aponta uma diminuição da distância entre os principais candidatos à Presidência dos EUA.

A última vez que Trump tinha aparecido à frente numa sondagem realizada pelos dois orgãos de comunicação foi em maio. As informações são do próprio Washington Post.

A sondagem apontou ainda uma diferença entre os apoiantes de cada candidatura.

Enquanto 43% dos eleitores de Clinton disseram que estão muito entusiasmados em demonstrar apoio à sua candidata, entre os que apoiam Trump essa percentagem é de 53%.

Em comparação, em 2012, no período eleitoral equivalente, Obama apresentava uma taxa de 64% de entusiasmo.

A projecção foi realizada entre os dias 27 e 30 de outubro através de questionários por telefone com 1.128 eleitores. O levantamento tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

Hillary tinha vindo a abrir uma vantagem sobre Trump nas últimas sondagens, em grande medida graças às polémicas em volta do candidato republicano.

No momento de maior distanciamento, o adversário da democrata era criticado por um vídeo em que descrevia acções abusivas contra mulheres, o que levou figuras importantes de seu partido a pedirem a sua renúncia da disputa eleitoral.

Mas nos últimos dias, Clinton viu-se de novo envolvida em polémica à volta de uma carta enviada ao Congresso por James Comey, na qual o diretor do FBI afirma que a polícia federal norte-americana tinha encontrado novos e-mails privados da democrata enquanto esta era secretária de Estado.

Hillary foi investigada pelo FBI por ter usado um servidor privado de e-mails para enviar mensagens relacionadas com a sua função no governo.

Caso tivesse lidado com informações sigilosas de forma não segura no ambiente virtual, a democrata teria cometido crime federal.

O caso, entretanto, tinha sido arquivado em julho deste ano.

O anúncio de Comey, que não detalhou quais seriam esses novos e-mails, reacendeu a polémica – a pouco mais de uma semana das eleições que vão determinar o próximo presidente do Estados Unidos.

ZAP / Brasil de Fato

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Só espero que tenha sido uma sondagem encomendada pelo próprio Trump ou então o mundo enlouqueceu e terei que concluir que os Americanos são ainda mais estúpidos do que eu pensava!
    Uma eventual vitória deste senhor terá consequências mais nefastas para o planeta que 10 histórias do aquecimento global! Não quero viver num mundo em que o país mais influente é governado por um energúmero!

    • Você é mesmo um dronezinho tão bem programado…

      A começar por falar mal do Americanos, quem lhe dera a si chegares-lhes ás unhas dos pés, já nem falando de Portugal em geral comparando com os Estados Unidos.
      Veja só o que temos aqui, todas a lojas a tentar puxar o Halloween, Black Friday, basicamente tudo o que vêem os Americanos fazerem, tentam imitar mas é tão triste que só dá pena.

      Agora diga lá o que tem contra o Donald Trump?
      Quero ouvir a sua sentença que não há-de ser mais do que vomitar aquilo que ouviu na comunicação social TODA DE ESQUERDA do nosso país.
      Cada vez que vejo pessoas como você só me lembro da nojenta da Clara de Sousa a chamar ignorante ao Donald Trump, um multi-bilionário…

      A inveja e dor de corno de pessoas como você até dá dó.

      Mas para que fique a saber, se tivesse mais inteligência e pensa-se pela sua cabeça em vez de ir com os outros como uma ovelha ranhosa, a Hillary Clinton quer aproveitar o conflito na Síria para entrar em guerra nuclear com a Russia.
      Basta olhar para toda a carreira politica dele, a mulher adora guerra, com a desculpa de controlar o espaço aéreo Síria e os emails que ele diz terem sido roubados pelos Russos (mais uma mentira) vamos ter a terceira guerra mundial.

      Quanto a Trump, é uma figura publica desde os anos oitenta, foi preciso concorrer contra a esquerdalha para lhe começarem a chamar tudo, é a única coisa que a merda dos partidos de esquerda sabem fazer, tanto aqui como nos Estados Unidos, esquerda é merda em todo o lado.

  2. Se ganhar Trump, então o melhor é a raça humana ir viver para Marte. Na Terra ninguém estará seguro, nem a salvo. Vai começar uma caça às bruxas, como nunca foi visto à face da Terra.

  3. É um perigo.
    Este Trump é sem duvida um perigo para os americanos mas, mais ainda, para o Mundo. É um desiquilibrado mental. Apresenta uma instabilidade assutadora.
    O Mundo, num momento em que existem focos de tensão em varias zonas do planeta e onde a “Guerra Fria”, entre americanos e russos, parece ter voltado, precisa de pessoas moderadas e sensatas, não de individuos deste calibre.
    É o tipico labrego americano.

    • Santa ignorância, deixe-se de comportar como uma ovelha e pense pela sua cabeça!

      Donald Trump disse que quer cooperar com a Russia no conflito da Síria e mandar vir todas as tropas Americanas que andam pelo mundo para casa.

      Hillary Clinton disse que quer sancionar a Russia por alegadamente lhe terem roubados os emails (mentira) e que se der a ordem para lançar armas nucleares elas são lançadas em 4 minutos.

      E Donald Trump é que é um desequilibrado mental?

      Vê-se logo que você andou nos centros de lavagem cerebral da esquerda, mais conhecidos por Escola Publica, onde os professores ganham mais que os privados e a única coisa que fazem é partidalizar os alunos… Para os partidos de esquerda claro.
      Isto não podia ser mais evidente pela sua horrível ortografia, até dá nojo tentar ler.

      Depois é só fazer a manutenção do seu cérebro já podre com a comunicação social de esquerda, onde você ouviu as baboseira que está aqui a relatar, e temos um exercito de pessoas como você.
      Lemings do mais ignorante que se possa imaginar mas com a mania que são muito cultos e que tem um pulso firme na realidade do país o de planeta…

  4. Olha!!!
    O homenzinho GANHOU!
    E agora?
    Será que vão abandonar o país como disseram fazê-lo?
    Estão com medo de pagar mais impostos?
    Ou vão deixar de ganhar dinheiro por não passarem de ser intermediários, e pagar taxas os produtos importados?
    Olhem bem para o nosso país e preocupem-se com o que cá temos!
    Deixem a casa dos outros em paz (ou guerra). Até porque essas nações capitalistas não nos interessam…
    Bom, agora até a Clinton é de esquerda (santa ignorância…).

RESPONDER

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de beberem desinfetante para as mãos

Quatro pessoas morreram nos Estados Unidos depois de ingerirem desinfetante para as mãos à base de álcool, revelou um relatório do Centros de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) do país esta quarta-feira publicado. De …

Jim Hackett deixa a Ford após três anos de liderança

Ao fim de três anos como CEO da Ford, Jim Hackett será substituído por Jim Farley. Um mandato que fica marcado por problemas financeiros, de produção e pela morte dos três volumes e utilitários. O mandato …

Covid-19: Portugal tem mais 186 casos e quatro pessoas morreram desde sexta-feira

Portugal regista hoje mais quatro mortos e 186 novos casos de infeção por covid-19 em relação a sexta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o relatório da DGS sobre a situação …

Versão americana da Eurovisão chega em 2021

O Festival Eurovisão da Canção — o maior espetáculo de entretenimento televisivo do mundo — vai chegar aos Estados Unidos no final do próximo ano. A novidade foi divulgada, esta sexta-feira (7), em comunicado oficial. A …

Contratações na TVI após apoios financeiros "suscitam preocupação"

O professor universitário e ex-ministro Miguel Poiares Maduro manifestou "preocupação" relativamente às contratações na TVI, da Media Capital, grupo que beneficia do apoio do Estado, através da compra antecipada de publicidade institucional. Em entrevista à Lusa, …

Invocando Sá Carneiro, Miguel Albuquerque também defende diálogo entre PSD e Chega

O Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, defendeu que o PSD deve dialogar com vários partidos, incluindo o Chega de André Ventura. Depois de Rui Rio admitir em entrevista à RTP que poderá vir …

Sobe para 18 o número de mortos no acidente de avião na Índia

As autoridades indianas atualizara para 18 o número de mortes no acidente com o avião da Air India Express, que voava do Dubai para Kozhikode, no sul da Índia, e que se partiu em dois …

Luz verde para reabertura de centros de dia. DGS sugere dois metros de distância entre idosos

Os centros de dia vão poder reabrir a partir de 15 de agosto, mas de forma faseada e condicionados a uma avaliação prévia da Segurança Social e entidade de saúde local sempre que funcionem juntamente …

Vacina russa para a covid-19 preocupa cientistas. País pode estar a saltar etapas

Países de todo o mundo continuam na corrida por uma vacina contra a covid-19. A Rússia diz estar prestes a anunciar a vacina, deixando preocupada a comunidade científica, ao passo que Itália avança para os …

Bastonário dos Médicos sugere uso obrigatório de máscara na rua (e em todo o país)

O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, sugere que o Governo pondere decretar o uso obrigatório de máscara no espaços exteriores de todo o país, à semelhança do que fez a Região Autónoma da …