Reviravolta: nova sondagem mostra Trump à frente de Clinton

Gage Skidmore / Flickr

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

O milionário e candidato republicano às eleições norte-americanas Donald Trump

Uma sondagem conduzida pela ABC News em parceria com o Washington Post divulgada esta terça-feira aponta Donald Trump à frente de Hillary Clinton. O republicano aparece com 46% das intenções de voto, enquanto a democrata tem 45%.

Ainda que do ponto de vista estatístico os dois estejam tecnicamente empatados, o levantamento aponta uma diminuição da distância entre os principais candidatos à Presidência dos EUA.

A última vez que Trump tinha aparecido à frente numa sondagem realizada pelos dois orgãos de comunicação foi em maio. As informações são do próprio Washington Post.

A sondagem apontou ainda uma diferença entre os apoiantes de cada candidatura.

Enquanto 43% dos eleitores de Clinton disseram que estão muito entusiasmados em demonstrar apoio à sua candidata, entre os que apoiam Trump essa percentagem é de 53%.

Em comparação, em 2012, no período eleitoral equivalente, Obama apresentava uma taxa de 64% de entusiasmo.

A projecção foi realizada entre os dias 27 e 30 de outubro através de questionários por telefone com 1.128 eleitores. O levantamento tem uma margem de erro de três pontos percentuais.

Hillary tinha vindo a abrir uma vantagem sobre Trump nas últimas sondagens, em grande medida graças às polémicas em volta do candidato republicano.

No momento de maior distanciamento, o adversário da democrata era criticado por um vídeo em que descrevia acções abusivas contra mulheres, o que levou figuras importantes de seu partido a pedirem a sua renúncia da disputa eleitoral.

Mas nos últimos dias, Clinton viu-se de novo envolvida em polémica à volta de uma carta enviada ao Congresso por James Comey, na qual o diretor do FBI afirma que a polícia federal norte-americana tinha encontrado novos e-mails privados da democrata enquanto esta era secretária de Estado.

Hillary foi investigada pelo FBI por ter usado um servidor privado de e-mails para enviar mensagens relacionadas com a sua função no governo.

Caso tivesse lidado com informações sigilosas de forma não segura no ambiente virtual, a democrata teria cometido crime federal.

O caso, entretanto, tinha sido arquivado em julho deste ano.

O anúncio de Comey, que não detalhou quais seriam esses novos e-mails, reacendeu a polémica – a pouco mais de uma semana das eleições que vão determinar o próximo presidente do Estados Unidos.

ZAP / Brasil de Fato

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. Só espero que tenha sido uma sondagem encomendada pelo próprio Trump ou então o mundo enlouqueceu e terei que concluir que os Americanos são ainda mais estúpidos do que eu pensava!
    Uma eventual vitória deste senhor terá consequências mais nefastas para o planeta que 10 histórias do aquecimento global! Não quero viver num mundo em que o país mais influente é governado por um energúmero!

    • Você é mesmo um dronezinho tão bem programado…

      A começar por falar mal do Americanos, quem lhe dera a si chegares-lhes ás unhas dos pés, já nem falando de Portugal em geral comparando com os Estados Unidos.
      Veja só o que temos aqui, todas a lojas a tentar puxar o Halloween, Black Friday, basicamente tudo o que vêem os Americanos fazerem, tentam imitar mas é tão triste que só dá pena.

      Agora diga lá o que tem contra o Donald Trump?
      Quero ouvir a sua sentença que não há-de ser mais do que vomitar aquilo que ouviu na comunicação social TODA DE ESQUERDA do nosso país.
      Cada vez que vejo pessoas como você só me lembro da nojenta da Clara de Sousa a chamar ignorante ao Donald Trump, um multi-bilionário…

      A inveja e dor de corno de pessoas como você até dá dó.

      Mas para que fique a saber, se tivesse mais inteligência e pensa-se pela sua cabeça em vez de ir com os outros como uma ovelha ranhosa, a Hillary Clinton quer aproveitar o conflito na Síria para entrar em guerra nuclear com a Russia.
      Basta olhar para toda a carreira politica dele, a mulher adora guerra, com a desculpa de controlar o espaço aéreo Síria e os emails que ele diz terem sido roubados pelos Russos (mais uma mentira) vamos ter a terceira guerra mundial.

      Quanto a Trump, é uma figura publica desde os anos oitenta, foi preciso concorrer contra a esquerdalha para lhe começarem a chamar tudo, é a única coisa que a merda dos partidos de esquerda sabem fazer, tanto aqui como nos Estados Unidos, esquerda é merda em todo o lado.

  2. Se ganhar Trump, então o melhor é a raça humana ir viver para Marte. Na Terra ninguém estará seguro, nem a salvo. Vai começar uma caça às bruxas, como nunca foi visto à face da Terra.

  3. É um perigo.
    Este Trump é sem duvida um perigo para os americanos mas, mais ainda, para o Mundo. É um desiquilibrado mental. Apresenta uma instabilidade assutadora.
    O Mundo, num momento em que existem focos de tensão em varias zonas do planeta e onde a “Guerra Fria”, entre americanos e russos, parece ter voltado, precisa de pessoas moderadas e sensatas, não de individuos deste calibre.
    É o tipico labrego americano.

    • Santa ignorância, deixe-se de comportar como uma ovelha e pense pela sua cabeça!

      Donald Trump disse que quer cooperar com a Russia no conflito da Síria e mandar vir todas as tropas Americanas que andam pelo mundo para casa.

      Hillary Clinton disse que quer sancionar a Russia por alegadamente lhe terem roubados os emails (mentira) e que se der a ordem para lançar armas nucleares elas são lançadas em 4 minutos.

      E Donald Trump é que é um desequilibrado mental?

      Vê-se logo que você andou nos centros de lavagem cerebral da esquerda, mais conhecidos por Escola Publica, onde os professores ganham mais que os privados e a única coisa que fazem é partidalizar os alunos… Para os partidos de esquerda claro.
      Isto não podia ser mais evidente pela sua horrível ortografia, até dá nojo tentar ler.

      Depois é só fazer a manutenção do seu cérebro já podre com a comunicação social de esquerda, onde você ouviu as baboseira que está aqui a relatar, e temos um exercito de pessoas como você.
      Lemings do mais ignorante que se possa imaginar mas com a mania que são muito cultos e que tem um pulso firme na realidade do país o de planeta…

  4. Olha!!!
    O homenzinho GANHOU!
    E agora?
    Será que vão abandonar o país como disseram fazê-lo?
    Estão com medo de pagar mais impostos?
    Ou vão deixar de ganhar dinheiro por não passarem de ser intermediários, e pagar taxas os produtos importados?
    Olhem bem para o nosso país e preocupem-se com o que cá temos!
    Deixem a casa dos outros em paz (ou guerra). Até porque essas nações capitalistas não nos interessam…
    Bom, agora até a Clinton é de esquerda (santa ignorância…).

RESPONDER

Rio Ave 0 - 2 Sporting | Leão invicto com uma garra no “caneco”

O Sporting registou o 31º jogo consecutivo sem perder na Liga NOS. Na visita ao Rio Ave, os “leões” venceram o Rio Ave por 2-0 e estão muito perto de conquistar o ceptro de campeões …

Taylor's lança vinho do Porto produzido na vindima de 1896 (e custa uma pequena fortuna)

A Taylor's vai lançar um "raro" vinho do Porto produzido na vindima de 1896, na Região Demarcada do Douro, e que tem uma edição limitada de 1.700 decantadores de cristal, embalados numa luxuosa caixa de …

"Este calendário pode ser muito mais perigoso do que finalizar o campeonato"

Dois treinadores de equipas femininas de andebol analisaram a sucessão de jornadas duplas em fins-de-semana consecutivos. Diogo Guerra avisa: "Este calendário é uma irresponsabilidade enorme. Só espero que ninguém se aleije". A primeira divisão nacional feminina …

Mulher dá à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as ecografias

Uma mulher de 25 anos deu à luz nove bebés, mais dois do que mostraram as várias ecografias realizadas ao longo da gravidez. O caso aconteceu no Mali. Este está a ser considerado um recorde mundial …

Andrea Bocelli dá dois concertos em Coimbra em 25 e 26 de junho

O tenor italiano Andrea Bocelli vai atuar no Estádio Cidade de Coimbra em 25 e 26 de junho, em dois concertos que contam com a participação da fadista Mariza. "Em cumprimento das normas de segurança e …

Califórnia vai ter o maior sistema de armazenamento de energia não hidrelétrica do mundo

A empresa canadiana Hydrostor, que fornece soluções de armazenamento de energia de longa duração, revelou esta semana que irá desenvolver 1.000 MW de CAES na Califórnia, de acordo com um comunicado. O CAES é um tipo …

Seis anos e mil milhões de links depois, cientistas concluem que a Internet está a crescer (e a encolher)

Uma equipa de investigadores analisou mil milhões de links ao longo de seis anos e concluiu que a Internet está tanto a crescer como a encolher. O mundo online está em constante expansão — sempre agregando …

Há estranhas rádios-fantasma na Rússia (e exploradores entraram numa delas)

Aos 14 anos, um jovem comprou um rádio de ondas curtas e estava a testá-lo quando encontrou a transmissão errada - uma rádio fantasma. Imagine que é um entusiasta da rádio, sozinho à noite, a trabalhar …

Dinheiro e refeições grátis. A Sérvia vai recompensar os cidadãos que forem vacinados

O Presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, anunciou esta quarta-feira que serão pagos 25 euros aos cidadãos já vacinados contra a covid-19 e aos que se vão vacinar até final de maio, uma iniciativa original no …

Ivã, o (não tão) Terrível. Aliado de Putin reescreve história para reabilitar reputação do primeiro czar da Rússia

Segundo um alto funcionário russo, Ivã, o Terrível, não era terrível e a sua reputação de tirano cruel é o resultado de uma campanha de difamação realizada pelo Ocidente no século XVI. Nikolai Patrushev, o poderoso …