Responsável de investigação francesa não descarta avaria do aparelho da Germanwings

DICOM / Ministère de l’interieur

As operações de resgate dos corpos das vítimas e destroços do Airbus A320 da Germanwings contam com cerca de 680 homens, 10 helicópteros e um avião militar participam

As operações de resgate dos corpos das vítimas e destroços do Airbus A320 da Germanwings contam com cerca de 680 homens, 10 helicópteros e um avião militar participam

O responsável da investigação francesa ao acidente do avião da Germanwings não descarta a possibilidade de uma falha do aparelho ou outras hipóteses, apesar da especial atenção que a investigação está a prestar ao papel e personalidade do copiloto.

“Embora seja necessário estabelecer prioridades numa investigação, de forma a incluir o máximo de possibilidades para a resolver, não temos o direito de excluir outros cenários, incluindo a mecânica, até porque não ficou demonstrado que o aparelho não apresentava alguma dificuldade“, disse o general Jean-Pierre Michel.

Michel mudou-se para Düsseldorf para liderar a missão que colabora com os polícias alemães e insistiu não ter ainda todos os elementos técnicos sobre o acidente, destacando que a análise da segunda caixa-negra, se esta chegar a ser encontrada, será particularmente “esclarecedora”, em declarações prestadas à cadeia televisiva BFM TV.

A análise da gravação dos sons do cockpit do avião da Germanwings que se despenhou nos Alpes franceses na terça-feira concluiu que o piloto se ausentou do cockpit, provavelmente para usar a casa de banho, e foi impedido de voltar a entrar pelo copiloto, que bloqueou a porta.

Nesse período, o copiloto acionou deliberadamente o processo de descida do avião, ignorando as pancadas na porta, as tentativas de comunicação da torre de controlo e os alarmes do próprio aparelho.

O avião acabou por embater numa montanha, matando todas os 144 passageiros e seis tripulantes a bordo.

“O avião pertencia a uma companhia alemã com tripulação e um certo número de vítimas alemãs, por isso a polícia alemã é diretamente afetada”, disse Michel, assegurando que França irá colaborar com a mesma com “total transparência”.

Toda a informação que França reunir, acrescentou, “será transmitida à Alemanha e vice-versa”, o que permitirá ajustar a investigação conjunta, com base nas informações disponíveis.

“A dificuldade reside principalmente em saber a razão pela qual o avião se despenhou e nas condições em que tal aconteceu e dar uma resposta às famílias“, disse o general, que se encontra agora em Düsseldorf, juntamente com outros dois especialistas franceses, e cuja permanência na Alemanha se prolongará “o tempo que for necessário”, sublinhou.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. em todos os aviões comerciais e não só, uma terceira caixa negra na cabine de pilotagem, com vídeo, afim de ser visto o que se passou com o(s) piloto(s), para a conclusão ficar mais justa !!!

RESPONDER

Pizza para Itália e salmão para a Noruega. Emissora pede desculpa por imagens usadas nos Jogos Olímpicos

O canal de televisão sul-coreano MBC pediu desculpa publicamente após usar imagens para representar países durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio. Fotos de pizza para a comitiva italiana, de salmão para a …

"Quanto mais cedo, melhor". A dona da Marlboro apoia a proibição dos cigarros até 2030

O CEO da Philip Morris Internacional, dona da Marlboro, apoia a proibição da venda de cigarros, mas os activistas anti-tabaco já acusaram a empresa de hipocrisia por tentar comprar uma farmacêutica enquanto lucra com o …

Bezos e Branson não são astronautas, clarifica Administração da Aviação norte-americana

Dúvida instalou-se depois dos voos que levaram os dois bilionários ao espaço. Novas diretrizes da Administração Federal de Aviação vêm esclarecer.  Após os voos que os tornaram nos primeiros turistas espaciais, Jeff Bezos e Richard Branson …

Soldados afegãos buscam refúgio no Paquistão após perderem postos na fronteira

Quase meia centena de soldados afegãos buscaram asilo no Paquistão após perderem para os Talibãs o controle das posições militares na fronteira, informou o exército paquistanês esta segunda-feira. Centenas de soldados do exército afegão e oficiais …

Portugal ultrapassa Estados Unidos em população com vacinação completa

EUA vivem atualmente um planalto no seu processo de vacinação, com pouco mais de meio milhão de cidadãos a serem vacinados diariamente. Desaceleração no ritmo de inoculações é atribuída a motivações pessoais da população e …

Mulher que vestia camisola com capa do Charlie Hebdo ferida em Londres

Uma mulher que vestia uma camisola estampada com uma capa da revista satírica francesa Charlie Hebdo foi ferida levemente com arma branca no domingo em Hyde Park, em Londres, informou a polícia, que pediu colaboração …

Novo Banco. Comissão de inquérito aprova que resolução do BES foi "fraude política"

A comissão de inquérito ao Novo Banco aprovou uma proposta do PCP de alteração ao relatório referindo que a resolução do BES e a sua capitalização inicial, de 4.900 milhões de euros, foi "uma fraude …

BCP prevê saída de mais de 800 trabalhadores e admite despedimento coletivo

O presidente do BCP disse esta segunda-feira que deverão sair do banco mais de 800 trabalhadores, abaixo da meta inicial de 1.000, mas que depende dos funcionários que aceitarem rescindir e mantém a possibilidade de …

Jogos Olímpicos. Ouro e prata para atletas de...13 anos

Pódio muito jovem na estreia do skate feminino. A espreitar o pódio ficou uma norte-americana com quase o triplo da idade. O skate está a "viver" os seus primeiros dias na história dos Jogos Olímpicos. Inserido …

SEF e PSP reforçam fiscalização às regras aplicáveis nas viagens de avião

O SEF e a PSP reforçaram a fiscalização nos aeroportos às regras do tráfego aéreo devido às variantes de covid-19 e ao aumento do número de voos previsto para as próximas semanas, segundo um despacho …